Clio é a musa da história e da criatividade, aquela que divulga e celebra as realizações. É madrinha das relações políticas tanto entre homens quanto entre nações traz na mão direita uma trombeta e, na esquerda, um livro. Já o 21 refere-se ao nosso século, como um referencial temporal.

domingo, 7 de outubro de 2012

Era Vargas - Parte II


GOVERNO VARGAS CONSTITUCIONAL(1934-1937)/ESTADO NOVO(1937-1945)



01)(UFPI) Comparando a Constituição Brasileira de 1934 e a de 1937, é correto afirmar que ambas:
a) determinaram a suspensão de liberdades civis.
b) deram ao presidente o poder de governar através de decretos-leis.
c) apresentavam formalmente a definição de um regime democrático.
d) mantiveram a República Federativa, estabelecida na Constituição de 1891.
e) inspiraram-se na Constituição de Weimar, república alemã que antecedeu o nazismo.

02)(UNIFESP) "O Secretariado do CSN (Conselho de Segurança Nacional), em 11.05.1939, admite a indústria estatal como solução para o problema em decorrência da imperiosa força maior e em caráter transitório."
Com base no texto, pode-se afirmar que
a) o regime do Estado Novo decidiu-se pela construção da siderúrgica de Volta Redonda, por causa da pressão do Exército brasileiro, então sob controle de generais progressistas.
b) Getúlio Vargas aproveitou-se das circunstâncias favoráveis da época, como a iminência da guerra entre as potências capitalistas, para implantar no país a indústria de base.
c) o Exército acabou por concordar com a criação de uma indústria estatal de base, em troca de sua permanência no poder e da garantia dada por Getúlio Vargas de que o Brasil não entraria em guerra.
d) o país estava seguindo uma tendência dominante naquele momento, estimulada pelos Estados Unidos, visando criar infra-estrutura econômica para absorver seus produtos.
e) o projeto visando criar a primeira companhia estatal brasileira, no ramo da siderurgia, resultava tanto da abundância do minério de ferro no país quanto da pressão da opinião pública nesse sentido.

03)(UFLA) Sobre o Populismo presente no Brasil durante o Estado Novo, as alternativas a seguir estão corretas, EXCETO:
a) No governo de Getúlio Vargas, ao perceber a força do operariado brasileiro, elaborou-se a política trabalhista para o país, que pode ser encarada como uma maneira de conquistar a simpatia dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, exercer um domínio sobre eles, controlando os sindicatos.
b) O populismo é acompanhado de várias medidas de cunho paternalista, em que o líder é visto como alguém que dá "as coisas" à população mais pobre, sejam coisas concretas ou não. Esse paternalismo esteve muito presente na política brasileira.
c) O Ato Institucional era uma medida utilizada pelos governos militares com o objetivo de atender aos interesses da população trabalhadora e de garantir a luta por seus direitos trabalhistas.
d) Com relação às leis trabalhistas, implantadas pelo governo getulista, podem-se destacar como medidas populistas: salário mínimo, férias remuneradas, jornada diária não superior a oito horas, proteção ao trabalho da mulher, estabilidade no emprego. Essas medidas garantiram a Getúlio Vargas o título de "pai dos pobres".

04)(UFPEL)
A charge relaciona-se ao
a) final do Estado Novo e às ações políticas do Partido Comunista de Luís Carlos Prestes, dos integralistas e dos movimentos tenentistas.
b) último governo de Vargas e aos movimentos insurrecionais como o Levante dos Dezoito do Forte de Copacabana, a Coluna Prestes e o
"Putsch" integralista.
c) Governo Provisório de Vargas, quando ocorreram as Intentonas Comunista e Integralista, representadas, respectivamente, pelas figuras de Luís Carlos Prestes e Plínio Salgado.
d) Governo Constitucional de Vargas, momento que coincide com a Segunda Guerra Mundial, e movimentos militares, como a República do Galeão e o Levante de Aragarças.
e) Governo Provisório e ao Constitucional de Getúlio Vargas, quando ocorreram a Ação Integralista, a Revolução Constitucionalista, a Intentona Comunista e o Plano Cohen.

