Clio é a musa da história e da criatividade, aquela que divulga e celebra as realizações. É madrinha das relações políticas tanto entre homens quanto entre nações traz na mão direita uma trombeta e, na esquerda, um livro. Já o 21 refere-se ao nosso século, como um referencial temporal.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Bloco de Exercícios sobre Era Vargas - parte I


REVOLUÇÃO DE 1930/GOVERNO VARGAS PROVISÓRIO(1930-1934)




01) Leia esta mensagem de Santos Dumont aos paulistas:
"São Paulo, 14 de julho de 1932.
Meus patrícios:
Solicitado pelos meus conterrâneos, moradores neste Estado, para subscrever uma mensagem que reivindica a ordem constitucional do país, não me é dado, por moléstia, sair do refúgio a que forçadamente me acolhi, mas posso ainda, por estas palavras escritas, afirmar-lhes não só o meu inteiro aplauso, como também o apelo de quem, tendo sempre visado a glória de sua pátria, dentro do progresso harmônico da humanidade, julga poder dirigir-se em geral a todos os seus patrícios como um crente sincero em que os problemas de ordem política e econômica que ora se debatem, somente dentro da lei magna poderão ser resolvidos, de forma a conduzir a nossa pátria à superior finalidade de seus altos destinos.
Viva o Brasil unido!
Santos Dumont"(Fonte: "A vida de grandes brasileiros - 7: SANTOS DUMONT". São Paulo: Editora Três, 1974)
Nessa mensagem, Santos Dumont revela que:
a) era refugiado político e obrigado a subscrever uma mensagem contra os revolucionários.
b) era a favor do movimento separatista que surgira em São Paulo durante o governo de Getúlio
Vargas.
c) o governo federal não estava aplicando leis para resolver problemas políticos e econômicos.
d) sua posição política era de total apoio ao governo de Getúlio Vargas.
e) aprovava a luta iniciada em São Paulo pela constitucionalização do país.

02)(UFMG) No imediato pós-1930, à medida que posições intervencionistas e centralizadoras do Estado iam sendo implantadas, crescia a insatisfação dos setores oligárquicos com o Governo Provisório de Vargas, inclusive dos "oligarcas dissidentes", que haviam integrado a Aliança Liberal. Os Tenentes, por sua vez, mostravam-se temerosos com a força das oligarquias locais, principalmente daquelas que, apesar de terem participado da Aliança Liberal, não haviam aderido ao .espírito da revolução..
É INCORRETO afirmar que, para fazer frente às investidas das oligarquias civis no imediato pós-1930, o Movimento Tenentista:
a) propôs, visando ao fortalecimento do governo de Vargas, entre outras medidas, a instituição  de conselhos técnicos, a nacionalização de várias atividades econômicas e a implantação das leis trabalhistas.
b) criou, em 1931, o Clube 3 de Outubro, entidade responsável por fortes críticas ao federalismo oligárquico e pela defesa de um governo central forte, bem como da intervenção do Estado na economia e da  representação corporativa.
c) se aliou, na sua luta a favor do Governo Provisório, com os oficiais de alta patente do Exército Nacional, os únicos capazes de garantir a posição destacada dos Tenentes no poder.
d) defendeu a criação da Legião Revolucionária, uma organização nacional que unisse as forças verdadeiramente revolucionárias, apoiando o Governo Provisório e garantindo a adoção das medidas por ele propostas.

03)(UECE) A frase "façamos a revolução antes que o povo a faça", atribuída a Antônio Carlos, Presidente do Estado de Minas Gerais em 1930, revela alguns elementos a respeito do movimento que levou Getúlio Vargas ao poder e que ficou conhecido como "revolução de 30". Sobre este movimento, é correto afirmar que:
a) foi liderado pelas oligarquias cafeeiras paulistas, descontentes com as diretrizes do governo de Washington Luís
b) representou a vitória de uma burguesia urbano-industrial sobre as oligarquias agro-exportadoras, com reflexos imediatos nas estruturas sociais brasileiras
c) o movimento foi desencadeado, após a vitória de Getúlio Vargas nas eleições de 1930, pelas oligarquias descontentes com o resultado eleitoral
d) a tomada do poder foi efetuada em nome da moralidade eleitoral e administrativa, que era o lema da campanha do tenentismo durante toda a década de 20

