Professor: Claudney Santos
História: Primeiro Reinado, Período
Regencial e Segundo Reinado.
Estudo Dirigido
– 3º Ano Joana d’Arc.
01.
A Constituição brasileira de 1824 colocou o
imperador no comando de dois poderes, que eram, respectivamente:
a.
Executivo e Judiciário
b.
Moderador e Legislativo
c.
Moderador e Executivo
d.
Moderador e Juduciário
e.
Executivo e Legislativo
02.
A primeira Constituição brasileira de 1824
estabelece, EXCETO:
a.
Governo monárquico e hereditário
b.
País com governo centralizado
c.
Voto censitário
d.
Manutenção da escravidão
Restrição aos poderes do imperador
03.
Dentre as diversas revoltas e insurreições
que antecederam a abdicação de D. Pedro I em 1831, uma foi especialmente
importante pelos seus ideais republicanos de seus lideres, entre os quais Frei
Caneca. Outra característica desse movimento teria sido a Proclamação da
República em 1824, com a adoção da Constituição da Colômbia. O movimento foi
duramente reprimido e Frei Caneca foi condenado à morte e fuzilado. O movimento
ficou conhecido como:
a.
Inconfidência Mineira
b.
Confederação do Equador
c.
Questão Cisplatina
d.
Guerra dos Mascates
e.
Revolta dos Farrapos
04. Do ponto de vista político, podemos considerar o
período regencial como:
a)
Uma
época conturbada politicamente, embora sem lutas separatistas que comprometesse
a unidade do país.
b)
Um
período em que as reivindicações populares, como direito de voto, abolição da
escravidão e descentralização política, foi amplamente atendida.
c)
Uma
fase extremamente agitada com crises e revoltas em várias províncias, geradas
pelas contradições das elites, classes médias e camadas populares.
d)
Uma
transição para o regime republicano que se instalou no país a partir de 1840.
e)
Uma
etapa marcada pela instabilidade política, já que a oposição ao imperador D.
Pedro I aproximou os vários segmentos sociais, facilitando as alianças na
regência.
05.
Marque a segunda coluna de acordo com a primeira e
em seguida assinale a alternativa correta:
a.
(01) Confederação do Equador
b.
(02) poder moderador
c.
(03) poder executivo
d.
(04) poder legislativo
e.
(05) poder judiciário
( )
concedia plenos poderes ao imperador
( ) era
composto por D. Pedro e seus ministros, com a função de executar leis.
( ) Foi um
movimento de revolta que ocorreu no Nordeste brasileiro com o objetivo de
separar as províncias do Império do Brasil.
( ) sua
principal função é fiscalizar e aplicar as leis
( ) composto
por deputados e senadores, sua função é discutir e aprovar leis.
a) 2; 3; 1; 5 e 4
b) 1; 2; 3; 4 e 5
c) 5; 4; 3; 2 e 1
d) 2; 3; 1; 4 e 5
e) 2; 3; 4; 1 e 5
06. Sobre as insurreições ocorridas durante o período
regencial, relacione o movimento social com sua característica.
(1)
Balaiada
(2)
Sabinada
(3)
Farroupilha
(4)
Cabanagem
(__)
Rebelião ocorrida na Bahia em 1837, com predominância das camadas mediais
urbanas de Salvador.
(__)
Rebelião iniciada em 1835, na província de Grão-Pará, que levou as camadas
populares ao poder.
(__)
Revolta de sertanejos (vaqueiros e camponeses) e negros escravos, que abalou o
Maranhão de 1838 a
1841.
(__)
A mais longa revolta da história brasileiro, ocorrida no Rio Grande do Sul, de 1835 a 1845.
O PREENCHIMENTO
DOS PARÊNTESES ESTÁ SEQÜENCIALMENTE CORRETO EM:
a)
1, 2, 3, 4
b)
1, 4, 2, 3
c)
3, 4, 2, 1
d)
2, 4, 1, 3
e)
3, 1, 4, 2
07. Entre os grupos políticos que figuravam no período
regencial o grupo dos ___________________ defendia a volta de D. Pedro I e era
formado por ______________.
A ALTERNATIVA
QUE COMPLETA CORRETAMENTE A FRASE ACIMA É:
a.
Liberais
– fazendeiros
b.
Conservadores
– republicanos
c.
Republicanos
– abolicionistas
d.
Restauradores
– portugueses
e.
Exaltados
– comerciantes
08. Associe os fatos político-militares do Primeiro
Reinado e da Regência brasileira apresentados a seguir com as respectivas
localidades. Em seguida escolha a alternativa que representa a associação
correta
(01) Balaiada
(02) Cabanagem
(03) Ato Adicional
(04) Sabinada
(05) Confederação do Equador
I
Pará
II
Bahia
III
Maranhão
IV
Pernambuco
V
Rio de Janeiro
a.
