História Geral e do Brasil
Estudo dirigido
Imperialismo do séc. XIX
01. ENEM - 2008
“William James Herschel, coletor
do governo inglês, iniciou na Índia seus estudos sobre as impressões digitais
ao tomar as impressões digitais dos nativos nos contratos que firmavam com o
governo. Essas impressões serviam de assinatura. Aplicou-as, então, aos
registros de falecimentos e usou esse processo nas prisões inglesas, na Índia,
para reconhecimento dos fugitivos. Henry Faulds, outro inglês, médico de
hospital em Tóquio, contribuiu para o estudo da datiloscopia. Examinando
impressões digitais em peças de cerâmica pré-histórica japonesa, previu a
possibilidade de se descobrir um criminoso pela identificação das linhas
papilares e preconizou uma técnica para a tomada de impressões digitais, utilizando-se
de uma placa de estanho e de tinta de imprensa.”
(Internet: (com adaptações).
Que tipo de relação orientava os
esforços que levaram à descoberta das impressões digitais pelos ingleses e,
posteriormente, à sua utilização nos dois países asiáticos?
a) De fraternidade, já que ambos
visavam aos mesmos fins, ou seja, autenticar contratos.
b) De dominação, já que os nativos puderam identificar os ingleses falecidos com mais facilidade.
c) De controle cultural, já que Faulds usou a técnica para libertar os detidos nas prisões japonesas.
d) De colonizador-colonizado, já que, na Índia, a invenção foi usada em favor dos interesses da coroa inglesa.
e) De médico-paciente, já que Faulds trabalhava em um hospital de Tóquio.
b) De dominação, já que os nativos puderam identificar os ingleses falecidos com mais facilidade.
c) De controle cultural, já que Faulds usou a técnica para libertar os detidos nas prisões japonesas.
d) De colonizador-colonizado, já que, na Índia, a invenção foi usada em favor dos interesses da coroa inglesa.
e) De médico-paciente, já que Faulds trabalhava em um hospital de Tóquio.
02. (PUC-RIO 2007)
“…Nós
conquistamos a África pelas armas…temos direito de nos glorificarmos, pois após
ter destruído a pirataria no Mediterrâneo, cuja existência no século XIX é uma
vergonha para a Europa inteira, agora temos outra missão não menos meritória,
de fazer penetrar a civilização num continente que ficou para trás…”
(“ Da influência civilizadora das ciências aplicadas às artes e às
indústrias”. Revue Scientifique, 1889)
A partir da
citação acima e de seus conhecimentos acerca do tema, examine as afirmativas
abaixo.
I – A ideia
de levar a civilização aos povos considerados bárbaros estava presente no
discurso dos que defendiam a política imperialista.
II – Aquela
não era a primeira vez que o continente africano era alvo dos interesses
europeus.
III – Uma das
preocupações dos países, como a França, que participavam da expansão
imperialista, era justificar a ocupação dos territórios apresentando os
melhoramentos materiais que beneficiariam as populações nativas.
IV – Para os
editores da Revue Scientifique (Revista Científica), civilizar consistia em
retirar o continente africano da condição de atraso em relação à Europa.
Assinale a
alternativa correta:
A) Somente a
afirmativa IV está correta.
B) Somente as
afirmativas II e IV estão corretas.
C) Somente as
afirmativas I e III estão corretas.
D) Somente as
afirmativas I, II e III estão corretas.
E) Todas as
afirmativas estão corretas.
3. UFRRJ A revolução
Meiji é um evento da história do Japão que determinou:
a) O processo de avanço do capitalismo
internacional na área da Ásia e o movimento de defesa de um Japão socialista,
próximo da experiência da China.
b) O movimento de defesa das tradições
orientais que propunha a união com a China a fim de fortalecer as áreas
orientais contra o imperialismo ocidental.
c) Divisões internas das elites
dirigentes decorrentes das diferentes visões com relação à cultura ocidental –
os progressistas, aliados da China, e os conservadores, aliados dos países
ocidentais – reconheciam que a manutenção de uma estrutura fragmentada das ilhas
limitava o desenvolvimento da agricultura e que a saída era a industrialização.
d) A modernização da estrutura econômica
japonesa, facilitou a entrada de capital estrangeiro, o processo de urbanização
e a alteração de valores, desencadeando a ocidentalização do Japão.
e) A defesa da propriedade privada com a
eliminação das formas feudais de organização da terra e o incentivo às reformas
agrárias vinculadas ao socialismo, bem como a manutenção das tradições,
mediante o fechamento das relações com os países ocidentais e o avanço militar
sobre o Império Russo.
4. UFRS Sobre o
imperialismo do século XIX são feitas as afirmações abaixo:
I. Constituiu uma marca do capitalismo
em sua etapa monopolista financeira.
II. Esteve associado à disputa entre as
nações industriais por mercados consumidores.
III. Estimulou a política econômica
mercantilista dos estados absolutistas.
IV. Manteve acesa a crença da
superioridade europeia em relação aos povos colonizados.