04)(CESGRANRIO) A crise social e política que abalou a estabilidade da República Velha (1889 -1930) quebrou a hegemonia das oligarquias no poder e preparou o terreno para a Revolução de 1930 foi motivada pelo(a):
a) aprofundamento das cisões oligárquicas, pelas rebeliões tenentistas, pela insatisfação das classes médias urbanas excluídas da representação política e pela pressão reivindicatória das classes operárias.
b) aliança política entre a burguesia industrial, as classes médias urbanas e o operariado fabril contra o sistema liberal e democrático da República Velha, controlado pelas oligarquias agrárias.
c) quebra do compromisso político entre as oligarquias agrárias e os trabalhadores rurais, o que, durante toda a República Velha, impediu o desenvolvimento dos setores industriais e a organização do movimento operário.
d) fortalecimento da união entre as oligarquias paulistas e mineiras na indicação de Júlio Prestes à sucessão presidencial em 1930, o que desagradou as oposições constituídas pelas classes médias urbanas e operariado, defensores de Getúlio Vargas.
e) descontentamento da burguesia industrial com o tratamento dado pelas oligarquias ao movimento operário - "caso de polícia" - e sua decisão de apoiar a Revolução de 30 e a legislação trabalhista.

05)(UFF) Assinale a opção que contém informações corretas acerca da Revolução de 30 no Brasil e de seus antecedentes imediatos.
a) Junção de colunas militares originadas no Rio Grande do Sul e em São Paulo, ataques de tropas federais ao forte de Copacabana, aliança de Getúlio Vargas com Júlio Prestes para impedir a eleição de Osvaldo Aranha.
b) Formação da Aliança Nacional Libertadora, união de grupos rivais para dar combate à Coluna Prestes, eclosão de movimento insurgente em São Paulo.
c) Assassinato de João Pessoa, formação de uma frente única entre os "tenentes" e certos políticos, eclosão de insurgências no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.
d) Eclosão da Revolução Constitucionalista em São Paulo, oposição a um governo federal que exerceu o poder, todo o tempo, sob estado de sítio, ataque integralista ao Palácio do Catete.
e) Aliança de Borges de Medeiros com João Neves da Fontoura para eleger Júlio Prestes, recusa de Washington Luís de criar nova política de valorização do café diante dos efeitos da crise de 1929, elaboração do Plano Cohen.

06)(UFPE) Sobre o Tenentismo movimento que antecedeu a Revolução de 30, analise as proposições a seguir:
1. Foi resultado do choque entre o poder civil e a oficialidade jovem do exército.
2. Os jovens militares influenciados pelas idéias industrialistas e nacionalistas repudiavam o papel de "jagunço" que as oligarquias lhes imputavam.
3. O movimento perpassou a Revolução de 30 e continuou sendo a ideologia das oligarquias.
4. Foram três as revoltas tenentistas: os Dezoito do Forte, a revolta de 5 de julho de 1924 em São Paulo e a Coluna Prestes.
5. "Governar é construir estradas". - Eis o lema do Tenentismo.
Estão corretas:
a) 1, 2, 3
b) 1, 2, 3
c) 2, 3, 4
d) 1, 3, 5
e) 2, 4, 5