05)(UEL) O fascismo brasileiro, criado em 1932, foi um movimento social de extrema direita.Assinale a alternativa que indica a denominação que lhe foi dada no Brasil:
a) Nazismo.
b) Integralismo.
c) Populismo.
d) Autoritarismo.
e) Totalitarismo.

06) O período da história brasileira conhecido como "Estado Novo" (1937-1945), pode ser caracterizado:
a) por um período de plena democracia no Brasil com base na Constituição de 1937.
b) por uma ditadura instaurada por Getúlio Vargas.
c) pelo governo de Juscelino Kubitschek, pautado no slogan "50 anos de realizações em 5 anos de governo".
d) pela ditadura militar, justificada por uma intensa disputa pelo poder entre capitalistas e socialistas.
e) pelo retorno à democracia após muitos anos de governos militares.

07)(PUC-PR) Outorga de uma Constituição, organização da leis trabalhistas, participação na Segunda Guerra Mundial, são alguns fatos que lembram a figura de:
a) Juscelino Kubitschek.
b) João Goulart.
c) Eurico Dutra.
d) Getúlio Vargas.
e) Café Filho.

08)(UFSM) "Os cavalinhos correndo, / E nós, cavalões, comendo... / A Itália falando grosso, / A Europa se se avacalhando...// [...] O Brasil se politicando, / Nossa! A poesia morrendo."
            ("Rondó dos cavalinhos", de Manuel Bandeira.)

O poema, publicado em 1936, no livro Estrela da Manhã, refere-se:
a) ao início da 2ª Guerra Mundial e à democratização da República brasileira, acontecimentos marcados pela difusão do ideário fascista.
b) à consolidação do fascismo na Europa e à radicalização política no Brasil, caracterizada essa última pelo confronto entre Aliança Nacional Libertadora e Ação Integralista Brasileira.
c) à crise dos Estados europeus decorrente da expansão do capitalismo liberal e ao esgotamento do modelo agroexportador no Brasil.
d) ao fracasso do ideário socialista tanto na Itália quanto no Brasil, no que se refere a arregimentar os trabalhadores para enfrentar o Estado fascista.
e) à grandeza do ideário e do movimento fascistas, graças aos quais a Itália e o Brasil se ergueram e tornaram-se Estados fortes e economias exitosas no conjunto dos Estados-nações do mundo.

09)(UEL) A política social, implementada durante a Era Vargas (1930-1945), legou-nos o ditado "Getúlio, pai dos pobres". Assim, é correto afirmar que:
a) O populismo favorecia a população com bolsas e isenções tarifárias.
b) O regime autoritário era promovido pelas elites em troca de favores políticos.
c) A política social favorecia a riqueza dos pais em detrimento das mães de família.
d) Vários direitos foram garantidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
e) O governo proletário enfatizava o patriarcado nas famílias brasileiras.

10)(PUC-MG) "O meu candidato é o Eurico.
Mas, se houver oportunidade,
eu mudo uma letra: Eu fico."
A anedota popular, muito em voga nos anos 40 no Brasil, quando estava em curso o processo de democratização do país, reflete:
a) vontade do ditador Getúlio Vargas de permanecer no poder com o apoio da população brasileira, diante da vitória dos países aliados na Segunda Guerra.
b) estratégia política de Vargas para conseguir o apoio da oposição liderada pela UDN (União Democrática Nacional) para sua candidatura à Presidência da República.
c) manobra do governo para anunciar ao povo brasileiro a ameaça representada pelo candidato Dutra, contrário à abertura democrática.
d) pretexto utilizado por Vargas para manter a ditadura do Estado Novo vencendo a resistência da oposição, que apoiava a candidatura Dutra.

11)(PUC-RS) "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, foi um samba-exaltação composto num contexto caracterizado pela censura às letras de música que falassem da malandragem e pela utilização política do samba através do rádio - inclusive com a composição de marchinhas de carnaval - no sentido de forjar o consenso político ao redor de um projeto de modernização populista e autoritário, que caracterizou o governo de
a) Juscelino Kubitschek
b) Eurico Gaspar Dutra
c) Castelo Branco
d) Jânio Quadros
e) Getúlio Vargas

