Clio é a musa da história e da criatividade, aquela que divulga e celebra as realizações. É madrinha das relações políticas tanto entre homens quanto entre nações traz na mão direita uma trombeta e, na esquerda, um livro. Já o 21 refere-se ao nosso século, como um referencial temporal.

sexta-feira, 27 de julho de 2012


2º Ano
Primeira República

1. UnB-DF Em 1889, há mais de cem anos, a Proclamação da República descortinou um novo cenário político no Brasil. D. Pedro II exilou-se na França, os monarquistas convictos refugiaram-se nos interiores ou, seguindo o exemplo do Imperador, rumaram para outros países até a definição da nova ordem política. A respeito dessa conjuntura política brasileira, julgue os itens seguintes, colocando certo ou errado.
(__) O movimento de 1889 seguiu o modelo francês de revolução, pois promoveu uma alteração radical na estrutura política, social e, sobretudo econômica, ao tornar disponíveis vultosos financiamentos para a indústria de base.
(__) O Partido Republicano, que chegou ao poder em 1889, tornou-se o porta-voz dos segmentos sociais deslocados das bases socioeconômicas agrárias, ao incitar os trabalhadores urbanos, os clérigos liberais e, inclusive, os senhores escravocratas descontentes.
(__) Os produtores de café e seus setores correlatos definiram, na cidade de Taubaté do início do século XX, o destino dos investimentos do Estado: adquirir o excedente da produção e flexibilizar o câmbio para manter o preço do produto em patamares lucrativos.
(__) O positivismo, horizonte ideológico dos políticos republicanos brasileiros no fim do século XIX, pregava — naquela conjuntura — a conveniência de se separar a Igreja do Estado.

2. UFMT Atente para a temática do texto e julgue as afirmações como verdadeiras ou falsas.
“Enquanto o café seguia sua marcha no Oeste Paulista e as propostas de abolição gradual da escravatura davam os primeiros passos, um acontecimento internacional iria marcar profundamente a história do Segundo Império. Esse acontecimento foi a Guerra do Paraguai, travada por mais de cinco anos, entre 11 de novembro de 1864, quando ocorreu o primeiro ato das hostilidades, e 01 de março de 1870. Ela é conhecida, na América Espanhola, como guerra da Tríplice Aliança”.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2. ed. São Paulo: EDUSP/FDE, 1995, p. 208.

(__) Na versão tradicional da historiografia brasileira, o conflito resultou da megalomania e dos planos expansionistas do ditador paraguaio Solano Lopes.
(__) Membros das Forças Armadas, especialmente do Exército, encaram os episódios da guerra como exemplos da capacidade militar brasileira, exaltando os feitos heroicos do almirante Tamandaré, do general Osório e, em especial, do duque de Caxias.
(__) A historiografia paraguaia construiu uma versão diferente da brasileira e o conflito é visto como uma agressão de vizinhos poderosos a um pequeno país independente.
(__) A historiografia mato-grossense não trata desse episódio, uma vez que a região não foi palco da guerra.

3. UECE A Proclamação da República no Brasil veio colocar em questão as possibilidades de participação política consciente do povo brasileiro. Enfim, estava na ordem do dia a questão da cidadania. Sobre as formas de participação política nas primeiras décadas da República, é correto afirmar:
a) com a possibilidade de interferir no governo através do voto. uma ampla campanha popular fez com que a população pobre participasse efetivamente da política representativa.
b) a participação efetiva dos trabalhadores pobres acontecia muito mais nas revoltas urbanas do que na política representativa.
c) os ex-escravos e os trabalhadores pobres permaneciam à margem do processo político e jamais encontraram uma forma de organização e reivindicação.
d) os primeiros governos republicanos procuravam integrar a população de ex-escravos ao processo político, o que gerou grandes revoltas populares.



4. Cesgranrio
“Pode parecer estranho, Mas ´terra roxa´ é uma expressão tão italiana quanto Terra Nostra, a novela. Designa o solo fértil que recobre grandes porções do interior de São Paulo e do Paraná. Mas a cor não é roxa. Tem um tom vermelho-escuro, resultante da oxidação do ferro, abundante em sua composição. Apropriada ao cultivo do café, foi assim batizada porque a palavra rossa (vermelha), usada pelos italianos quando se referiam à terra que lavravam, soava como “roxa” aos ouvidos dos brasileiros monoglotas – e assim se eternizou (...) Um mal-entendido, é certo. Mas também um caso exemplar da rápida e intensa integração entre os povos.”
Revista Época de 05/99.

