1.
(Fuvest 2012) A palavra “feudalismo”
carrega consigo vários sentidos. Dentre eles, podem-se apontar aqueles ligados
a
a) sociedades marcadas por
dependências mútuas e assimétricas entre senhores e vassalos.
b) relações de parentesco
determinadas pelo local de nascimento, sobretudo quando urbano.
c) regimes inteiramente
dominados pela fé religiosa, seja ela cristã ou muçulmana.
d) altas concentrações
fundiárias e capitalistas.
e) formas de economias de
subsistência pré-agrícolas.
2.
(Unicamp 2012) A longa presença de povos
árabes no norte da África, mesmo antes de Maomé, possibilitou uma interação
cultural, um conhecimento das línguas e costumes, o que facilitou
posteriormente a expansão do islamismo. Por outro lado, deve-se considerar a
superioridade bélica de alguns povos africanos, como os sudaneses, que
efetivaram a conversão e a conquista de vários grupos na região da Núbia,
promovendo uma expansão do Islã que não se apoia na presença árabe.
(Adaptado de
Luiz Arnaut e Ana Mônica Lopes, História da África: uma introdução. Belo
Horizonte: Crisálida, 2005, p. 29-30.)
Sobre a presença islâmica na África é
correto afirmar que:
a) O princípio religioso do
esforço de conversão, a jihad, foi marcado pela violência no norte da
África e pela aceitação do islamismo em todo o continente africano.
b) Os processos de interação
cultural entre árabes e africanos, como os propiciados pelas relações
comerciais, são anteriores ao surgimento do islamismo.
c) A expansão do islamismo na
África ocorreu pela ação dos árabes, suprimindo as crenças religiosas
tradicionais do continente.
d) O islamismo é a principal
religião dos povos africanos e sua expansão ocorreu durante a corrida
imperialista do século XIX.
3. (Unicamp 2011)
No quadro acima, observa-se a organização
espacial do trabalho agrícola típica do período medieval. A partir dele,
podemos afirmar que
a) os camponeses estão
distantes do castelo porque já abandonavam o domínio senhorial, num momento em
que práticas de conservação do solo, como a rotação de culturas, e a invenção
de novos instrumentos, como o arado, aumentavam a produção agrícola.
b) os camponeses utilizavam,
então, práticas de plantio direto, o que permitia a melhor conservação do solo
e a fertilidade das terras que pertenciam a um senhor feudal, como sugere o
castelo fortificado que domina a paisagem ao fundo do quadro.
c) um castelo fortificado
domina a paisagem, ao fundo, pois os camponeses trabalhavam no domínio de um
senhor; pode-se ver também que utilizavam práticas de rotação de culturas,
visando à conservação do solo e à manutenção da fertilidade das terras.
d) A cena retrata um momento
de mudança técnica e social: desenvolviam-se novos instrumentos agrícolas, como
o arado, e o uso de práticas de plantio direto, o que levava ao aumento da
produção, permitindo que os camponeses abandonassem o domínio senhorial.
4.
(Ufpr 2011) A
presença islâmica na Península Ibérica estende-se desde 711, data da Batalha de
Guadalete, quando os visigodos são vencidos pelos invasores árabes, até o
século XV, quando, em 1492, os reis católicos da Espanha conquistam o reino de
Granada, último núcleo muçulmano na Península.
Tal convivência
entre as culturas ocidental e árabe num mesmo espaço geográfico, durante cerca
de sete séculos, teve como consequência principal:
a) a realização de uma síntese
cultural que gera, nos séculos medievais, uma cultura peninsular mais pobre do
que em qualquer outra parte da cristandade ocidental.
b) a interpretação e atualização
da cultura clássica na cristandade ocidental através das contribuições dos
árabes.
c) uma simpatia permanente
entre cristãos e árabes que limitou o movimento das Cruzadas na Terra Santa.
d) o atraso da Península
Ibérica nas ciências ditas experimentais – medicina, astronomia, matemática,
cartografia e geografia.
e) o desenvolvimento de um
estilo artístico nas mesquitas que privilegia as representações de figuras
humanas.
5. (Ufrs 2011) A Idade Média também foi denominada o "tempo das catedrais". Data deste
período da História a construção da catedral de Burgos, na
Espanha, reproduzida na figura abaixo
a) renascentista.
b) românico.
c) gótico.
d) barroco.
e) moderno.
6.
(Upe 2011) O
Islamismo – religião
pregada por Maomé e seus seguidores – tem hoje mais de 1 bilhão de fiéis
espalhados pelo mundo, sendo ainda predominante no Oriente Médio, região onde
surgiu. Um dos principais fundamentos da expansão muçulmana é a Guerra Santa. A respeito dos
muçulmanos, é correto afirmar que
a) a expansão árabe-muçulmana
acabou por islamizar uma série de povos, exclusivamente árabes.
b) o povo árabe palestino,
atuando na revolução armada palestina, rejeita qualquer solução que não a
libertação total do Estado de Israel.
c) em Medina, a religião
criada por Maomé, embora tenha crescido rapidamente e tenha criado a Guerra Santa –Gihad – não teve
caráter expansionista.
d) a história do Líbano
contemporâneo esteve sempre ligada à busca de um certo equilíbrio entre várias
comunidades que compõem o país, especialmente as duas mais importantes: xiitas
e cristãos.
e) a facção dos
fundamentalistas islâmicos pertence à corrente xiita, sendo que os mais
radicais repudiam os valores do mundo ocidental moderno.