01
– III; 02 – I; 03 – V; 04 – II; 05 – IV
b.
01
– II; 02 – V; 03 – III; 04 – I; 05 – I
c.
01
– III; 02 – II; 03 – V; 04 – IV; 05 – I
d.
01
– IV; 02 – I; 03 – V; 04 – III; 05 – II
e.
01
– V; 02 – III; 03 – IV; 04 – II; 05 – I
09. Sobre a cabanagem é correto afirmar que foi um
movimento que houve maior participação das classes:
a)
De
poderosos latifundiários
b)
De
políticos ligados aos interesses internacionais
c)
Da
classe média composta por pequenos e médios comerciantes
d)
Da
classe média composta por profissionais liberais
e)
Da
classe baixa essencialmente formada por cabanos, artesãos e ex-escravos.
10. A Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha (1835
– 1840) iniciou como uma reação aos (s):
a.
Pesados
impostos cobrados pela coroa, que diminuíam a capacidade de concorrência dos
proprietários gaúchos, essencialmente do charque.
b.
Regime
de propriedade das terras gaúchas, que favorecia a concentração da posse de
latifúndios nas mãos dos nobres ligados a corte
c.
Intensos
movimentos do exército imperial no Rio Grande do Sul, que limitavam a atuação
política dos estancieiros gaúchos
d.
Sistema
de representação eleitoral, que excluía a possibilidade de participação
política das camadas populares da sociedade gaúcha
11. Sobre a
independência do Brasil é correto afirmar:
a) houve participação popular
b) Assim como os hispânicos, foram as elites
quem negociaram a independência
c)
Assim como os hispânicos, foram as camadas populares quem negociaram a independência
d) No Brasil, a família real continuou mandando
mesmo após 1822.
e)
Nenhuma das alternativas anteriores.
12.
A dependência brasileira continuou, em
relação:
a)
Política
b)
Economia
c)
Religião
d)
Administração
e)
Segurança
13.
A abertura dos portos do Brasil, logo
após a chegada de D. João VI, foi responsável pela entrada no país de uma
grande quantidade de mercadorias inglesas, que passaram a dominar o mercado
brasileiro. Essa situação ocorreu devido a:
a)
a assinatura de tratados com a Inglaterra, que permitiram a importação desses
produtos.
b)
a estrutura industrial brasileira, que se baseava na produção de alimentos e
tecidos.
c) a
montagem de uma rede ferroviária, que facilitou a distribuição dos produtos
ingleses no mercado brasileiro.
d)
o desenvolvimento urbano acentuado, que acarretou o aumento da demanda por
produtos sofisticados.
14. A mudança da
capital, em 1763, da cidade de Salvador para o Rio de Janeiro reflete:
a)
O
desejo da coroa portuguesa de reduzir seu controle sobre a região das minas.
b)
O
deslocamento do eixo econômico da colônia, do nordeste açucareiro para a região
mineradora, incluindo o Rio de Janeiro.
c)
O
deslocamento do eixo econômico da colônia, do sul para o norte.
d)
A
decadência da economia mineradora e a ascensão do açúcar.
15. A respeito da
economia mineradora podemos afirmar:
a)
Livrou
Portugal da dependência econômica da Inglaterra.
b)
Promoveu
o desenvolvimento industrial de Portugal.
c)
Mediante
a decretação da derrama, toda população mineradora estava obrigada a completar
a soma acumulada do imposto devido no mínimo de 100 arrobas de ouro por ano.
d)
Pela
derrama, toda população mineradora passou a receber anistia dos impostos
devidos.
16. A Conjuração
Baiana ou dos Alfaiates (1798) distinguiu se da Mineira (1789) por que:
a)
Sofreu
influência dos ideais iluministas;
b)
Foi
um movimento de ricos e intelectuais;
c)
Defendia
a emancipação política da colônia;
d)
Propôs
o fim da escravidão e dos privilégios dos mais ricos;
e)
Aderiu
às ideologias republicanas e socialistas.
Ø
Analise
a imagem abaixo e responda as questões 17 e 18.
17. A vida da
família real teve por principal motivo:
a)
O
medo de D. João em enfrentar os holandeses.
b)
As
invasões napoleônicas, que ameaçavam os domínios portugueses.
c)
As
loucuras da rainha mãe, D. Maria “a louca”.
d)
A
vontade de fazer um turismo no Brasil.
e)
Nenhuma
das questões anteriores.
