GOVERNO VARGAS
CONSTITUCIONAL(1934-1937)/ESTADO NOVO(1937-1945)
01)(UFPI) Comparando a Constituição
Brasileira de 1934 e a de 1937, é correto afirmar que ambas:
a) determinaram a
suspensão de liberdades civis.
b) deram ao
presidente o poder de governar através de decretos-leis.
c) apresentavam
formalmente a definição de um regime democrático.
d) mantiveram a
República Federativa, estabelecida na Constituição de 1891.
e) inspiraram-se
na Constituição de Weimar, república alemã que antecedeu o nazismo.
02)(UNIFESP) "O Secretariado do
CSN (Conselho de Segurança Nacional), em 11.05.1939, admite a indústria estatal
como solução para o problema em decorrência da imperiosa força maior e em
caráter transitório."
Com base no
texto, pode-se afirmar que
a) o regime do
Estado Novo decidiu-se pela construção da siderúrgica de Volta Redonda, por
causa da pressão do Exército brasileiro, então sob controle de generais
progressistas.
b) Getúlio Vargas
aproveitou-se das circunstâncias favoráveis da época, como a iminência da
guerra entre as potências capitalistas, para implantar no país a indústria de
base.
c) o Exército
acabou por concordar com a criação de uma indústria estatal de base, em troca
de sua permanência no poder e da garantia dada por Getúlio Vargas de que o
Brasil não entraria em guerra.
d) o país estava
seguindo uma tendência dominante naquele momento, estimulada pelos Estados
Unidos, visando criar infra-estrutura econômica para absorver seus produtos.
e) o projeto
visando criar a primeira companhia estatal brasileira, no ramo da siderurgia,
resultava tanto da abundância do minério de ferro no país quanto da pressão da
opinião pública nesse sentido.
03)(UFLA) Sobre o Populismo presente no
Brasil durante o Estado Novo, as alternativas a seguir estão corretas, EXCETO:
a) No governo de
Getúlio Vargas, ao perceber a força do operariado brasileiro, elaborou-se a
política trabalhista para o país, que pode ser encarada como uma maneira de
conquistar a simpatia dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, exercer um domínio
sobre eles, controlando os sindicatos.
b) O populismo é
acompanhado de várias medidas de cunho paternalista, em que o líder é visto
como alguém que dá "as coisas" à população mais pobre, sejam coisas
concretas ou não. Esse paternalismo esteve muito presente na política
brasileira.
c) O Ato
Institucional era uma medida utilizada pelos governos militares com o objetivo
de atender aos interesses da população trabalhadora e de garantir a luta por
seus direitos trabalhistas.
d) Com relação às
leis trabalhistas, implantadas pelo governo getulista, podem-se destacar como
medidas populistas: salário mínimo, férias remuneradas, jornada diária não
superior a oito horas, proteção ao trabalho da mulher, estabilidade no emprego.
Essas medidas garantiram a Getúlio Vargas o título de "pai dos
pobres".
04)(UFPEL)
A charge
relaciona-se ao
a) final do
Estado Novo e às ações políticas do Partido Comunista de Luís Carlos Prestes,
dos integralistas e dos movimentos tenentistas.
b) último governo
de Vargas e aos movimentos insurrecionais como o Levante dos Dezoito do Forte
de Copacabana, a Coluna Prestes e o
"Putsch"
integralista.
c) Governo
Provisório de Vargas, quando ocorreram as Intentonas Comunista e Integralista,
representadas, respectivamente, pelas figuras de Luís Carlos Prestes e Plínio
Salgado.
d) Governo
Constitucional de Vargas, momento que coincide com a Segunda Guerra Mundial, e
movimentos militares, como a República do Galeão e o Levante de Aragarças.
e) Governo Provisório
e ao Constitucional de Getúlio Vargas, quando ocorreram a Ação Integralista, a
Revolução Constitucionalista, a Intentona Comunista e o Plano Cohen.
05)(UEL) O fascismo brasileiro, criado
em 1932, foi um movimento social de extrema direita.Assinale a alternativa que
indica a denominação que lhe foi dada no Brasil:
a) Nazismo.
b) Integralismo.
c) Populismo.
d) Autoritarismo.
e) Totalitarismo.