Desde o começo da grande onda migratória do século passado, mais de 1,5 milhão de italianos e seus descendentes, hoje calculados em 25 milhões, deixaram marcas profundas no caráter e na cultura do brasileiro. A respeito desta imigração, podemos dizer que seu contexto histórico-geográfico foi a (o):
a) cultura cafeeira do Vale do Paraíba, no sul fluminense, baseada numa agricultura extensiva e no trabalho escravo que os imigrantes vieram substituir, o que trouxe progresso para a região.
b) cultura da soja no sul do país, e, em especial, no Paraná, a que se juntou a forte imigração alemã, a qual deu contornos europeus a essa região.
c) cidade do Rio de Janeiro na virada do século, que se transformou no maior centro econômico do Brasil.
d) cidade de São Paulo, com uma forte indústria de base e grande oferta de empregos que atraiu muitos europeus neste período.
e) oeste paulista, baseado numa agricultura intensiva, na transição para o trabalho livre e nos investimentos estrangeiros que transformaram essa região numa das mais ricas do país.


5. UFRS Uma das bases da dominação política das oligarquias regionais durante a República Velha era o coronelismo. Em relação às práticas coronelistas, leia as afirmativas abaixo.
I. O coronel era o chefe político local, utilizava-se de estratégias paternalistas de controle social e era responsável pela manipulação do seu “curral eleitoral”, que deveria ser fiel aos candidatos oficiais nas eleições.
II. Para garantir o seu domínio político, o coronel recorria a mecanismos de consulta populares essencialmente democráticos e participativos, tais como plebiscitos e assembleias.
III. Embora na atualidade o Estado brasileiro não seja formalmente oligárquico, as práticas coronelistas das oligarquias continuam perceptíveis, principalmente nas regiões de menor desenvolvimento econômico do país.
Quais estão corretas?
a) Apenas III.               d) Apenas II e III.
b) Apenas I e II.           e) I, II e III.
c) Apenas I e III.

6. Fuvest-SP
“Visitei todo o comércio,
Fiz muito bom apurado,
E vi que de muito povo
Eu me achava acompanhado.
Alguns pediam esmolas:
Então não me fiz de rogado.”.

Os versos de Chagas Baptista em homenagem ao cangaceiro Antonio Silvino, o “Governador do Sertão”, sugerem que o cangaço
a) possuía um caráter político institucional que ameaçava a estabilidade social e econômica do nordeste.
b) contava com o apoio popular, propondo a reforma agrária e uma nova distribuição de renda.
c) representava a faceta do movimento anarquista, com propostas de socialização da terra nas áreas rurais.
d) era uma forma de banditismo sem ameaças à estabilidade fundiária e, portanto, aceito pelas oligarquias e trabalhadores.
e) tinha apoio popular e representava uma forma de resistência à opressão dos grandes proprietários rurais.


7. Uniderp-MS
“Quando, na madrugada do dia 15 de novembro de 1889, uma revolta militar depôs o ministério liberal do Visconde de Ouro Preto ninguém veio em socorro do velho e doente imperador. A espada do marechal Deodoro da Fonseca abria as portas da República para que por ele passassem os republicanos evolucionistas carregando um novo rei: o café de São Paulo.”

O texto sugere que as duas forças sociais mais atuantes no processo que resultou na Proclamação da República foram
a) as classes médias urbanas e os republicanos evolucionistas.
b) os militares ligados à ala revolucionária da Guarda Nacional e os proprietários de terras e de escravos.
c) a burguesia industrial do Vale do Paraíba e os jovens “tenentes”.
d) os latifundiários do Oeste paulista e a alta oficialidade da Marinha.
e) os cafeicultores paulistas e os militares do Exército.

8. Unifor-CE  Observe a charge ao lado.
A charge faz referência a um fenômeno da política brasileira nas primeiras décadas do século XX. É uma caricatura do que era denominado
a) “voto de cabresto”.
b) “regime ditatorial”.
c) “degola eleitoral”.
d) “curral eleitoral”
e) “voto censitário”.


12.UFRN A “Política dos Governadores”, iniciada, na República Velha, por Campos Sales, baseava-se no(a)
a) domínio das elites oligárquicas estaduais sobre as populações rurais, através da repressão violenta às constantes revoltas armadas.
b) controle exercido pelas oligarquias sobre os oficiais da Guarda Nacional, os quais influenciavam fortemente a condução da política nacional.
c) elaboração de uma política de correção dos vícios do sistema eleitoral, advinda de articulações entre as oligarquias e o governo federal.
d) teia de relações políticas ligada ao poder oligárquico, a qual partia do presidente e se estendia até os eleitores nos municípios tutelados pelos coronéis.