18. A afirmação “Eu
lhe disse, meu caro...” faz uma referência a qual contexto político?
a)
Aos
interesses da Espanha que visava tornar o Brasil reino unido e enfim
comercializar com nosso país.
b)
Relaciona-se
aos interesses da França que na imagem, refere-se a D. João como um
conselheiro, induzindo a sair do país.
c)
Refere-se
aos interesses ingleses que na fala diplomática, afirma que a ajuda inglesa
frente ao ataque de Napoleão, garantindo os acordos econômicos da Inglaterra
com Portugal.
d)
A
abertura dos portos (1808), exigência inglesa, possibilitou a entrada dos
produtos industrializados no Brasil e pôs fim ao pacto colonial
e)
Os
tratados de 1810 concederam privilégios alfandegários aos produtos ingleses que
passaram a ter facilidades no mercado brasileiro.
19. Em 1815, o
Brasil foi elevado a categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves. Com isso
o Brasil:
a)
Tornou-se
novamente colônia de Portugal.
b)
Acabou
com a Abertura dos Portos.
c)
Adquiriu
autonomia administrativa, na condição de Reino Unido.
d)
Tornou-se
independente de Portugal.
e)
Coroação
de D. João como Imperador de Portugal em terras brasileiras
20. (G1 - col.naval 2011) Analise as afirmativas abaixo,
referentes ao Segundo reinado.
I. Valendo-se da prerrogativa
do padroado, o imperador rejeitou a bula papal que proibia a permanência de
membros da maçonaria dentro dos quadros da Igreja Católica.
II. Uma das principais consequências da guerra do Paraguai para o Brasil
foi o fortalecimento do Exército brasileiro.
III. Como desfecho da Questão
Christie, o imperador D. Pedro II decidiu romper relações diplomáticas com os
Estados Unidos.
IV. A Lei de Terras, aprovada
em 1850, determinava que as terras
públicas só poderiam torna-se propriedade
privada por meio da compra.
Assinale a opção correta.
a) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
e) Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
21. (G1 - cftmg 2011) “Durante o Império, a legislação em
vigor permitiu no máximo a votação de 10,8% (1872) da população, regredindo
para um mínimo de 0,8% (1886), sendo que na Republica, ate 1937, o maior
percentual foi de 5,6%. Embora o percentual com relação a população total seja
três vezes maior em 1945 (16,19%), até as eleições de 1962, o eleitorado não
era superior a 25%. Foi preciso aguardar o inicio da década de 1980 para que
este percentual se aproximasse da metade da população total (46,5%, em 1982).
Na segunda metade da década de 1980, pode-se dizer que se realiza a democracia
eleitoral no pais com uma massa de eleitores que salta para 65,2% da população
total.”
TRINDADE, Hélgio. Brasil em perspectiva. In: MOTA,
Carlos Guilherme. (org.) Viagem incompleta.
São Paulo: SENAC, 2000. p. 363. (adaptado)
A
partir do trecho acima e de seus conhecimentos, não é correto afirmar que a(o)
a) participação eleitoral foi mais significativa no Império que na
Primeira República.
b) tendência do índice de
participação política foi de crescimento na República e no Império.
c) conjunto de eleitores na Republica
Populista abrangia um quarto da população brasileira.
d) ideal republicano de universalizar
o direito de cidadania política realizou-se após a promulgação da Constituição
de 1988.
22. (G1 - cftsc
2010) Entre novembro de 1864 e
março de 1870, o Brasil envolveu-se na mais longa e sangrenta guerra da América
do Sul. Sobre a Guerra do Paraguai, é correto
afirmar que:
a) o Brasil lutava contra a
escravidão que havia no território paraguaio.
b) o conflito não teve um elevado
número de mortes devido ao acordo humanitário entre os países.
c) significou a independência
econômica do Brasil com relação à Inglaterra.
d) o Brasil aliou-se ao Uruguai e à
Argentina contra o Paraguai.
e) o conflito derrotou o Presidente
Rosas que tinha a pretensão imperialista de formar “O grande Paraguai”.
23.
(G1 -
cftmg 2010) "Quando, na
madrugada de 15 de novembro de 1889, uma revolta militar depôs Pedro II,
ninguém veio em socorro do velho doente imperador. A espada do marechal Deodoro
da Fonseca abria as portas da República para que por ela passassem os
republicanos carregando um novo rei: o café de São Paulo."
(apud ALENCAR, Chico et all. História da Sociedade
Brasileira. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1996, p. 226.)