06) O período da história brasileira
conhecido como "Estado Novo" (1937-1945), pode ser caracterizado:
a) por um período
de plena democracia no Brasil com base na Constituição de 1937.
b) por uma
ditadura instaurada por Getúlio Vargas.
c) pelo governo
de Juscelino Kubitschek, pautado no slogan "50 anos de realizações em 5
anos de governo".
d) pela ditadura
militar, justificada por uma intensa disputa pelo poder entre capitalistas e
socialistas.
e) pelo retorno à
democracia após muitos anos de governos militares.
07)(PUC-PR) Outorga de uma
Constituição, organização da leis trabalhistas, participação na Segunda Guerra
Mundial, são alguns fatos que lembram a figura de:
a) Juscelino
Kubitschek.
b) João Goulart.
c) Eurico Dutra.
d) Getúlio
Vargas.
e) Café Filho.
08)(UFSM) "Os cavalinhos correndo,
/ E nós, cavalões, comendo... / A Itália falando grosso, / A Europa se se
avacalhando...// [...] O Brasil se politicando, / Nossa! A poesia
morrendo."
("Rondó dos cavalinhos",
de Manuel Bandeira.)
O poema,
publicado em 1936, no livro Estrela da Manhã, refere-se:
a) ao início da
2ª Guerra Mundial e à democratização da República brasileira, acontecimentos
marcados pela difusão do ideário fascista.
b) à consolidação
do fascismo na Europa e à radicalização política no Brasil, caracterizada essa
última pelo confronto entre Aliança Nacional Libertadora e Ação Integralista
Brasileira.
c) à crise dos
Estados europeus decorrente da expansão do capitalismo liberal e ao esgotamento
do modelo agroexportador no Brasil.
d) ao fracasso do
ideário socialista tanto na Itália quanto no Brasil, no que se refere a
arregimentar os trabalhadores para enfrentar o Estado fascista.
e) à grandeza do
ideário e do movimento fascistas, graças aos quais a Itália e o Brasil se
ergueram e tornaram-se Estados fortes e economias exitosas no conjunto dos
Estados-nações do mundo.
09)(UEL) A política social, implementada
durante a Era Vargas (1930-1945), legou-nos o ditado "Getúlio, pai dos
pobres". Assim, é correto afirmar que:
a) O populismo
favorecia a população com bolsas e isenções tarifárias.
b) O regime
autoritário era promovido pelas elites em troca de favores políticos.
c) A política
social favorecia a riqueza dos pais em detrimento das mães de família.
d) Vários
direitos foram garantidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
e) O governo
proletário enfatizava o patriarcado nas famílias brasileiras.
10)(PUC-MG) "O meu candidato é o
Eurico.
Mas, se houver
oportunidade,
eu mudo uma
letra: Eu fico."
A anedota
popular, muito em voga nos anos 40 no Brasil, quando estava em curso o processo
de democratização do país, reflete:
a) vontade do
ditador Getúlio Vargas de permanecer no poder com o apoio da população
brasileira, diante da vitória dos países aliados na Segunda Guerra.
b) estratégia
política de Vargas para conseguir o apoio da oposição liderada pela UDN (União
Democrática Nacional) para sua candidatura à Presidência da República.
c) manobra do
governo para anunciar ao povo brasileiro a ameaça representada pelo candidato
Dutra, contrário à abertura democrática.
d) pretexto
utilizado por Vargas para manter a ditadura do Estado Novo vencendo a resistência
da oposição, que apoiava a candidatura Dutra.
11)(PUC-RS) "Aquarela do
Brasil", de Ary Barroso, foi um samba-exaltação composto num contexto
caracterizado pela censura às letras de música que falassem da malandragem e
pela utilização política do samba através do rádio - inclusive com a composição
de marchinhas de carnaval - no sentido de forjar o consenso político ao redor
de um projeto de modernização populista e autoritário, que caracterizou o
governo de
a) Juscelino
Kubitschek
b) Eurico Gaspar
Dutra
c) Castelo Branco
d) Jânio Quadros
e) Getúlio Vargas
12)(UNIFESP) Estamos atravessando um
período em que a economia dirigida vem sendo vitoriosamente adotada como a
maneira mais prática e mais eficiente de serem atendidos os interesses
econômicos, que não podem e não devem ficar sujeitos às vicissitudes e
percalços de situações possivelmente graves, afetando de forma indesejável os
verdadeiros e superiores interesses do país.
(Circular da FIESP, março de 1937.)
