Professor: Claudney Santos
História: Formação das monarquias
nacionais
Estudo Dirigido
– 1º Ano Joana d’Arc.
01.A formação das monarquias nacionais teve como
principal elemento.
A) A união dos nobres com o clero
B) A união dos clérigos com o rei
C) A união do rei com os burgueses
D) A união do rei com os senhores feudais
E) A união do rei com os camponeses
02.Marque verdadeiro ou falso:
( ) as
cidades poderosas não aceitavam submeter-se ao rei porque perderiam seus privilégio monopolistas.
( ) o
Estado monárquico não dependia da burguesia.
( ) o rei, para adquirir o poder
sobre outros senhores, dependiam do financiamento da burguesia para manter os
exércitos permanentes.
( ) as
atividades econômicas dependiam muito da unificação dos pesos, medidas e moedas.
( ) a
burguesia não tinha interesse na unificação do poder.
03.Na França, após o reinado de Felipe O Belo, a
monarquia estava consolidada devido as seguintes medidas, (marque verdadeiro ou
falso).
( )
Submissão da Igreja ao seu poder.
( ) A
descentralização do poder, que passou a ser exercidos pelos nobres.
( )
Expulsão dos mercadores estrangeiros, que concorriam com os mercadores
franceses.
( ) União do rei aos burgueses.
( )
Criação de um Parlamento.
04.A Guerra dos Cem Anos envolveu os seguintes
motivos (Marque verdadeiro ou falso):
( ) O
controle da região de Flandres.
( )
Expansão da fé cristã.
( )
disputa pelo trono, pelos descendentes de Felipe O Belo.
( )
formação das cruzadas.
( ) disputa por antigos territórios
franceses, dominados por ingleses.
05.Sobre a Carta Magna (Marque verdadeiro ou falso):
( ) foi
um documento criado para limitar o poder do rei
( ) a
carta magna concedia plenos poderes ao monarca.
( ) o
Grande conselho foi formado pelos nobres e bispos.
( ) os
camponeses fizeram parte do grande conselho.
( ) o
Parlamento substitui o grande conselho.
( ) a
Câmara dos Comuns foi composta por artesão e camponeses e a Câmara dos Lordes
pelos nobres e clero.
06.É correto afirmar sobre a Guerra das Duas Rosas
(Marque verdadeiro ou falso):
( ) foi
uma guerra entre franceses e ingleses.
( ) foi
uma conseqüência da Guerra dos Cem Anos, que enfraqueceu a monarquia e a nobreza que passaram a disputar o poder.
( )
envolveu os descendentes de Felipe O Belo.
( )
envolveu duas famílias: Lancaster e York.
( ) após o casamento de Henrique Tudor
(Lancaster) e Elizabeth de York, Henrique
obteve finalmente o apoio da burguesia e consolidou a monarquia
07.No
final do século XIV os europeus já começavam a se laçarem ao mar. Este período,
conhecido como das Grandes Navegações teve seu auge nos séculos XV e XVI.
Lendas e Mitos povoaram as histórias, cheios de sereias, serpentes marinhas,
abismos no meio do oceano... Porém a ambição de conquistar riquezas superou o
medo do desconhecido, fazendo surgir grandes expedições que levaram o europeu a
transporem os limites dos mares (...).
a) As lendas e mitos foram o
suficiente para impedirem os europeus a lançarem nas grandes navegações? (1,0)
R:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
08.Por
já praticar intensamente a pesca e, paralelamente, com o desenvolvimento de
estudos teóricos náuticos, com a fundação da Escola de Sagres, os portugueses
se sobressaíram no começo da expansão marítima. Cite duas destas tecnologias.
R:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
09.As
navegações foram encorajadas por mitos e fantasias sobre reinos suntuosos, que
povoaram o imaginário da população do final do feudalismo. Isso fez com que o
homem simples desafiasse os mares nunca antes navegados. Quais foram às
riquezas que estes homens iam buscar longe de sua terra na Europa?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ø
Leia com
atenção o poema de Fernando Pessoa e responda as questões 10 e 11.
O mar, quanto do teu sal
são as lágrimas de Portugal,
Por te cruzamos, quantas
mães rezaram,
Quantos filhos em vão
choram,
Quantas noivas ficaram por
casar,
Para que fosses nosso, Oh!
Mar.
10.
Que acontecimento histórico é retratado neste poema?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11.Como
o poeta descreve a agonia das famílias e dos familiares dos navegantes de
Portugal?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12. Diferencie os
processos de formação das monarquias nacionais ibéricas da Inglesa e francesa.
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13.Qual a inmportânica
da Revolução de Avis?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14. O que é Estado,
nação e monarquia?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15.Expique a guerra
das duas Rosas.
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
16.Explique o que era
a carta magna
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.