A
partir desse fragmento de texto e da transição histórica relatada por ele, é
correto afirmar que a(o)
a) intensa circulação das ideias
positivistas na Escola Militar possibilitou formar oficiais preocupados em
manter o parlamentarismo.
b) crise econômico-financeira do
Segundo Reinado fortaleceu o papel da burguesia paulista, reestruturando a
grande lavoura de café.
c) monarquia centralizada, defensora
dos interesses dos latifundiários, desconsiderava as reivindicações dos novos
grupos econômicos.
d) processo eleitoral do Império, desencadeado
pelo sufrágio universal, aumentou o poder do Partido Republicano,
desestruturando politicamente os partidos defensores da monarquia.
24. (G1 - cftsc 2008) Em
2008, comemoram-se os 120 anos da lei que passou a considerar ilegal o direito
de propriedade de um ser humano sobre outro no Estado brasileiro. A lei,
assinada a 13 de maio de 1888, chama-se:
a) Lei do Ventre Livre.
b) Lei dos Sexagenários.
c) Lei Bill Aberdeen.
d) Lei Áurea.
e) Lei Eusébio de Queirós.
25. (G1 - cftce 2007) "O
café é negro e o negro é o café". Sobre esta relação e a economia
cafeeira, é INCORRETO afirmar que:
a) A mão de obra de negros escravos
impulsionou a produção de café no Brasil; mesmo após a chegada dos imigrantes,
sua presença nas lavouras era forte.
b) Até o período final do Império, o
Vale do Paraíba foi o principal polo econômico do país.
c) O Vale do Paraíba foi o primeiro a
introduzir a mão de obra livre nos cafezais.
d) O Oeste Paulista foi beneficiado
pela presença do solo de terra roxa.
e) O café definiu a feição da
aristocracia rural, que mudou de senhores de engenho do Nordeste, para
fazendeiros de café do Sudeste.
26. (G1 1996)
Proibia o tráfico negreiro para o Brasil e foi aprovada
principalmente devido à pressão da Inglaterra:
a) Lei Eusébio de Queiróz;
b) Bill Aberdeen;
c) Tarifa Alves Branco;
d) Lei de Imigração;
e) Lei Áurea.
27. (Unicamp 2012)
A política do Império do Brasil em
relação ao Paraguai buscou alcançar três objetivos. O primeiro deles foi o de
obter a livre navegação do rio Paraguai, de modo a garantir a comunicação
marítimo-fluvial da província de Mato Grosso com o restante do Brasil. O
segundo objetivo foi o de buscar estabelecer um tratado delimitando as
fronteiras com o país guarani. Por último, um objetivo permanente do Império,
até o seu fim em 1889, foi o de procurar conter a influência argentina sobre o
Paraguai, convencido de que Buenos Aires ambicionava ser o centro de um Estado
que abrangesse o antigo vice-reino do Rio da Prata, incorporando o Paraguai.
(Adaptado de Francisco
Doratioto, Maldita Guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São
Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 471.)
Sobre o contexto histórico a que o texto se refere é
correto afirmar que:
a) A Guerra do Paraguai foi um instrumento de
consolidação de fronteiras e uma demonstração da política externa do Império em
relação aos vizinhos, embora tenha gerado desgastes para Pedro II.
b) As motivações econômicas eram suficientes para
empreender a guerra contra o Paraguai, que pretendia anexar territórios do
Brasil, da Bolívia e do Chile, em busca de uma saída para o mar.
c) A Argentina pretendia anexar o Paraguai e o Uruguai,
mas foi contida pela interferência do Brasil e pela pressão dos EUA, parceiros
estratégicos que se opunham à recriação do vice-reino do Rio da Prata.
d) O mais longo conflito bélico da América do Sul matou
milhares de paraguaios e produziu uma aliança entre indígenas e negros que
atuavam contra os brancos descendentes de espanhóis e portugueses.
28.
(Fuvest 2012) Examine
a seguinte tabela:
Ano
|
Nº de escravos que entraram no Brasil
|
1845
|
19.453
|
1845
|
50.325
|
1847
|
56.172
|
1848
|
60.000
|
Dados extraídos de
Emília Viotti da Costa. Da senzala à colônia. São Paulo:
Unesp, 1998.
A tabela apresenta dados que podem ser explicados
a) pela lei de 1831, que reduziu os impostos sobre os
escravos importados da África para o Brasil.
b) pelo descontentamento dos grandes proprietários de
terras em meio ao auge da campanha abolicionista no Brasil.
c) pela renovação, em 1844, do Tratado de 1826 com a
Inglaterra, que abriu nova rota de tráfico de escravos entre Brasil e
Moçambique.
d) pelo aumento da demanda por escravos no Brasil, em
função da expansão cafeeira, a despeito da promulgação da Lei Aberdeen, em
1845.
e) pela aplicação da Lei Eusébio de Queirós, que ampliou
a entrada de escravos no Brasil e tributou o tráfico interno.