07)(UEL) "Em outubro de 1930, iniciou-se um largo período - podemos dizer um quarto de século - em que Getúlio Vargas foi a figura predominante no cenário político nacional; isso parece propiciar uma certa idéia de continuidade para uma história política vista a partir das grandes figuras, como a que predominou muito tempo na historiografia e permanece até hoje no senso comum."
            (BORGES, V. P. Anos trinta e política: história e historiografia. In: FREITAS, M. C. (org.) "Historiografia brasileira em perspectiva". São Paulo: Contexto, 1998. p.159.)
Sobre os anos 30 e a figura de Getúlio Vargas, considere as seguintes afirmativas:
I - A década de 1930 iniciou-se com uma ruptura jurídico-política, consagrada como "Revolução de 30", que remete ao importante tema dos dilemas da democracia no Brasil.
II - A partir dos acontecimentos de 30, passou a vigorar um acordo entre as elites políticas de Minas Gerais e São Paulo, que se revezaram na presidência da República.
III - Por muito tempo, memorialistas e historiadores conceberam Getúlio Vargas como o responsável pela concessão dos direitos trabalhistas no Brasil.
IV - Como alternativa à tradicional conciliação dos detentores do poder, surgiu a Liga de Ação Revolucionária, que teve seu projeto nacionalista e democrático derrotado pelos eventos de outubro de 1930.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
e) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.

08)(PUC-RS) "Façamos a revolução antes que o povo a faça". A frase, atribuída ao governador de Minas Gerais Antônio Carlos de Andrada, deixa entrever a ideologia política da Revolução de 30, promovida pelos interesses
a) da burguesia cafeicultora de São Paulo, com vistas à valorização do café.
b) do operariado, com o objetivo de aprofundar a industrialização.
c) dos partidos de direita fascistas, no intuito de estabelecer um Estado forte.
d) das oligarquias dissidentes, aliadas ao tenentismo pela reforma do Estado.
e) da burguesia industrial, na busca de uma política de livre iniciativa.

09)(UFPI) Assinale a alternativa correta sobre a "Revolução de 30" no Piauí.
a) Teve como peculiaridade o fato de que os interventores eram todos piauienses, entre os quais o mais aceito pela população local foi Landri Sales.
b) Provocou a queda dos quadros oligárquicos tradicionais, como nos outros estados, com uma troca da elite do poder, mas sem grandes rupturas.
c) Foi resultado da ação de elementos provenientes das classes populares, tornando os resultados da revolução mais radicais do que no resto do país.
d) Significou o fim do poder das Forças Armadas, especialmente do Exército, que tinham dominado o cenário político durante toda a Primeira República.
e) Limitou-se a pequenas manifestações de protesto, mas a estrutura política e administrativa permaneceu inalterada, com a manutenção do mesmo governador.

10)(MACKENZIE) O governo instalado com a Revolução de 1930 distinguiu-se do Estado Oligárquico por promover:
a) o modelo liberal defendido pelo Partido Democrático, porta-voz da classe média paulista.
b) uma economia exclusivamente agro-exportadora e a descentralização das decisões econômico-financeiras.
c) as reformas preconizadas pelos Tenentes, sobretudo a partir de 1932.
d) a industrialização, tendo como suporte o aparelho do Estado, as forças armadas e a aliança entre burguesia e setores do operariado.
e) o declínio do projeto de industrialização, devido aos conflitos entre capital e trabalho não mediados pelo governo.

11)(PUC-SP) "No período de 1928 existiam em São Paulo pelo menos três propostas de revolução vindas de agrupamentos políticos diferentes: O Partido Democrático, os 'tenentes' e o Bloco Operário e Camponês".
(Decca, E. de, "O silêncio dos vencidos". São Paulo, Brasiliense, 1981, p. 81.)
            O trecho aponta algumas das tensões presentes no Brasil do final da década de 1920. A presença de tais propostas revolucionárias:
a) demonstra a revolta popular contra a política café-com-leite e a preparação de um levante constitucionalista, que viria ocorrer anos depois em São Paulo.
b) revela o projeto político golpista resultante da atuação, no sul do Brasil, pouco tempo antes, da Coluna Prestes-Miguel Costa.
c) demonstra a impossibilidade de estabelecimento de um projeto comum entre os militares e civis que haviam controlado, até então, a República da Espada.
d) revela o projeto liberal-socialista que, uma década depois, seria expresso no Estado Novo.
e) demonstra a insatisfação político-institucional frente ao longo controle político do Estado brasileiro pelos cafeicultores paulistas organizados no PRP.