O texto mostra o
empresariado paulista
a)
desacreditando, naquela conjuntura, do automatismo do mercado, a fim de
garantir o crescimento da economia e, conseqüentemente, de seus lucros.
b) aferrado, como
sempre, aos princípios do mais puro liberalismo, na sua relação com o governo,
de um lado, e os trabalhadores, de outro.
c) descompassado,
naquela conjuntura, com a política econômica keynesiana, vigente na maioria dos
países capitalistas.
d) afinado, como
sempre, com a política econômica norte-americana, de acordo com o lema "o
que é bom para os EUA é bom para o Brasil".
e) apoiando, como
sempre fizera antes e continuaria a fazer depois, a política econômica
nacionalista de Getúlio Vargas.
13)(UERJ) O populismo brasileiro surge
sob o comando de Vargas e os políticos a ele associados. Desde 1930, pouco a
pouco, vai-se estruturando esse novo movimento político. Ao lado das medidas
concretas, desenvolveu-se a ideologia e a linguagem do populismo.
(IANNI, Otávio. In: MOTA, Myriam Becho e BRAICK,
Patrícia Ramos. "História: das cavernas ao Terceiro Milênio". São
Paulo: Moderna, 1997.)
Duas ações
representativas do populismo varguista estão apontadas em:
a) implantação de
organizações econômicas e redistribuição de terras aos camponeses
b) estatização
das indústrias de bens de capital e limitação dos investimentos estrangeiros
c) modernização
das estruturas econômicas e concessão de direitos aos trabalhadores urbanos
d) adoção de
discurso antiimperialista e estímulo ao alistamento contra a ingerência
norte-americana
14)(UFG) A cidadania expressa-se no
usufruto de direitos civis, políticos e sociais. Vargas, no Estado Novo (1937 a
1945), atendeu às demandas sociais com a legislação trabalhista. Porém, ao
iniciar seu governo, restringiu o exercício da cidadania no que concerne aos
direitos políticos, ao
a) submeter a
administração dos Estados ao controle dos órgãos federais.
b) centralizar o
poder, governando com base em medidas provisórias e decretos-leis.
c) fechar o
Congresso, extinguindo os partidos políticos e outorgando uma nova Constituição.
d) fortalecer a
liderança pessoal do presidente junto aos trabalhadores por meio de garantia de
direitos sociais.
e) nomear
militares para postos no governo dos estados nordestinos, limitando o poder dos
antigos oligarcas.
15)(FATEC) O Departamento de Imprensa e
Propaganda (DIP), criado em 1930 por Getúlio Vargas,
a) era um órgão
que garantia a liberdade artística, jornalística e dos demais meios de
comunicação do Brasil na era Vargas.
b) promovia
manifestações cívicas, nas quais os sindicatos de esquerda tinham um papel
importante de conscientização das massas.
c) estimulava a
produção de filmes nacionais e concursos de música e defendia o direito de os
sindicatos realizarem seus comícios e suas greves.
d) aproveitou-se
do programa Hora do Brasil, que, além de transmitir notícias políticas e
informações, servia como porta de entrada para as idéias liberais de Vargas.
e) era
responsável por controlar os meios de comunicação e promover a propaganda do
Estado Novo.
16)(UNIFESP) Sobre o processo de
industrialização no Brasil, no século passado, é correto afirmar que
a) sofreu, na
década passada, um salto de qualidade, perdendo seu caráter dependente e
tecnologicamente atrasado.
b) consolidou-se
somente quando o Estado, depois de 1930, tomou a iniciativa de assegurar sua
implementação.
c) conheceu sua
fase de maior crescimento a partir do momento em que o país aderiu à
globalização e ao neoliberalismo.
d) passou por
suas duas maiores fases de estagnação durante as duas guerras mundiais.
e) vivenciou
durante o milagre econômico dos anos 1969-1973 várias greves operárias
generalizadas.
17)(UFRRJ) Getúlio Vargas até hoje é um
nome conhecido por muitos brasileiros. A maneira de Getúlio Vargas governar,
nas décadas de 30 a 50, modo esse típico da América Latina, denominou-se
Populismo.
O Populismo
varguista também é chamado de Trabalhismo, uma forma específica (própria dele)
de Getúlio lidar com a questão dos trabalhadores.
Em relação ao
Trabalhismo de Vargas é correto se afirmar que:
I - As leis trabalhistas de Getúlio só
valiam para os trabalhadores urbanos. Porém sabe-se que, na época, 60% dos
brasileiros viviam no campo.