29. (Enem 2011) Art.
92. São excluídos de votar nas Assembleias Paroquiais:
I. Os menores de vinte
e cinco anos, nos quais não se compreendam os casados, e Oficiais militares que
forem maiores de vinte e um anos, os Bacharéis Formados e Clérigos de Ordens
Sacras.
IV. Os Religiosos, e quaisquer que vivam em Comunidade
claustral.
V. Os que não tiverem
de renda líquida anual cem mil réis por bens de raiz, indústria, comércio ou
empregos.
Constituição Política do
Império do Brasil (1824). Disponível
em: https://legislação.planalto.gov.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).
A legislação espelha os conflitos políticos e sociais
do contexto histórico de sua formulação. A Constituição de 1824 regulamentou o
direito de voto dos “cidadãos brasileiros” com o objetivo de garantir
a) o fim da inspiração liberal sobre a estrutura política
brasileira.
b) a ampliação do direito de voto para maioria dos
brasileiros nascidos livres.
c) a concentração de poderes na região produtora de café,
o Sudeste brasileiro.
d) o controle do poder político nas mãos dos grandes
proprietários e comerciantes.
e) a diminuição da interferência da Igreja Católica nas
decisões político-administrativas.
30. (Ifsp 2011)
A partir da segunda metade do
século XIX, o Brasil viu surgir gradativamente o declínio da mão de obra
escrava e a introdução da mão de obra livre do imigrante, que se dirigiu à
lavoura cafeeira.
Sobre a relação café – mão de obra, assinale a
alternativa correta.
a) o café prosperou na Bahia, que
já se destacava com o fumo e o cacau; a mão de obra utilizada era a do
imigrante espanhol que logo se adaptou ao calor e costumes baianos, sendo
assalariado.
b) a lavoura cafeeira se estendeu
do norte do Paraná até o oeste de Santa Catarina, sendo os alemães e poloneses trazidos da Europa para
trabalharem como meeiros ou terceiros.
c) o café se instalou desde o Pará
até São Paulo. Foi o responsável pela chegada dos japoneses, que tiveram muita dificuldade de adaptação
(dada a diferença da língua e dos costumes), logo superadas. São eles, os responsáveis pela
instalação de sítios e chácaras no Brasil.
d) o café, produzido em
latifúndios, se estendeu por todo o litoral brasileiro; a mão de obra escrava era responsável pelo plantio e a imigrante,
alemã e italiana, pela secagem e descascagem, havendo harmonia no convívio
entre os trabalhadores e os patrões.
e) a lavoura cafeeira, por se
adaptar melhor às áreas temperadas, encontrou na zona da Mata (MG) e na província de São Paulo as condições ideais.
Na região do Vale do Paraíba, a produção ocorreu de maneira tradicional, sendo utilizada a mão de
obra escrava. Estendendo-se para o interior paulista, a mão de obra do
imigrante italiano substituiu a escrava, inicialmente através da parceria e,
depois, através do sistema de colonato.
31. (Fuvest 2011)
Observe os dois quadros a seguir.
Essas duas pinturas se referem à chamada Guerra da
Tríplice Aliança (ou Guerra do Paraguai), ocorrida na América do Sul entre 1864
e 1870.
a) Esses quadros foram
pintados cerca de dez anos depois de terminada a Guerra do Paraguai, o da
esquerda, por um brasileiro, o da direita, por um uruguaio. Analise como cada
um desses quadros procura construir uma determinada visão do conflito.
b) A Guerra do
Paraguai foi antecedida por vários conflitos na região do Rio da Prata, que
coincidiram e se relacionaram com o processo de construção dos Estados
nacionais na região. Indique um desses conflitos, relacionando-o com tal
processo.
32. (Ufba 2011) Hino ao
“Dois de Julho”
Nasce o sol a Dois de Julho
Brilha mais que no primeiro
É sinal que neste dia
Até o sol é brasileiro!
Nunca mais o despotismo
Regerá nossas ações
Com tiranos não combinam
Brasileiros corações!
(TITARA; BARRETO, 2009, p. 4).
Elevado recentemente à condição de Hino Oficial do
Estado da Bahia, o Hino ao Dois de Julho, de autoria de Ladislau dos Santos
Titara, foi cantado pela primeira vez em 1846, no Teatro São João, em Salvador.
Nos versos de sua primeira estrofe e no estribilho, estão contidas alusões a
fatos e aspirações presentes nas classes dominantes urbanas da Bahia da época.