12)(UNIFESP) Estamos atravessando um período em que a economia dirigida vem sendo vitoriosamente adotada como a maneira mais prática e mais eficiente de serem atendidos os interesses econômicos, que não podem e não devem ficar sujeitos às vicissitudes e percalços de situações possivelmente graves, afetando de forma indesejável os verdadeiros e superiores interesses do país.
            (Circular da FIESP, março de 1937.)
O texto mostra o empresariado paulista
a) desacreditando, naquela conjuntura, do automatismo do mercado, a fim de garantir o crescimento da economia e, conseqüentemente, de seus lucros.
b) aferrado, como sempre, aos princípios do mais puro liberalismo, na sua relação com o governo, de um lado, e os trabalhadores, de outro.
c) descompassado, naquela conjuntura, com a política econômica keynesiana, vigente na maioria dos países capitalistas.
d) afinado, como sempre, com a política econômica norte-americana, de acordo com o lema "o que é bom para os EUA é bom para o Brasil".
e) apoiando, como sempre fizera antes e continuaria a fazer depois, a política econômica nacionalista de Getúlio Vargas.

13)(UERJ) O populismo brasileiro surge sob o comando de Vargas e os políticos a ele associados. Desde 1930, pouco a pouco, vai-se estruturando esse novo movimento político. Ao lado das medidas concretas, desenvolveu-se a ideologia e a linguagem do populismo.
            (IANNI, Otávio. In: MOTA, Myriam Becho e BRAICK, Patrícia Ramos. "História: das cavernas ao Terceiro Milênio". São Paulo: Moderna, 1997.)
Duas ações representativas do populismo varguista estão apontadas em:
a) implantação de organizações econômicas e redistribuição de terras aos camponeses
b) estatização das indústrias de bens de capital e limitação dos investimentos estrangeiros
c) modernização das estruturas econômicas e concessão de direitos aos trabalhadores urbanos
d) adoção de discurso antiimperialista e estímulo ao alistamento contra a ingerência norte-americana

14)(UFG) A cidadania expressa-se no usufruto de direitos civis, políticos e sociais. Vargas, no Estado Novo (1937 a 1945), atendeu às demandas sociais com a legislação trabalhista. Porém, ao iniciar seu governo, restringiu o exercício da cidadania no que concerne aos direitos políticos, ao
a) submeter a administração dos Estados ao controle dos órgãos federais.
b) centralizar o poder, governando com base em medidas provisórias e decretos-leis.
c) fechar o Congresso, extinguindo os partidos políticos e outorgando uma nova Constituição.
d) fortalecer a liderança pessoal do presidente junto aos trabalhadores por meio de garantia de direitos sociais.
e) nomear militares para postos no governo dos estados nordestinos, limitando o poder dos antigos oligarcas.

15)(FATEC) O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado em 1930 por Getúlio Vargas,
a) era um órgão que garantia a liberdade artística, jornalística e dos demais meios de comunicação do Brasil na era Vargas.
b) promovia manifestações cívicas, nas quais os sindicatos de esquerda tinham um papel importante de conscientização das massas.
c) estimulava a produção de filmes nacionais e concursos de música e defendia o direito de os sindicatos realizarem seus comícios e suas greves.
d) aproveitou-se do programa Hora do Brasil, que, além de transmitir notícias políticas e informações, servia como porta de entrada para as idéias liberais de Vargas.
e) era responsável por controlar os meios de comunicação e promover a propaganda do Estado Novo.

16)(UNIFESP) Sobre o processo de industrialização no Brasil, no século passado, é correto afirmar que
a) sofreu, na década passada, um salto de qualidade, perdendo seu caráter dependente e tecnologicamente atrasado.
b) consolidou-se somente quando o Estado, depois de 1930, tomou a iniciativa de assegurar sua implementação.
c) conheceu sua fase de maior crescimento a partir do momento em que o país aderiu à globalização e ao neoliberalismo.
d) passou por suas duas maiores fases de estagnação durante as duas guerras mundiais.
e) vivenciou durante o milagre econômico dos anos 1969-1973 várias greves operárias generalizadas.