13. Mackenzie-SP
“Os vaqueiros e os peões do interior escutavam-no em silêncio, intrigados, atemorizados, comovidos… Alguma vez, alguém o interrompia para tirar uma dúvida. Terminaria o século? Chegaria o mundo a 1900? Ele respondia (…) Em 1896, mil rebanhos correriam da praia para o sertão e o mar se tornaria sertão e o sertão mar (…).”

Mario Vargas Llosa. O carismático Antonio Conselheiro, de que fala o                 texto acima, liderou a Revolta de Canudos em 1897.
Dentre as causas dessa revolta, apontamos:
a) o isolamento do sertanejo, o coronelismo e a luta pela posse da terra.
b) o apoio incondicional do sertanejo à Monarquia.
c) a impossibilidade de adaptação do sertanejo aos valores republicanos.
d) o crescimento e a modernização da economia nordestina.
e) a oposição contra a Igreja Católica, aliada dos monarquistas.


14. Facic-BA O Presidente Campos Sales foi o idealizador da chamada “Política dos Governadores”, através da qual: (some as alternativas e dê a soma como resultado)
01)  implantou um sistema eleitoral que garantia voto secreto para homens e mulheres.
02)  inaugurou uma rigorosa política de contenção financeira para refrear a inflação.
03)  garantiu a isenção do Poder Executivo no decorrer do processo eleitoral.
04) decretou um plano de intervenção do Estado na cafeicultura, com o objetivo de promover o aumento de preço.
05)  criou um sistema de dominação política que assegurava às grandes oligarquias brasileiras a permanência no poder.

15. UFGO/PS De 1889 aos dias de hoje, foram utilizadas tantas adjetivações (da espada, velha, oligárquica, nova) para caracterizar a experiência republicana no Brasil, que a simples idéia de coisa pública (res-publica) perdeu, em certo sentido, a clareza. Analisando-se o movimento republicano no Brasil e suas transformações, julgue os itens colocando certo ou errado.
(__) o Manifesto de 1870 transformou o partido republicano em força definidora dos rumos do país. O partido assumiu a direção e o controle do movimento que derrubou a Monarquia, em 1889.
(__) a influência do positivismo marcou a primeira década republicana. Sob o lema “ordem e progresso”, os militares organizaram a vida política, conduzindo um projeto modernizador que afastou o Estado da órbita das oligarquias e garantiu a efetivação de uma política favorável aos interesses da incipiente burguesia industrial.
(__) a hegemonia paulista na República conviveu com acirrados conflitos política, que expressavam interesses regionais diversos. A presença do Rio Grande do Sul, como importante força política nas articulações nacionais, propiciou a base de questionamento da hegemonia paulista na sucessão de Washington Luís.
(__) Getúlio Vargas assumiu a liderança da chamada República Nova, como força desvinculada do sistema oligárquico, o que garantiu as condições para que se implantasse uma nova estrutura agrária no país.


16. UERJ Leia o texto sobre o Contestado (1912-1916), conflito ocorrido no sul do país e motivado, entre outros fatores, pela disputa de terras. “A revolta teve, sobretudo um caráter social e religioso. O que manteve os caboclos unidos foi a crença em um profeta conhecido como monge José Maria, um guerreiro místico como Antônio Conselheiro. O Contestado foi um movimento milenarista, ou seja, impregnado de temores apocalípticos e esperanças de salvação para os iniciados. Os caboclos acreditavam no fim deste mundo e no surgimento de outro melhor, sem fome nem miséria. Até hoje a população local se refere ao episódio como a guerra dos fanáticos, diz o historiador Paulo Pinheiro Machado, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).”
Adaptado de Superinteressante, maio de 2000.

A expressão “guerra dos fanáticos” era usada para definir a participação dos revoltosos e foi criada naquela época pelas autoridades políticas e pelos latifundiários. Sob um ponto de vista crítico atual, pode-se dizer que a expressão indica a intenção de:
a) desqualificar os participantes da rebelião.
b) apoiar as ideias monarquistas dos revoltosos.
c) enfatizar o caráter degenerado dos caboclos revoltosos.
d) destacar a indolência de origem psicoclimática dos camponeses.
Compartilhe:
Clio21. Tecnologia do Blogger.

Categories

Publicações Recentes