A análise desse hino, associada aos conhecimentos dos
fatos históricos que envolveram as lutas pela independência, permite afirmar:
01) O Dois de Julho de 1823 representa o ponto culminante
e a vitória da resistência dos habitantes do Recôncavo baiano contra a pressão
recolonizadora do governo português sobre o Brasil.
02) “Nunca mais o despotismo” (v. 5) é um verso que se
identifica com o despotismo esclarecido europeu, que se transferiu para o
Brasil na figura da rainha D. Maria I.
04) As “nossas ações” (v. 6), regidas pelo despotismo,
diziam respeito ao colonialismo e ao monopólio comercial português, que
controlara o mercado colonial em seu próprio benefício.
08) A ingerência das Cortes Portuguesas, na Regência do
Príncipe D. Pedro, expressava uma ação política de Portugal ditada pelo
despotismo colonialista.
16) A expressão “tiranos” (v. 7), aludidos no texto, diz
respeito à tirania da pressão das classes populares, que exigiam maior
participação política por meio de eleições livres.
32) A história do Brasil, apesar do desejo demonstrado
pelo autor do hino, registrou momentos de despotismo e tirania, em períodos
posteriores, vividos na instalação de governos ditatoriais de composição civil
e de composição militar.
64) O movimento pela independência da Bahia, à semelhança
da Proclamação da República de 1889, no Rio de Janeiro, caracterizou-se por se
desenrolar distante do povo, sendo, portanto, uma conspiração de elite.
33. (Pucrs 2010)
Na segunda metade
do séc. XIX, no Brasil, os projetos de modernização e urbanização e as
transformações econômicas, advindas do aquecimento do mercado pela produção do
café, possibilitaram novos empreendimentos, fazendo surgir grupos sociais com
interesses divergentes daqueles ligados à produção mais tradicional. A própria
Revolução Industrial europeia, do séc. XVIII, estimulara negócios no Brasil,
que forçavam a ampliação dos mercados consumidores, fato que implicou uma
gradual modificação nas relações de trabalho neste país.
Essas
transformações iniciaram com a Lei Eusébio de Queirós (1850), em resposta ao
decreto inglês – Bill Aberdeen – e resultaram na proibição do tráfico negreiro
no Brasil. Antes da Lei Áurea (1888), outras duas leis compunham o processo
gradual de substituição da mão de obra, de escrava para livre. São elas a Lei
_________ e a Lei _________.
a) Sena Madureira (1870) de Terras (1850)
b) do Beneplácito (1824) do Padroado (1824)
c) do Ventre Livre (1871) do Sexagenário (1885)
d) Christie (1865) Reacionária (1846)
e) do voto censitário (1824) Reacionária (1846)
34. (Ufg 2010) A
ocorrência de rebeliões, tais como a Cabanagem (1835-1840), no Pará, a Sabinada
(1837-1838), na Bahia, e a Balaiada (1838-1841), no Maranhão, determinou a
caracterização da Regência como um período conturbado. Todavia, a ocorrência de
rebeliões tão distintas apresenta como aspecto comum a
a) reivindicação popular pela abolição da escravatura,
tornando inviável o apoio das camadas médias urbanas aos movimentos contra a
ordem regencial.
b) influência da experiência republicana da América
Hispânica, decorrente da proximidade intelectual entre as elites imperiais e os
criollos.
c) mobilização das camadas populares pelos segmentos da
elite, objetivando o controle do poder nas referidas províncias.
d) tentativa de restabelecer o poder moderador,
transferindo- o para a Regência Una como forma de resistir às reformas
liberais.
e) rejeição ao regime monárquico, revelador da
permanência do privilégio concedido ao português desde a Colônia.
35. (Pucrs 2007) A situação econômica e social do Brasil, após o
movimento de independência, em 1822, pode ser descrita da seguinte forma:
a) O país passou da dependência
econômica em relação a Portugal à subordinação em relação aos EUA e sofreu
profundas mudanças na estrutura social.
b) O país manteve a dependência
econômica em relação a Portugal, adquirindo liberdade política e social.
c) O país passou da dependência
econômica em relação a Portugal à subordinação em relação à Inglaterra, não
alterando sua estrutura social colonial.
d) O país passou da dependência
econômica em relação a Portugal à subordinação em relação à França, alterando
sua estrutura social colonial.
e) O país manteve a dependência
econômica em relação a Portugal e não modificou sua estrutura social colonial.