17)(UFRRJ) Getúlio Vargas até hoje é um nome conhecido por muitos brasileiros. A maneira de Getúlio Vargas governar, nas décadas de 30 a 50, modo esse típico da América Latina, denominou-se Populismo.
O Populismo varguista também é chamado de Trabalhismo, uma forma específica (própria dele) de Getúlio lidar com a questão dos trabalhadores.
Em relação ao Trabalhismo de Vargas é correto se afirmar que:
I - As leis trabalhistas de Getúlio só valiam para os trabalhadores urbanos. Porém sabe-se que, na época, 60% dos brasileiros viviam no campo.
II - O campesinato brasileiro foi amplamente beneficiado pelas leis trabalhistas, visto que Getúlio defendia a Reforma Agrária.
III - A concessão de direitos trabalhistas estava voltada a evitar greves, uma vez que o pacto populista, proposto por Getúlio aos trabalhadores, buscava inibir o avanço das forças trabalhistas com vistas a uma revolução socialista igual à da Rússia.
IV - Getúlio concedeu o direito de greve aos trabalhadores, subordinando os sindicatos ao Ministério das Relações Exteriores.
V - O Estado Novo se valia do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). A propaganda política tentava convencer os brasileiros de que Getúlio era o "pai dos pobres".
Estão corretas as afirmações:
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I, III e V.
d) II, III e V.
e) III, IV e V.

18)(UFG) Em março de 1934, Luís Carlos Prestes fundou uma frente popular, a Aliança Nacional Libertadora, que objetivava atrair setores democráticos e antifascistas da sociedade para um programa de reformas políticas e sociais. O governo de Vargas perseguiu Prestes devido à:
a) emergência de regimes autoritários na Europa influenciando a organização partidária no Brasil.
b) cooptação dos sindicatos pelo Estado, com suas sedes tornando-se locais da propaganda oficial.
c) proposta política de estabelecer um governo revolucionário no Brasil alinhado com a União Soviética.
d) organização da Ação Integralista Brasileira, que defendia um projeto de Estado autoritário para o país.
e) rivalidade entre integralistas e aliancistas, os quais mobilizaram o país, ampliando o clima de confrontos.

19)(UFG) O bonde de São Januário leva mais um sócio otário sou eu que não vou trabalhar.
            (BATISTA, W.; ALVES, A. In: BERCITO, Sônia de Deus Rodrigues. "Nos tempos de Getúlio": Da Revolução de 30 ao fim do Estado Novo. São Paulo: Atual, 1990. p. 43.)
O trecho acima é um samba de Wilson Batista e Ataulfo Alves, composto em 1940, cuja letra evidencia uma forma de resistência política ao
a) contrapor-se à cultura do trabalho, principal foco de intervenção estadonovista.
b) associar trabalho e música na constituição da identidade nacional.
c) conciliar trabalho e cultura popular, articulando as relações entre Estado autoritário e trabalhadores.
d) estabelecer relação entre símbolos da modernização com a valorização do trabalhador.
e) criar uma relação de cumplicidade entre o Estado autoritário e os dissidentes da sociedade brasileira.

20)(PUCCAMP) O terceiro dos veículos de massa era inteiramente novo: rádio. [...] O rádio transformava a vida dos pobres, e sobretudo das mulheres pobres presas ao lar, como nada fizera antes. Trazia o mundo à sua sala. Daí em diante, os mais solitários não precisavam mais ficar inteiramente a sós. E toda a gama do que podia ser dito, cantado, trocado ou de outro modo expresso em som estava agora ao alcance deles. [...] sua capacidade de falar simultaneamente a incontáveis milhões, cada um deles sentindo-se abordado como indivíduo, transformava-o numa ferramenta inconcebivelmente poderosa de informação de massa, como governantes e vendedores logo perceberam...
            (Eric Hobsbawn. As artes (1914-1945), in "Era dos extremos. O breve século XX (1914-1991)")
A veiculação de propaganda política através do rádio foi um recurso amplamente usado pelos governos populistas de Vargas e Perón na América Latina. A transmissão de discursos presidenciais especialmente direcionados aos ouvintes tinha por objetivo principal
a) ampliar a participação popular nas esferas do poder político do Estado.
b) informar a população da situação econômica do país e das medidas aprovadas pelo Congresso.
c) promover a identificação do cidadão com o líder político, auto-intitulado protetor dos pobres.
d) assegurar a não realização de greves e reivindicações trabalhistas que prejudicassem a estabilidade nacional.
e) veicular campanhas sociais contra o analfabetismo, a fome e as mazelas que atingiam a população humilde.