7. (Espm 2006) "Defronte da porta leste da catedral de Clermont, na França,
reunia-se uma multidão. Lá estavam, porque o papa Urbano II comunicou que faria
uma grande proclamação de muita importância. Disse aos presentes que seus
irmãos da cristandade oriental estavam sofrendo muito nas mãos de uma casta
virulenta de infiéis. O sofrimento era tão grande, que eles pediram ajuda ao
Ocidente. Até Jerusalém, a sagrada das sagradas, tinha sido profanada pelos
pagãos. Não era mais seguro para os seguidores de Cristo visitarem o local onde
ele sofreu e morreu pela humanidade. Poderia o mundo cristão observar
pacificamente os turcos pagãos rirem por trás das paredes da cidade mais
sagrada da cristandade?"
(W. B. Bartlett, "O Chamado às
Armas")
O
texto remete diretamente para:
a) A
Querela das Investiduras, disputa entre a Igreja Católica Romana e o Sacro
Império Romano Germânico.
b) Chamada
feita pelo Papa Urbano II, convocando os cristãos a participarem da Guerra da
Reconquista da Península Ibérica.
c) Convocação
pelo Papa Urbano II dos cristãos para organizarem a Primeira Cruzada.
d) O
Cisma do Oriente e a guerra entre católicos romanos e católicos ortodoxos.
e) A
tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, ação que afetou os interesses
cristãos no Mediterrâneo.
TEXTO PARA A
PRÓXIMA QUESTÃO:
Cada
Questão consiste em 5 (cinco) alternativas, das quais algumas são verdadeiras e
outras, falsas, podendo ocorrer que todas as alternativas sejam verdadeiras ou
que todas sejam falsas. Assinale-as.
8. (Ufal 2006) Considere a ilustração.
A
iconografia revela aspectos marcantes de um determinado contexto histórico. Com
base no conhecimento histórico, pode-se afirmar que a ilustração está
relacionada a uma:
a) ( ) Sociedade estamental
fundada no poder político dos senhores e na submissão servil.
b) ( ) Comunidade social baseada
em laços de parentesco cujo poder centralizava-se na figura materna.
c) ( ) Sociedade classista com
possibilidades de ascensão social garantida pela compra de títulos de nobreza.
d) ( ) Sociedade baseada numa
relação entre suseranos e vassalos de cujos laços dependiam a proteção e a
segurança de ambos.
e) ( ) Comunidade primitiva na
qual o controle do poder era exercido pelos anciãos e por uma assembleia de
notáveis.
9. (Fgv 2004) "O sacerdote, tendo-se posto em contato com Clóvis, levou-o pouco a
pouco e secretamente a acreditar no verdadeiro Deus, criador do Céu e da Terra,
e a renunciar aos ídolos, que não lhe podiam ser de qualquer ajuda, nem a ele
nem a ninguém [...] O rei, tendo pois confessado um Deus todo-poderoso na
Trindade, foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ungido do
santo Crisma com o sinal-da-cruz. Mais de três mil homens do seu exército foram
igualmente batizados [...]."
São
Gregório de Tours. A conversão de Clóvis. Historiae Eclesiasticae Francorum.
Apud PEDRERO-SÁNCHES, M.G., História da Idade Média. Textos e testemunhas. São
Paulo, Ed. Unesp, 2000, p. 44-45.
A
respeito dos episódios descritos no texto, é correto afirmar:
a) A
conversão de Clóvis ao arianismo permitiu aos francos uma aproximação com os
lombardos e a expansão do seu reino em direção ao Norte da Itália.
b) A
conversão de Clóvis, segundo o rito da Igreja Ortodoxa de Constantinopla,
significou um reforço político-militar para o Império Romano do Oriente.
c) Com
a conversão de Clóvis, de acordo com a orientação da Igreja de Roma, o reino
franco tornou-se o primeiro Estado germânico sob influência papal.
d) A
conversão de Clóvis ao cristianismo levou o reino franco a um prolongado
conflito religioso, uma vez que a maioria dos seus integrantes manteve-se fiel
ao paganismo.
e) A
conversão de Clóvis ao cristianismo permitiu à dinastia franca merovíngia a
anexação da Itália a seus domínios e a submissão do poder pontifício à
autoridade monárquica.
10. (Pucpr 2004) No século VI, o Império Bizantino foi governado pelo seu mais célebre
imperador, Justiniano. Conseguiu anexar várias regiões ao seu território,
praticou o cesaropapismo, isto é, fazia constantes intervenções nos assuntos
religiosos e mandou edificar a suntuosa Igreja de Santa Sofia. Na cultura
jurídica, organizou o Corpus Juris Civilis, no qual podemos destacar:
I.