V. Contribuiu decisivamente nas
rivalidades que geraram a Primeira Guerra Mundial.
·
Quais
estão corretas?
a) Apenas I, II, III e IV.
b) Apenas I, II, IV e V.
c) Apenas I, II, III e V.
d) Apenas I, III, IV e V.
e) Apenas II, III, IV e V.
05. ENEM - 2009
“A formação dos Estados foi
certamente distinta na Europa, na América Latina, na África e na Ásia. Os
Estados atuais, em especial na América Latina — onde as instituições das
populações locais existentes à época da conquista ou foram eliminadas, como no
caso do México e do Peru, ou eram frágeis, como no caso do Brasil —, são o resultado,
em geral, da evolução do transplante de instituições europeias feito pelas
metrópoles para suas colônias. Na África, as colônias tiveram fronteiras
arbitrariamente traçadas, separando etnias, idiomas e tradições, que, mais
tarde, sobreviveram ao processo de descolonização, dando razão para conflitos
que, muitas vezes, têm sua verdadeira origem em disputas pela exploração de
recursos naturais. Na Ásia, a colonização europeia se fez de forma mais
indireta e encontrou sistemas políticos e administrativos mais sofisticados,
aos quais se superpôs. Hoje, aquelas formas anteriores de organização, ou pelo
menos seu espírito, sobrevivem nas organizações políticas do Estado asiático.”
(GUIMARÃES, S. P. Nação, nacionalismo, Estado. Estudos Avançados. São Paulo: EdUSP, v. 22, n.º 62, jan.- abr. 2008 (adaptado).
(GUIMARÃES, S. P. Nação, nacionalismo, Estado. Estudos Avançados. São Paulo: EdUSP, v. 22, n.º 62, jan.- abr. 2008 (adaptado).
·
Relacionando as informações ao contexto histórico e
geográfico por elas evocado, assinale a opção correta acerca do processo de
formação socioeconômica dos continentes mencionados no texto.
a) Devido à falta de recursos
naturais a serem explorados no Brasil, conflitos étnicos e culturais como os
ocorridos na África estiveram ausentes no período da independência e formação
do Estado brasileiro.
b) A maior distinção entre os processos histórico-formativos dos continentes citados é a que se estabelece entre colonizador e colonizado, ou seja, entre a Europa e os demais.
c) À época das conquistas, a América Latina, a África e a Ásia tinham sistemas políticos e administrativos muito mais sofisticados que aqueles que lhes foram impostos pelo colonizador.
d) Comparadas ao México e ao Peru, as instituições brasileiras, por terem sido eliminadas à época da conquista, sofreram mais influência dos modelos institucionais europeus.
e) O modelo histórico da formação do Estado asiático equipara-se ao brasileiro, pois em ambos se manteve o espírito das formas de organização anteriores à conquista.
b) A maior distinção entre os processos histórico-formativos dos continentes citados é a que se estabelece entre colonizador e colonizado, ou seja, entre a Europa e os demais.
c) À época das conquistas, a América Latina, a África e a Ásia tinham sistemas políticos e administrativos muito mais sofisticados que aqueles que lhes foram impostos pelo colonizador.
d) Comparadas ao México e ao Peru, as instituições brasileiras, por terem sido eliminadas à época da conquista, sofreram mais influência dos modelos institucionais europeus.
e) O modelo histórico da formação do Estado asiático equipara-se ao brasileiro, pois em ambos se manteve o espírito das formas de organização anteriores à conquista.
06. ENEM – 2006
No início do
século XIX, o naturalista alemão Carl Von Martius esteve no Brasil em missão
científica para fazer observações sobre a flora e a fauna nativas e sobre a
sociedade indígena. Referindo-se ao indígena, ele afirmou:
“Permanecendo em grau inferior da
humanidade, moralmente, ainda na infância, a civilização não o altera, nenhum
exemplo o excita e nada o impulsiona para um nobre desenvolvimento progressivo
(…). Esse estranho e inexplicável estado do indígena americano, até o presente,
tem feito fracassarem todas as tentativas para conciliá-lo inteiramente com a
Europa vencedora e torná-lo um cidadão satisfeito e feliz.”
(Carl Von Martius. O estado do direito entre os autóctones do Brasil. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/EDUSP, 1982).
(Carl Von Martius. O estado do direito entre os autóctones do Brasil. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/EDUSP, 1982).
·
Com base nessa descrição, conclui-se que o
naturalista Von Martius.
a)
apoiava a independência do Novo Mundo, acreditando que os índios, diferentemente
do que fazia a missão europeia, respeitavam a flora e a fauna do país.
b) discriminava preconceituosamente as populações originárias da América e advogava o extermínio dos índios.
c) defendia uma posição progressista para o século XIX: a de tornar o indígena cidadão satisfeito e feliz.
d) procurava impedir o processo de aculturação, ao descrever cientificamente a cultura das populações originárias da América.
e) desvalorizava os patrimônios étnicos e culturais das sociedades indígenas e reforçava a missão “civilizadora europeia”, típica do século XIX.
b) discriminava preconceituosamente as populações originárias da América e advogava o extermínio dos índios.
c) defendia uma posição progressista para o século XIX: a de tornar o indígena cidadão satisfeito e feliz.
d) procurava impedir o processo de aculturação, ao descrever cientificamente a cultura das populações originárias da América.
e) desvalorizava os patrimônios étnicos e culturais das sociedades indígenas e reforçava a missão “civilizadora europeia”, típica do século XIX.