II - O campesinato brasileiro foi
amplamente beneficiado pelas leis trabalhistas, visto que Getúlio defendia a
Reforma Agrária.
III - A concessão de direitos
trabalhistas estava voltada a evitar greves, uma vez que o pacto populista,
proposto por Getúlio aos trabalhadores, buscava inibir o avanço das forças
trabalhistas com vistas a uma revolução socialista igual à da Rússia.
IV - Getúlio concedeu o direito de
greve aos trabalhadores, subordinando os sindicatos ao Ministério das Relações
Exteriores.
V - O Estado Novo se valia do
Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). A propaganda política tentava
convencer os brasileiros de que Getúlio era o "pai dos pobres".
Estão corretas as
afirmações:
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I, III e V.
d) II, III e V.
e) III, IV e V.
18)(UFG) Em março de 1934, Luís Carlos
Prestes fundou uma frente popular, a Aliança Nacional Libertadora, que objetivava
atrair setores democráticos e antifascistas da sociedade para um programa de
reformas políticas e sociais. O governo de Vargas perseguiu Prestes devido à:
a) emergência de
regimes autoritários na Europa influenciando a organização partidária no Brasil.
b) cooptação dos
sindicatos pelo Estado, com suas sedes tornando-se locais da propaganda
oficial.
c) proposta
política de estabelecer um governo revolucionário no Brasil alinhado com a
União Soviética.
d) organização da
Ação Integralista Brasileira, que defendia um projeto de Estado autoritário
para o país.
e) rivalidade
entre integralistas e aliancistas, os quais mobilizaram o país, ampliando o
clima de confrontos.
19)(UFG) O bonde de São Januário leva
mais um sócio otário sou eu que não vou trabalhar.
(BATISTA, W.; ALVES, A. In: BERCITO, Sônia
de Deus Rodrigues. "Nos tempos de Getúlio": Da Revolução de 30 ao fim
do Estado Novo. São Paulo: Atual, 1990. p. 43.)
O trecho acima é
um samba de Wilson Batista e Ataulfo Alves, composto em 1940, cuja letra evidencia
uma forma de resistência política ao
a) contrapor-se à
cultura do trabalho, principal foco de intervenção estadonovista.
b) associar
trabalho e música na constituição da identidade nacional.
c) conciliar
trabalho e cultura popular, articulando as relações entre Estado autoritário e
trabalhadores.
d) estabelecer
relação entre símbolos da modernização com a valorização do trabalhador.
e) criar uma
relação de cumplicidade entre o Estado autoritário e os dissidentes da
sociedade brasileira.
20)(PUCCAMP) O terceiro dos veículos de
massa era inteiramente novo: rádio. [...] O rádio transformava a vida dos
pobres, e sobretudo das mulheres pobres presas ao lar, como nada fizera antes.
Trazia o mundo à sua sala. Daí em diante, os mais solitários não precisavam
mais ficar inteiramente a sós. E toda a gama do que podia ser dito, cantado,
trocado ou de outro modo expresso em som estava agora ao alcance deles. [...]
sua capacidade de falar simultaneamente a incontáveis milhões, cada um deles
sentindo-se abordado como indivíduo, transformava-o numa ferramenta
inconcebivelmente poderosa de informação de massa, como governantes e
vendedores logo perceberam...
(Eric Hobsbawn. As artes (1914-1945), in "Era dos
extremos. O breve século XX (1914-1991)")
A veiculação de
propaganda política através do rádio foi um recurso amplamente usado pelos
governos populistas de Vargas e Perón na América Latina. A transmissão de
discursos presidenciais especialmente direcionados aos ouvintes tinha por
objetivo principal
a) ampliar a participação
popular nas esferas do poder político do Estado.
b) informar a
população da situação econômica do país e das medidas aprovadas pelo Congresso.
c) promover a
identificação do cidadão com o líder político, auto-intitulado protetor dos
pobres.
d) assegurar a
não realização de greves e reivindicações trabalhistas que prejudicassem a
estabilidade nacional.
e) veicular
campanhas sociais contra o analfabetismo, a fome e as mazelas que atingiam a
população humilde.
21)(UFSCAR) Considere as letras de música
e responda.