Um código, que continha toda a legislação romana revisada desde o Imperador
Adriano.
II.
O Digesto ou Pandectas, que incluía um sumário da jurisprudência romana.
III.
A Recomendação, que teve suas origens no antigo Patronato romano.
IV.
As Institutas, que constituíram um resumo para ser utilizado pelos estudiosos
de Direito.
V.
As Novelas ou Autênticas, que reuniam as novas leis do Imperador.
VI.
O Dominus Noster, inspiração nas Monarquias Despóticas e Teocráticas do
Oriente.
VII.
As Leis Licínia e Ogúlnia, que tratavam de assuntos referentes ao Direito Civil
e ao Direito Penal.
a) I,
II, IV e V.
b) I,
II, III e VII.
c) II,
III e IV.
d) II,
IV, VI e VII.
e) I,
IV, V e VI.
11. (Pucpr 2003) "Como instituição, a Universidade possuía simultaneamente uma influência
limitadora e libertadora. Como aspecto limitador, ela era o baluarte da fé e da
Igreja, o instrumento dos papas, reis, prelados e das ordens religiosas, que
dela obtinham um novo estamento clerical formado por especialistas e nas leis
civis, tais homens tornaram-se auxiliares valiosos para o ascendente poder da
Igreja e das monarquias.
Mas
as universidades eram também oásis de liberdade, onde todas as questões cuja
discussão estava proibida em outras partes eram debatidas com o que críticos
hostis consideram descarado atrevimento. Seria difícil pensar qualquer problema
espinhoso relativo a Deus, o mundo, a Igreja, o cristianismo e o dogma que não
tenha sido discutido em tais bases nas universidades dos séculos XIII e
XIV."
(Inácio, Inês C. e Luca, Tania
Regina de. "O Pensamento Medieval". São Paulo. Ática. 1988).
Analise
as afirmações sobre as universidades medievais.
I
- A palavra universidade significava inicialmente uma associação ou corporação
de ofícios, reunindo professores e estudantes.
II
- O ensino nas universidades era ministrado somente em grego por ser uma língua
clássica e de acesso a apenas poucos privilegiados.
III
- Medicina, Direito, Teologia e Artes eram cursos encontrados nas universidades
medievais.
IV
- Salerno ficou famosa pelos estudos de Medicina enquanto que Bolonha
distinguiu-se nos estudos de Direito.
V
- A Igreja Católica não reconheceu o valor das universidades inclusive proibiu
suas ordens de nelas lecionarem.
Estão
corretas:
a) apenas
I, III e IV
b) apenas
I, II e III
c) apenas
I, III e V
d) I,
II, III e V
e) I,
II, III e IV
12. (Ufscar 2003) Os crimes das bruxas ... superam os pecados de todas as outras pessoas;
e vamos declarar que punição merecem, sejam como Hereges, sejam como Apóstatas.
(...)
Mas
punir as bruxas dessa forma não parece suficiente, porque não são simples
Hereges, e sim Apóstatas. Mais do que isso: na sua apostasia, elas negam a Fé
por qualquer prazer da carne e por qualquer receio dos homens; mas,
independentemente de sua abnegação, chegam a homenagear os demônios,
oferecendo-lhes o seu corpo e a sua alma. Fica claro portanto que, não importa
o quanto sejam penitentes e que retornem ao caminho da fé, não se lhes pode
punir como aos outros Hereges com a prisão perpétua: é preciso que sofram a
penalidade extrema.
(Heinrich Kramer e James Sprenger. "Malleus Maleficarum", 1484)
a)
Em que contexto histórico se propagaram as ideias do texto?
b)
Quem foram as principais vítimas da disseminação dessas ideias e quais foram as
consequências que essas pessoas sofreram?
13. (Pucpr 1999) Em plena Idade Média (1139/1140) nasceu Portugal, originário do Condado
Portucalense. Enquanto o feudalismo era a marca política da Europa Ocidental,
em Portugal mostrava-se frágil: o pequeno reino nascia unificado.
Sobre
o tema e evolução posterior, assinale a opção correta:
I
- O Condado Portucalense transformou-se em Estado, tendo sua independência
proclamada por D. Afonso Henriques.
II
- Nos finais do século XIV ocorreu uma crise dinástica: com a morte de D.
Fernando extinguiu-se a dinastia de Borgonha.
III
- A Revolução de Avis levou ao trono D. João, Mestre de Avis, apoiado pela
burguesia de Lisboa e do Porto, além da adesão entusiástica da "arraia
miúda".
IV
- A dinastia de Avis repeliu a política de expansão marítima, fixando
prioridades da agricultura, meio de agradar à alta nobreza lusitana.
V
- Devido à política da dinastia de Avis, a expansão marítima somente ocorreria
com o advento da dinastia de Bragança.
a) As
opções I, II e III estão corretas.
b) Apenas
a opção III está correta.
c) As
opções II, III e IV estão corretas.
d) As
opções III, IV e V estão corretas.
e) As
opções II, IV e V estão corretas.
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