07. Desde meados do século XIX até o
início do século XX, as nações industrializadas europeias e os Estados Unidos
da América empreenderam uma disputa por territórios na África, Ásia e América
Latina. Essa disputa ficou conhecida como imperialismo ou neocolonialismo.
Compare o imperialismo do século XIX com
a expansão mercantilista ocorridas nos séculos XV e XVI, quanto ao processo de
colonização.
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
08. Eça de Queirós, em CARTAS DA
INGLATERRA, afirma que "em toda a parte onde (o inglês) domine e impere,
todo o esforço consiste em reduzir as civilizações estranhas ao tipo da sua
civilização anglo-saxônica".
Como os europeus de fins do século XIX e
início do século XX justificavam sua prática imperialista?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
09. A análise do mapa e os conhecimentos
sobre colonialismo e imperialismo permitem concluir:
(1) A foi metrópole de G durante mais de
três séculos e manteve colônias em H até o século XX.
(2) A disputou com B as terras de I, as
quais, do século XVI ao XIX , foram exploradas e colonizadas por C.
(4) E disputou com A mercados
fornecedores de açúcar localizados em G, durante o século XVII, enquanto D e C
disputaram colônias em H e I, no século XIX.
(8) B conquistou áreas coloniais em F,
no século XV; no entanto, durante os séculos XVIII e XIX, essas áreas foram
objeto de frequentes disputas entre B, C, D e E.
(16) Colonizadas por E, áreas
localizadas ao sul de H foram palco de significativo conflito com D, no século
XIX, em disputa pela sua posse.
(32) B foi o primeiro país europeu a
unificar-se territorialmente, no século XV, o que possibilitou o
estabelecimento de áreas coloniais em I e, consequentemente, melhores condições
de disputar essas áreas com C e E, durante o século XX.
Soma ( )
10. “... a
Europa inchou de maneira desmedida com ouro e matérias-primas dos países
coloniais: América Latina, China e África. De todos esses continentes, partem
há séculos os diamantes e o petróleo, a seda e o algodão, as madeiras e os
produtos exóticos. A Europa é literalmente a criação do Terceiro Mundo".
Frantz Fanon.
Explique o papel das multinacionais na
substituição do modelo colonial, na manutenção do poderio europeu e também
norte-americano e na existência do Terceiro Mundo, conforme foi citado no texto
acima.
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11. No final do século XIX, em
decorrência do neocolonialismo, um violento conflito se deu entre China e
Inglaterra, devido ao interesse britânico em impor seu domínio sobre a China. O
conflito a que se refere o texto foi:
a) a Guerra da Manchúria.
b) a Guerra dos Boers.
c) a Guerra dos Boxers.
d) a Guerra dos Cipaios.
e) a Guerra do Ópio.
12. "Quando os brancos chegaram,
nós tínhamos as terras e eles a Bíblia; depois eles nos ensinaram a rezar;
quando abrimos os olhos, nós tínhamos a Bíblia e eles as terras". Essa
frase - atribuída a Jomo Kenyatta, fundador da República do Quênia - remete à
partilha da África, no quadro do imperialismo europeu.
(NOVAES, Carlos
Eduardo e RODRIGUES, Vilmar. "Capitalismo para principiantes". 20º
edição, São Paulo, Ática, 1991, p.88)
a) Comente e interprete o trecho.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O que ficou determinado na Conferência
de Berlim?
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13. Em relação à expansão imperialista
na Ásia, na segunda metade do século XIX, pode-se afirmar que o Império Chinês foi:
a) anexado ao Japão anulando a ameaça
imperialista.
b) desmembrado em colônias pelas
potências européias.
c) dividido em zonas de influência pelos
países ocidentais.
d) incorporado ao Império Britânico
compondo a Commonwealth.
14- A expansão imperialista sobre os
territórios asiáticos e africanos no decorrer do século XIX foi, antes de tudo,
um ato de conquista.A partir desta afirmativa, identifique a opção que indica a
nação européia expansionista, a região colonizada e o movimento de resistência
possíveis de inter-relacionar-se corretamente.
a) França/ Argélia/ Guerra do Boxers
b) Inglaterra/ Índia/ Revolta dos
Cipaios
c) Inglaterra/ Sudão/ Revolta dos Boers
d) Portugal/ Angola/ MPLA e)
Alemanha/China/ Movimento Taiping
15. Explique:
a) Guerra do ópio
b) Guerra dos Sipaios/Cipaios
c) Guerra dos Boxers
d) Guerra dos Bôeres
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