21)(UFSCAR) Considere as letras de música e responda.
Inimigo do batente
Wilson Batista e Germano Augusto (1939/1940)
Se eu lhe arranjo trabalho
Ele vai de manhã, de tarde pede a conta
Eu já estou cansada de dar
Murro em faca de ponta
Ele disse pra mim
Que está esperando ser presidente
Tira patente do sindicato
Dos inimigos do batente.
Não admito
Ciro de Souza e Augusto Garcez (1940)
Não, não admito
Eu digo e repito
Que não admito
Que você tenha coragem
De usar malandragem
Pra meu dinheiro tomar
Se quiser vá trabalhar, oi
Vá pedir emprego na pedreira
Que eu não estou disposta
A viver dessa maneira
Você quer levar a vida
Tocando a viola de papo pro ar
E eu me mato no trabalho
Pra você gozar.
a) Qual a conjuntura política da época e quais os valores difundidos pelo governo do período para o trabalho?
b) Identifique os valores atribuídos ao trabalho nas letras dos sambas e compare com os valores difundidos pelo governo do período.

22)(UFRJ) "Somos uma raça superior e devemos governar com dureza [...] Arrancarei deste país tudo que puder. Não vim para espalhar bem-aventurança [...] A população deve trabalhar sempre [...] Não viemos para distribuir o maná [vantagens]. Viemos para criar as bases da vitória. Somos uma raça superior que precisa lembrar que o mais humilde operário alemão é, racial e biologicamente, mais valioso que a população daqui."
(Fonte: Adap. de Erich Koch, Comissário do Reich na Ucrânia em março de 1943, in: SHIRER, William L. Ascensão e queda do III Reich. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1967, vol. 4, p. 13)
O Texto permite identificar alguns valores que permeavam a ação alemã na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
a) Identifique no texto dois valores da ideologia nazista.
b) Cite duas razões que levaram o Brasil a participar da Segunda Guerra Mundial.

23)(UFRRJ) Leia o trecho selecionado do "Manifesto de Outubro", documento básico da Ação Integralista Brasileira, tornado público em 1932.
Pretendemos realizar o Estado Integralista, livre de todo e qualquer princípio de divisão: partidos políticos; estadualismos em luta pela hegemonia; lutas de classes; facções locais; caudilhismos; economia desorganizada; antagonismos de militares e civis; antagonismos entre polícias estaduais e o Exército; entre o governo e o povo; entre o governo e os intelectuais; entre estes e a massa popular. (...) Pretendemos criar, como os elementos raciais, segundo os imperativos mesológicos, e econômicos, a Nação Brasileira, salvando-a dos erros da civilização capitalista e dos erros da barbaria comunista. (...)
            FENELON, Déa Ribeiro. "50 Textos de História do Brasil". São Paulo: Hucitec, 1974. p. 156-158.
Partindo deste texto:
a) Contextualize a Ação Integralista Brasileira no cenário político e ideológico internacional dos anos 30.
b) Estabeleça uma relação entre a Ação Integralista Brasileira e o Estado Novo.

24)(UFRJ) "Após o advento do Estado Novo, deu-se a consolidação de uma política de massas que vinha se preparando desde o início da década. Constituídos a partir de um golpe de Estado, sem qualquer participação popular, os representantes do poder buscaram legitimação e apoio de setores populares mais amplos da sociedade através da propaganda [...]. Além da busca de apoio, a integração política das massas visava ao seu controle em novas bases."
            Fonte: CAPELATO, Maria Helena. "O Estado Novo: o que trouxe de novo?", in: Ferreira, Jorge (org.). "O Brasil republicano". Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2003, vol. 2, p.110.
O Estado Novo correspondeu ao período do Governo Vargas iniciado em 1937, com um golpe de Estado, e encerrado com a deposição do presidente.
a) Identifique duas medidas adotadas pelo Governo Vargas, durante o Estado Novo, que buscavam assegurar a realização dos objetivos mencionados pela autora do texto.
b) Explique um fator ligado à conjuntura internacional que tenha contribuído para o fim do Estado Novo.