12)(FGV) O Partido Democrático (PD) surgiu na metade da década de 20, em oposição ao Partido Republicano Paulista (PRP). Em essência, o PD buscava:
a) "desperrepizar" o Brasil, abolindo toda e qualquer influência do PRP e instituir o voto secreto, entre outras mudanças políticas;
b) ser uma alternativa socialista para a juventude operária descrente nos velhos ideais republicanos;
c) organizar o movimento operário e camponês para uma investida revolucionária e de caráter liberal no país;
d) confundir o eleitorado, pois, organizado basicamente por membros do PRP, suas propostas em nada diferiam, modificando-se apenas a composição de jovens em sua fileira partidária;
e) sensibilizar as camadas médias urbanas para uma ruptura com o tenentismo, o PRP e os socialistas que controlavam o movimento operário.

13) Apesar da derrota militar, os paulistas alcançaram seu objetivo político com a Revolução Constitucionalista de 1932 pois, em 1933, foi convocada uma Assembléia Constituinte e em 1934 foi promulgada uma Constituição com importantes conquistas, entre as quais se destacam, EXCETO:
a) o voto secreto;
b) a representação classista no Congresso Nacional;
c) o direito de greve aos operários e camponeses;
d) a instituição do voto feminino;
e) o número de deputados no Congresso, proporcional ao número de habitantes de cada estado.

14)(UECE) A Revolução Constitucionalista de 1932 mobilizou amplos setores de São Paulo contra o governo federal. Sobre esta revolta é correto afirmar que:
a) Significou o levante da população paulista contra os desmandados do governo autoritário de Getúlio Vargas após o golpe do Estado Novo.
b) os paulistas pretendiam a imediata instalação de uma assembléia Popular Constituinte, eleita livremente pela população trabalhadora e que defendesse uma solução socialista para os problemas brasileiros.
c) representou uma reação das oligarquias ao regime instalado em 1930, pretendendo restaurar o regime constitucional dominado pela "política dos governadores".
d) resultou de uma cisão entre as oligarquias paulistas a respeito do candidato a Presidente nas eleições de 1934.

15)(FGV) "Pensávamos estar fazendo uma revolução liberal, quando na verdade estávamos iniciando uma revolução social."
Essa frase de Afrânio de Mello Franco refere-se a que acontecimento da História brasileira:
a) ao golpe do "Estado Novo";
b) à Revolução de 1964;
c) à derrubada do Estado Novo em 1945;
d) à Revolução Constitucionalista de 1932;
e) à Revolução de 1930.

16)(MACKENZIE)
I- O rompimento da política do café com leite enfraqueceu o grupo dominante, fortalecendo as oligarquias dissidentes, ávidas de poder.
II- O Tenentismo desde 1922 apresentava-se como um sintoma de insatisfação e mudança de sociedade: a luta política seria realizada pelo exército "em nome do povo".
III- Após a vitória de Júlio Prestes, João Pessoa, favorável à luta armada, desencadeou o movimento para a derrubada do governo.
IV- A política de perseguições do governo Washington Luís, a degola dos aliancistas e o assassinato de João Pessoa desencadearam o movimento revolucionário.
Considere as afirmações anteriores, relativas aos antecedentes da Revolução de 1930, e assinale:
a) se todas forem corretas.
b) se apenas I , II e IV forem corretas.
c) se apenas III for correta.
d) se apenas I e IV forem corretas.
e) se todas forem incorretas.

17)(MACKENZIE) "Getúlio Vargas que estais no Rio Grande do Sul, glorificada seja a vossa luta. Venha a nós a vossa força, seja vitoriosa a vossa causa assim no sul como no norte. Perdoai as nossas covardias, assim como nós perdoamos aos legalistas. Não nos deixai cair em poder de Washington Luís e livrai-nos de Júlio Prestes. Amém".
            (O Padre Nosso dos Revolucionários)
A causa revolucionária em 1930 estava vinculada:
a) ao fato dos aliancistas não aceitarem a derrota nas urnas e defenderem abertamente a revolução, liderados por Antonio Carlos.
b) à prisão de João Pessoa por agentes do governo federal.
c) à vitória aliancista nas eleições, gerando a retaliação da oligarquia cafeeira paulista.
d) ao rompimento do pacto entre oligarquia cafeeira e militares tenentistas.
e) à eleição do candidato oficial Júlio Prestes, acusado de fraude e às perseguições políticas lideradas por Washington Luís contra os aliancistas.