Inimigo do
batente
Wilson
Batista e Germano Augusto (1939/1940)
Se eu lhe arranjo
trabalho
Ele vai de manhã,
de tarde pede a conta
Eu já estou
cansada de dar
Murro em faca de
ponta
Ele disse pra mim
Que está
esperando ser presidente
Tira patente do
sindicato
Dos inimigos do
batente.
Não admito
Ciro de
Souza e Augusto Garcez (1940)
Não, não admito
Eu digo e repito
Que não admito
Que você tenha
coragem
De usar
malandragem
Pra meu dinheiro
tomar
Se quiser vá
trabalhar, oi
Vá pedir emprego
na pedreira
Que eu não estou
disposta
A viver dessa
maneira
Você quer levar a
vida
Tocando a viola
de papo pro ar
E eu me mato no
trabalho
Pra você gozar.
a) Qual a conjuntura política da época
e quais os valores difundidos pelo governo do período para o trabalho?
b) Identifique os valores atribuídos ao
trabalho nas letras dos sambas e compare com os valores difundidos pelo governo
do período.
22)(UFRJ) "Somos uma raça superior
e devemos governar com dureza [...] Arrancarei deste país tudo que puder. Não
vim para espalhar bem-aventurança [...] A população deve trabalhar sempre [...]
Não viemos para distribuir o maná [vantagens]. Viemos para criar as bases da
vitória. Somos uma raça superior que precisa lembrar que o mais humilde
operário alemão é, racial e biologicamente, mais valioso que a população
daqui."
(Fonte: Adap.
de Erich Koch, Comissário do Reich na Ucrânia em março de 1943, in: SHIRER,
William L. Ascensão e queda do III Reich. Rio de Janeiro, Civilização
Brasileira, 1967, vol. 4, p. 13)
O Texto permite
identificar alguns valores que permeavam a ação alemã na Segunda Guerra Mundial
(1939-1945).
a) Identifique no texto dois valores da
ideologia nazista.
b) Cite duas razões que levaram o
Brasil a participar da Segunda Guerra Mundial.
23)(UFRRJ) Leia o trecho selecionado do
"Manifesto de Outubro", documento básico da Ação Integralista
Brasileira, tornado público em 1932.
Pretendemos
realizar o Estado Integralista, livre de todo e qualquer princípio de divisão:
partidos políticos; estadualismos em luta pela hegemonia; lutas de classes;
facções locais; caudilhismos; economia desorganizada; antagonismos de militares
e civis; antagonismos entre polícias estaduais e o Exército; entre o governo e
o povo; entre o governo e os intelectuais; entre estes e a massa popular. (...)
Pretendemos criar, como os elementos raciais, segundo os imperativos
mesológicos, e econômicos, a Nação Brasileira, salvando-a dos erros da
civilização capitalista e dos erros da barbaria comunista. (...)
FENELON, Déa Ribeiro. "50 Textos de História do
Brasil". São Paulo: Hucitec, 1974. p. 156-158.
Partindo deste
texto:
a) Contextualize a Ação Integralista
Brasileira no cenário político e ideológico internacional dos anos 30.
b) Estabeleça uma relação entre a Ação
Integralista Brasileira e o Estado Novo.
24)(UFRJ) "Após o advento do
Estado Novo, deu-se a consolidação de uma política de massas que vinha se
preparando desde o início da década. Constituídos a partir de um golpe de
Estado, sem qualquer participação popular, os representantes do poder buscaram
legitimação e apoio de setores populares mais amplos da sociedade através da
propaganda [...]. Além da busca de apoio, a integração política das massas
visava ao seu controle em novas bases."
Fonte: CAPELATO, Maria Helena. "O Estado Novo: o
que trouxe de novo?", in: Ferreira, Jorge (org.). "O Brasil
republicano". Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2003, vol. 2, p.110.
O Estado Novo
correspondeu ao período do Governo Vargas iniciado em 1937, com um golpe de
Estado, e encerrado com a deposição do presidente.
a) Identifique duas medidas adotadas
pelo Governo Vargas, durante o Estado Novo, que buscavam assegurar a realização
dos objetivos mencionados pela autora do texto.
b) Explique um fator ligado à
conjuntura internacional que tenha contribuído para o fim do Estado Novo.
