Clio é a musa da história e da criatividade, aquela que divulga e celebra as realizações. É madrinha das relações políticas tanto entre homens quanto entre nações traz na mão direita uma trombeta e, na esquerda, um livro. Já o 21 refere-se ao nosso século, como um referencial temporal.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Formação das monarquias nacionais


Professor: Claudney Santos
História: Formação das monarquias nacionais

Estudo Dirigido – 1º Ano Joana d’Arc.


01.A formação das monarquias nacionais teve como principal elemento.
A)    A união dos nobres com o clero
B)    A união dos clérigos com o rei
C)    A união do rei com os burgueses
D)    A união do rei com os senhores feudais
E)     A união do rei com os camponeses

02.Marque verdadeiro ou falso: 
(   ) as cidades poderosas não aceitavam submeter-se ao rei porque perderiam seus     privilégio monopolistas.
(     ) o Estado monárquico não dependia da burguesia.
(     ) o rei, para adquirir o poder sobre outros senhores, dependiam do financiamento da burguesia para manter os exércitos permanentes.
(    ) as atividades econômicas dependiam muito da unificação dos pesos, medidas e             moedas.
(     ) a burguesia não tinha interesse na unificação do poder.

03.Na França, após o reinado de Felipe O Belo, a monarquia estava consolidada devido as seguintes medidas, (marque verdadeiro ou falso).
(    ) Submissão da Igreja ao seu poder.
(    ) A descentralização do poder, que passou a ser exercidos pelos nobres.
(    ) Expulsão dos mercadores estrangeiros, que concorriam com os mercadores franceses.
(    )  União do rei aos burgueses.
(    ) Criação de um Parlamento.

04.A Guerra dos Cem Anos envolveu os seguintes motivos (Marque verdadeiro ou falso):
(     ) O controle da região de Flandres.
(     ) Expansão da fé cristã.
(     ) disputa pelo trono, pelos descendentes de Felipe O Belo.
(     ) formação das cruzadas.
      (     ) disputa por antigos territórios franceses, dominados por ingleses.

05.Sobre a Carta Magna (Marque verdadeiro ou falso):
(    ) foi um documento criado para limitar o poder do rei
(    ) a carta magna concedia plenos poderes ao monarca.
(    ) o Grande conselho foi formado pelos nobres e bispos.
(    ) os camponeses fizeram parte do grande conselho.
(    ) o Parlamento substitui o grande conselho.
(   ) a Câmara dos Comuns foi composta por artesão e camponeses e a Câmara dos    Lordes  pelos nobres e clero.

06.É correto afirmar sobre a Guerra das Duas Rosas (Marque verdadeiro ou falso):
(    ) foi uma guerra entre franceses e ingleses.
(    ) foi uma conseqüência da Guerra dos Cem Anos, que enfraqueceu a monarquia   e a nobreza que passaram a disputar o poder.
(    ) envolveu os descendentes de Felipe O Belo.
(    ) envolveu duas famílias: Lancaster e York.
      (    ) após o casamento de Henrique Tudor (Lancaster) e Elizabeth de York,   Henrique obteve finalmente o apoio da burguesia e consolidou a monarquia

07.No final do século XIV os europeus já começavam a se laçarem ao mar. Este período, conhecido como das Grandes Navegações teve seu auge nos séculos XV e XVI. Lendas e Mitos povoaram as histórias, cheios de sereias, serpentes marinhas, abismos no meio do oceano... Porém a ambição de conquistar riquezas superou o medo do desconhecido, fazendo surgir grandes expedições que levaram o europeu a transporem os limites dos mares (...).

a) As lendas e mitos foram o suficiente para impedirem os europeus a lançarem nas grandes navegações? (1,0)
R: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


08.Por já praticar intensamente a pesca e, paralelamente, com o desenvolvimento de estudos teóricos náuticos, com a fundação da Escola de Sagres, os portugueses se sobressaíram no começo da expansão marítima. Cite duas destas tecnologias.
R:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


09.As navegações foram encorajadas por mitos e fantasias sobre reinos suntuosos, que povoaram o imaginário da população do final do feudalismo. Isso fez com que o homem simples desafiasse os mares nunca antes navegados. Quais foram às riquezas que estes homens iam buscar longe de sua terra na Europa?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Ø  Leia com atenção o poema de Fernando Pessoa e responda as questões 10 e 11.

O mar, quanto do teu sal são as lágrimas de Portugal,
Por te cruzamos, quantas mães rezaram,
Quantos filhos em vão choram,
Quantas noivas ficaram por casar,
Para que fosses nosso, Oh! Mar.

10. Que acontecimento histórico é retratado neste poema?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11.Como o poeta descreve a agonia das famílias e dos familiares dos navegantes de Portugal?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12. Diferencie os processos de formação das monarquias nacionais ibéricas da Inglesa e francesa.
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13.Qual a inmportânica da Revolução de Avis?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14. O que é Estado, nação e monarquia?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

15.Expique a guerra das duas Rosas.
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

16.Explique o que era a carta magna
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Clio21. Tecnologia do Blogger.

Categories

Publicações Recentes