18)(MACKENZIE) "É um homem calmo numa terra de esquentados. Um disciplinador numa terra de indisciplinados. Um prudente numa terra de imprudentes. Um sóbrio numa terra de esbanjadores. Um silencioso numa terra de papagaios".
             (Érico Veríssimo)
A descrição refere-se ao líder da Revolução de 1930, Getúlio Vargas, que chegou ao poder através:
a) da vitória nas urnas sobre o candidato oficial Júlio Prestes.
b) do movimento armado, que se seguiu à derrota da Aliança Liberal nas eleições, agravada pelo assassinato de João Pessoa.
c) da coluna Prestes e do apoio incondicional à liderança tenentista.
d) da formação de um grupo homogêneo, composto de novas lideranças políticas e sem vínculos com as velhas oligarquias.
e) da definição de uma política voltada exclusivamente para o setor agrário, atingido pela crise do café.

19)(PUC-PR) Assim, enquanto Prestes aderia ao comunismo - mostrando, ao mesmo tempo, que a vitória de Getúlio Vargas significaria a mera substituição de uns grupos oligárquicos por outros no poder, (...) os "tenentes se deixavam envolver pela campanha da Aliança Liberal..."
            (Prestes, Anita Leocádia. "Uma epopéia brasileira - a Coluna Prestes", Editora Moderna, 1995, pág. 103)
Interpretando o texto e com ajuda de seus conhecimentos históricos, assinale a única alternativa correta:
a) Luiz Carlos Prestes, principal líder da "Coluna Prestes", pretendia derrubar o governo opressivo de Epitácio Pessoa.
b) a Aliança Liberal defendia a candidatura de Júlio Prestes, que governava São Paulo.
c) os Tenentes, expressão do movimento político do "Tenentismo", representavam a ideologia socialista e revolucionária.
d) os grupos oligárquicos substituídos representavam principalmente a cafeicultura.
e) A "Coluna Prestes" nunca foi completamente derrotada pelos legalistas, porque fazia a "guerra de posições", enquanto aqueles faziam a "guerra de movimento".

20) O pretexto utilizado pela Aliança Liberal, para desencadear a Revolução de 1930, no Brasil, foi:
a) a ação dos militares que impediu a posse de Getúlio Vargas, devido às fraudes políticas.
b) o assassínio de João Pessoa que se candidatara à vicepresidência da República nas eleições de 1930.
c) a decretação do estado de sítio pelo presidente Júlio Prestes, ao tomar posse no Palácio do Catete, em 1929.
d) a quebra da bolsa de valores de Nova York em 1929, obrigando o presidente da República a abandonar a política liberal, base da economia cafeeira.

21)(FUVEST) "... o que avulta entre os fatores da revolução de 1930 é o sentimento regionalista, na luta pelo equilíbrio das forças entre os estados federados. Minas Gerais, aliando-se ao Rio Grande do Sul, combatia a hegemonia paulista, que a candidatura do Sr. Júlio Prestes asseguraria por mais quatro anos".
            (Barbosa Lima Sobrinho, "A verdade sobre a revolução de outubro - 1930" (1933))
a) Explique a questão do regionalismo político no período que antecedeu 1930.
b) Apresente a situação política de São Paulo na federação, depois da tomada do poder, por Getúlio Vargas, em 1930.

22)(FUVEST)

Reprodução de Cartaz da Revolução de 1932.
Observando o cartaz:
a) Identifique os três personagens.
b) Explique a frase "Abaixo a Ditadura".

23) (UFV) Observe atentamente as figuras abaixo. Elas reproduzem cartazes utilizados para motivar a participação popular na Revolução Constitucionalista de 1932.