25)(UERJ) Reza a lenda que, numa noite
chuvosa de agosto de 39, Ary estava na sua sala, jogando conversa fora com a
patroa e um casal de cunhados. De repente, levantou do sofá e disse, indo pro
piano (...): vou fazer um samba cheio de inovações. Começou imitando no teclado
a batida de um tamborim e, meia hora depois, música e letra estavam prontas. O
cunhado foi o primeiro a esboçar um protesto que acompanharia a canção até
hoje: coqueiro que dá coco, Ary? E você queria que ele desse o quê?!? Ary não
deu bola. (...) Ele, esperto como sempre foi, sabia que estava inventando um
gênero, o samba-exaltação. Com sua letra que cantava o bom e o belo dessa
terra, estava inaugurando uma nova era, numa época onde marchas e sambas, como
diria Noel Rosa, só falavam de mulher, malandragem e prontidão (falta de
grana). (...) O fato é que nunca se descobriu se a Aquarela foi mesmo composta
ou não sob encomenda de Getúlio.
(http://www.samba-choro.com.br/artistas/arybarroso)
Em 2003, comemorou-se
o centenário do nascimento de um dos maiores compositores da Música Popular
Brasileira, Ary Barroso. O samba-exaltação, sua criação, foi utilizado como
peça de propaganda tanto internamente, pelo Estado Novo, como externamente,
pela Política da Boa Vizinhança do presidente norte-americano Franklin
Roosevelt.
a) Explique de que forma o Estado Novo
utilizou-se de manifestações da cultura popular, como o samba, em seu projeto
de legitimação.
b) Cite duas características do
contexto internacional no qual foi estabelecida a Política da Boa Vizinhança.
GABARITO
01-D
02-B
03-C
04-E
05-B
06-B
07-D
08-B
09-D
10-A
11-E
12-A
13-C
14-C
15-E
16-B
17-C
18-C
19-A
20-C
21-a) A conjuntura política solicitada na
questão, é a do Estado Novo, última fase da Era Vargas. Nesse período, os
valores relacionados ao trabalho eram norteados por uma política governamental
de caráter populista que procurava cooptar os trabalhadores em seu favor.
b) As duas letras estabelecem críticas
à "malandragem", ressaltada em
outras letras como característica de segmentos populares cariocas, e valorizam o trabalho sintonizadas
com os propósitos do governo Vargas de considerar trabalho como nobre e digno.
22-a) Entre os valores da ideologia nazista
que nortearam as ações alemãs na Segunda Guerra Mundial, podemos destacar a
tese racista do arianismo argumentando a pretensa superioridade étnica dos
alemães e o ódio ao estrangeiro (xenofobia) estimulado para atender às
pretensões imperialistasdo nazismo.
b) O Brasil entrou na Segunda Guerra
Mundial devido ao afundamento de navios
brasileiros por naus do Eixo na costa nacional e motivado pela percepção de
membros do governo Vargas e de empresários brasileiros das possíveis vantagens
comerciais de se aliar aos Estados Unidos e, portanto, ao lado das forças
anti-Eixo.
23-a) Integralismo como parte de correntes
e partidos fascistas dos anos 30.
b) Os integralistas apoiaram a instalação
do Estado Novo mas que Vargas optou por não manter vínculos políticos com a
AIB, alijando-a definitivamente do processo político entre finais de 1937 e
inícios de 1938.
24-a) Criação do DIP; adoção da CLT;
dissolução do Congresso Nacional; outorga de uma nova Constituição; nomeação de
interventores nos estados; fechamento dos partidos políticos; censura aos meios
de comunicação; intervenção do poder público na economia e na cultura.
b) A
participação brasileira e a vitória ao lado dos Aliados na 2 Guerra Mundial na
luta contra o nazi-fascismo favoreceu a queda do Estado Novo.
25-a) O Estado Novo apropriou-se das
manifestações culturais populares para exaltar o nacionalismo e consolidar
idéias de uma só cultura e de uma só nação, propiciando, assim, a incorporação
social e a valorização dos trabalhadores urbanos, necessários ao processo de
industrialização como cidadãos. Utilizando-se do DIP (Departamento de Imprensa
e Propaganda) Getúlio Vargas, procurou
promover a valorização do trabalho difundindo a imagem do "novo
homem" brasileiro, chegando a proibir músicas que exaltassem a
malandragem. As letras ufanistas ou que exlatassem o trabalhador brasileiro
alcançavam as massas urbanas através do rádio.
b) A crítica latino-americana às
intervenções norte-americanas na região ou à política do Big Stick e o
interesse norte-americano em estreitar laços com o governo brasileiro, visando
à utilização de bases militares no contexto da Segunda Guerra.
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