36. (Unesp 2007) O trabalho é incessante. Aqui uma
chusma [grupo] de pretos, seminus, cada qual levando à cabeça seu saco de café,
e conduzidos à frente por um que dança e canta ao ritmo do chocalho ou batendo
dois ferros um contra o outro, na cadência de monótonas estrofes a que todos
fazem eco; dois mais carregam no ombro pesado tonel de vinho [...], entoando a
cada passo melancólica cantilena; além, um segundo grupo transporta fardos de
sal, sem mais roupa que uma tanga e, indiferentes ao peso como ao calor,
apostam corrida gritando a pleno pulmão. Acorrentados uns aos outros, aparecem
seis outros com balde d'água à cabeça. São criminosos empregados em trabalhos
públicos, também vão cantando em cadência...
(Ernest Ebel. "O Rio de Janeiro e seus arredores
em 1824".)
O texto, escrito pelo
viajante Ernest Ebel, exprime
a) a presença de um número
significativo de negros na sociedade brasileira da época e as tarefas
cotidianas que, como escravos, eram obrigados a realizar.
b) o estado de rebelião dos
escravos brasileiros, coagidos a um trabalho extenuante sob os olhos dos
senhores e permanentemente acorrentados.
c) uma visão positiva e
otimista da sociedade dos trópicos, em que o trabalho é acompanhado pela música
e pela dança.
d) o ritmo do trabalho urbano
determinado pelas imposições do processo de industrialização que se iniciava na
cidade do Rio de Janeiro.
e) a ineficácia da mão de obra
escrava no trabalho urbano, quando comparada com a produtividade do trabalho
assalariado.
37. (Ufpi 2007) Leia o
texto a seguir.
"As revoltas do período
regencial não se enquadram em uma moldura única. Elas tinham a ver com as
dificuldades da vida cotidiana e as incertezas da organização política, mas
cada uma delas resultou de realidades específicas, provinciais ou locais".
(Boris Fausto. "História do Brasil". São
Paulo: EDUSP, 2001, p.164)
A partir desse texto e dos
seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre a Balaiada no Piauí.
a) Iniciou-se em Pernambuco e
atingiu o Piauí em virtude das disputas entre as elites das duas províncias.
b) Caracterizou-se por uma
forte presença de grandes proprietários rurais que exigiam o retorno do
imperador D. Pedro I.
c) Foi um movimento dos
criadores de gado e grandes comerciantes em defesa do federalismo, da república
e do fim da escravidão.
d) Foi uma revolta organizada
por pequenos produtores rurais em defesa da religião católica, que julgavam
ameaçada pelo protestantismo.
e) Envolveu muitos elementos
provenientes das classes populares e teve como uma das causas a insatisfação da
população com o recrutamento militar obrigatório.
38. (Ufjf 2007) Segundo
José Murilo de Carvalho, "a principal característica da independência
brasileira foi a negociação entre a elite nacional, a coroa portuguesa e a
Inglaterra."
(CARVALHO, J.M. "Cidadania no Brasil".)
Desta forma, em comparação
com os demais países da América Latina, é INCORRETO dizer que:
a) no Brasil, o processo de
independência foi relativamente pacífico, com conflitos militares isolados,
como no Maranhão e na Bahia.
b) na América hispânica, houve
a formação de grandes exércitos e a ascensão de figuras emblemáticas de
"libertadores" como Simon Bolívar e Sucre.
c) um ponto comum no processo
de independência da América Espanhola e do Brasil envolve a questão do
trabalho, ou seja, em ambos, o processo levou à abolição da escravidão indígena
e africana.
d) enquanto no Brasil foi
instituída uma monarquia constitucional e mantida a unidade territorial, na
América Hispânica o movimento de independência, em geral, resultou na criação
de diversas repúblicas.
e) a Inglaterra, direta ou
indiretamente, apoiou o movimento de Independência do Brasil e do restante da
América Latina e também a formação do exército de libertação de Bolívar.
TEXTO
PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
O
AZUL DA COR DA TERRA
Quando, em 12 de abril de 1961, o planeta Terra foi
visto a uma distância jamais atingida antes por qualquer mortal, o astronauta
soviético Yuri Gagarin, que foi o primeiro a vê-la sob este ângulo, exclamou
admirado:
- A Terra é azul!
Pela primeira vez fotografada, assim foi ela vista
também pelos olhos não menos admirados de toda a humanidade: AZUL! Azul da cor
da água límpida dos lagos, rios, mares e oceanos que cobrem a maior parte da
superfície de nosso planeta chamado, contraditoriamente (ou não), de Terra.
Água que existe em toda parte, dentro e fora de nós,
e cuja presença percebemos ou pressentimos o tempo todo, ainda que não a
vejamos na forma líquida, que, por algum motivo, sempre nos pareceu "a
mais normal".