Aponte os elementos da conjuntura política nacional que motivaram esse processo revolucionário, ressaltando algumas de suas características.

24)(UFV) A Revolução de 30 foi um  marco na história brasileira. Com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder inicia-se um novo perfil de desenvolvimento para o país, chegando ao fim a república dos coronéis, que teve na agricultura e no poder econômico e político vinculado à propriedade da terra o seu centro de referência.
Faça um delineamento desse novo padrão de desenvolvimento econômico iniciado no Brasil a partir de 1930.

25)(UFG) (...) Em silêncio, sem uma palma, sem um assobio, o carro avançou entre os espectadores daquela cena histórica. A noite vinha descendo sobre o eclipse da autoridade constitucional, que desaparecia, entretanto, com a majestade que lhe souberam dar a altivez e a bravura de seu último presidente.
O trecho acima foi retirado do livro "A Verdade sobre a Revolução de Outubro", escrito pelo jornalista Barbosa Lima Sobrinho, que descreve a deposição do presidente Washington Luís (1926-1930). O processo sucessório foi marcado pela polarização política e acabou encerrando uma etapa do regime republicano, conhecida como República Velha.

Identifique as correntes políticas em conflito no processo sucessório e analise a ação dos tenentes no Governo Provisório (1930-1934).


GABARITO
01-E
02-C
03-D
04-A
05-C
06-B
07-A
08-D
09-B
10-D
11-E
12-A
13-C
14-C
15-E
16-B
17-E
18-B
19-D
20-B
21-a) O sistema federativo estabelecido pela A Constituição de 1891 e a "Política dos Governadores", instituida por Campos Sales, favoreciam a existência de regionalismos estaduais e consequentemente, do poder local, mesmo com a predominância da Política do "Café-com-Leite" (hegemonia de São Paulo e Minas Gerais) em nível federal.
b) Após a Revolução de1930, São Paulo perdeu a hegemonia política  na esfera federal e apesar do potencial econômico, o estado não desfrutava de prestígio junto ao novo governo. Tal situação, pode ser apontada como um dos fatores da Revolução Constitucionalista de 1932.
22-a) O cartaz é um dos exemplos da propaganda política paulista da Revolução de 1932.
Os personagens são: o Bandeirante, um símbolo do orgulho e da força dos paulistas; Getúlio Vargas e o soldado paulista empunhando a bandeira do estado como símbolo da disposição de luta.
b) A frase é faz referência ao governo provisório de Getúlio Vargas (1930-1934), caracterizado na fase inicial por um governo sem amparo constitucional e que enfraqueceu a hegemonia política paulista no cenário político nacional que prevalecia até então.
23-A Revolução de 1930 levou ao poder Getúlio Vargas, representando o fim da hegemonia da oligarquia paulista no poder nacional. Em São Paulo teve início o movimento constitucionalista questionando o Governo Provisório de Vargas, a convocação de uma Assembléia Constituinte  e a nomeação de um interventor pernambucano para o governo do estado. Em 1932, eclodiu a Revolução Constitucionalista. Apesar da derrota paulista, foi convocada a Assembléia Constituinte.
24-A Era Vargas foi marcada pelo estímulo à industrialização e modernização do país, procurando diminuir a dependência econômica em relação ao capital estrangeiro. Estimulou-se a indústria de base sob o gerenciamento do Estado, uma vez que a burguesia incipiente era incapaz de prover investimentos vultosos.
25-Em reação ao domínio político da oligarquia paulista na política nacional, surgiu a Aliança Liberal formada por Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul e que após a Revolução de 1930 promoveu a ascensão de Getúlio Vargas ao poder.
Dos tenentes fiéis a Vargas muitos foram nomeados interventores nos Estados e outros como o grupo de Luis Carlos Prestes passaram a militar na ANC (Aliança Nacional Libertadora) sob influência do comunismo.
Compartilhe:
Clio21. Tecnologia do Blogger.

Categories

Publicações Recentes