25)(UERJ) Reza a lenda que, numa noite chuvosa de agosto de 39, Ary estava na sua sala, jogando conversa fora com a patroa e um casal de cunhados. De repente, levantou do sofá e disse, indo pro piano (...): vou fazer um samba cheio de inovações. Começou imitando no teclado a batida de um tamborim e, meia hora depois, música e letra estavam prontas. O cunhado foi o primeiro a esboçar um protesto que acompanharia a canção até hoje: coqueiro que dá coco, Ary? E você queria que ele desse o quê?!? Ary não deu bola. (...) Ele, esperto como sempre foi, sabia que estava inventando um gênero, o samba-exaltação. Com sua letra que cantava o bom e o belo dessa terra, estava inaugurando uma nova era, numa época onde marchas e sambas, como diria Noel Rosa, só falavam de mulher, malandragem e prontidão (falta de grana). (...) O fato é que nunca se descobriu se a Aquarela foi mesmo composta ou não sob encomenda de Getúlio.
(http://www.samba-choro.com.br/artistas/arybarroso)
Em 2003, comemorou-se o centenário do nascimento de um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira, Ary Barroso. O samba-exaltação, sua criação, foi utilizado como peça de propaganda tanto internamente, pelo Estado Novo, como externamente, pela Política da Boa Vizinhança do presidente norte-americano Franklin Roosevelt.
a) Explique de que forma o Estado Novo utilizou-se de manifestações da cultura popular, como o samba, em seu projeto de legitimação.
b) Cite duas características do contexto internacional no qual foi estabelecida a Política da Boa Vizinhança.


GABARITO
01-D
02-B
03-C
04-E
05-B
06-B
07-D
08-B
09-D
10-A
11-E
12-A
13-C
14-C
15-E
16-B
17-C
18-C
19-A
20-C
21-a) A conjuntura política solicitada na questão, é a do Estado Novo, última fase da Era Vargas. Nesse período, os valores relacionados ao trabalho eram norteados por uma política governamental de caráter populista que procurava cooptar os trabalhadores em seu favor.
b) As duas letras estabelecem críticas à  "malandragem", ressaltada em outras letras como característica de segmentos populares  cariocas, e valorizam o trabalho sintonizadas com os propósitos do governo Vargas de considerar trabalho como nobre e digno.
22-a) Entre os valores da ideologia nazista que nortearam as ações alemãs na Segunda Guerra Mundial, podemos destacar a tese racista do arianismo argumentando a pretensa superioridade étnica dos alemães e o ódio ao estrangeiro (xenofobia) estimulado para atender às pretensões imperialistasdo nazismo.
b) O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial devido ao afundamento  de navios brasileiros por naus do Eixo na costa nacional e motivado pela percepção de membros do governo Vargas e de empresários brasileiros das possíveis vantagens comerciais de se aliar aos Estados Unidos e, portanto, ao lado das forças anti-Eixo.
23-a) Integralismo como parte de correntes e partidos fascistas dos anos 30.
b) Os integralistas apoiaram a instalação do Estado Novo mas que Vargas optou por não manter vínculos políticos com a AIB, alijando-a definitivamente do processo político entre finais de 1937 e inícios de 1938.
24-a) Criação do DIP; adoção da CLT; dissolução do Congresso Nacional; outorga de uma nova Constituição; nomeação de interventores nos estados; fechamento dos partidos políticos; censura aos meios de comunicação; intervenção do poder público na economia e na cultura.
b)  A participação brasileira e a vitória ao lado dos Aliados na 2 Guerra Mundial na luta contra o nazi-fascismo favoreceu a queda do Estado Novo.
25-a) O Estado Novo apropriou-se das manifestações culturais populares para exaltar o nacionalismo e consolidar idéias de uma só cultura e de uma só nação, propiciando, assim, a incorporação social e a valorização dos trabalhadores urbanos, necessários ao processo de industrialização como cidadãos. Utilizando-se do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) Getúlio Vargas,  procurou promover a valorização do trabalho difundindo a imagem do "novo homem" brasileiro, chegando a proibir músicas que exaltassem a malandragem. As letras ufanistas ou que exlatassem o trabalhador brasileiro alcançavam as massas urbanas através do rádio.
b) A crítica latino-americana às intervenções norte-americanas na região ou à política do Big Stick e o interesse norte-americano em estreitar laços com o governo brasileiro, visando à utilização de bases militares no contexto da Segunda Guerra.
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