Sob essa ou outras formas que lhe são próprias, ela
está mesmo em toda parte, ainda que não tão evidente e explícita para nós: está
nos lugares, nos objetos e nos seres animais, vegetais e minerais que
constituem o nosso ambiente natural, social e cultural.
Se não está no momento presente, já esteve em algum
outro tempo na formação, composição, preparação, conservação ou na higienização
dos objetos que nos rodeiam, por mais sólidos, rígidos, resistentes ou por mais
etéreos que sejam. Como também está ou já esteve nas paisagens e nos ambientes
onde tais objetos e seres se encontram.
Está nos alimentos, remédios, tratamentos de saúde,
vestimentas, edificações; na luz que nos ilumina e no ar condicionado que
aquece ou refrigera nossos ambientes; na decoração, arte, literatura; no lazer
e no transporte; na política, economia e religião. Nas comemorações de paz e
nas disputas de guerra. Enfim, no nascimento, na sobrevivência e na morte.
Graças à água, a humanidade se libertou de suas
limitações, à medida que soube aproveitá-la, conduzindo-a para os lugares onde
melhor poderia ser utilizada e servir às suas inúmeras necessidades.
Contudo, apesar da dádiva que ela sempre representou
para nós, humanos, as relações das civilizações modernas e pós-modernas, com
essa mãe provedora, nem sempre têm sido pautadas pelo princípio do "amor
com amor se paga".
Hoje, a nossa Terra corre o risco de se tornar um
planeta de terras áridas pelos maltratos que infligimos à natureza, em suas
mais variadas manifestações e diversidade.
Mas quem usa, cuida; quem necessita, zela; quem ama,
protege. Quem recebeu a dádiva da vida deve manter viva a fonte da qual a
recebeu.
Daí a razão de termos escolhido a ÁGUA como tema para
análise e reflexão nesta prova.
Planeta Terra: este planeta Azul que, um dia, o
compositor e cantor Guilherme Arantes homenageou com a belíssima música Planeta Água.
Águas que movem moinhos são
as mesmas águas que
encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro
fundo da terra, pro fundo da
terra
Terra, planeta água
39. (G1 - cps 2007)
Leia o texto:
O Paraguai foi o primeiro
país sul-americano a se industrializar e a vender esses produtos
industrializados na Europa, ao contrário de seus vizinhos. Estes exportavam
matéria-prima e importavam capital e produtos industrializados europeus,
principalmente da Inglaterra.
A liberdade de transitar
pelos rios da Bacia Platina e o acesso ao estuário do Rio da Prata, importante
região de comércio internacional, foram motivos da Guerra da Tríplice Aliança
(formada por Brasil, Argentina e Uruguai) contra o Paraguai. A Inglaterra
apoiou os aliados, pois desejava refrear a industrialização daquele país.
Relacionando o mapa e o
texto, é possível concluir que a
navegabilidade dos rios da bacia do prata era importante para
a) o Brasil, por causa da
exportação do café do Vale do Paraíba e do Oeste Paulista para a Europa.
b) a Argentina, em razão dos
produtos industrializados que ela adquiria do Paraguai.
c) o Uruguai, porque o Rio da
Prata era a possibilidade de ele exportar gado para a Argentina.
d) os quatro países, por ser
essa navegabilidade condição indispensável ao comércio com a Inglaterra.
e) o Paraguai, porque eram
esses rios que lhe garantiam uma saída para o mar.
40. (Uerj 2006)
A economia cafeeira começou
a prosperar significativamente na região do Vale do Paraíba fluminense e
paulista na década de 1840 e entrou em decadência a partir dos anos de 1870.
Um dos fatores que contribuíram
para essa decadência está descrito em:
a) doação das terras devolutas
aos colonos, em consequência da Lei de Terras
b) redução do número de
escravos, devido à proibição imposta pela Lei Euzébio de Queiroz
c) baixa produtividade
agrícola, em razão da falta de escravos gerada pela Lei do Ventre Livre
d) proibição do tráfico de
escravos interprovincial, em função das imposições do Bill Aberdeen
41. (Pucpr 2005) Enquanto
nos Estados Unidos se promoveu a colonização interna com o "Homested Act",
assegurando a cada família a propriedade de uma área de terra, no Brasil
dificultou-se o acesso à terra com a criação, em 1850:
a) do Regimento Agrícola.
b) do Ato Adicional.
c) da Provisão Agrária.
d) da Lei de Terras.
e) da
Constituição Rural.
Fiz a prova inteirinha, na hora da correção, percebi que não tinha o gabarito pra correção :( Chega fiquei TRISTE!
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