Lista de
Exercícios
HISTÓRIA
GERAL: ENTRE-GUERRAS
01) No período chamado de Entre
Guerras, um acontecimento norte-americano alcançou repercussão mundial.
Trata-se da Quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em outubro de 1929.
Foram causas dessa crise econômica:
a) intervenção do
Estado na economia, contrariando o ideal do liberalismo, profundamente
arraigado na cultura norte-americana.
b) retomada da
produção européia, aumento do preço do petróleo no mercado internacional e
redução do consumo interno.
c) explosão do
consumo, aumento das taxas de juros e uma seqüência de nacionalizações de
empresas estrangeiras.
d) aumento das
exportações e dos preços dos produtos, sem que houvesse um aumento de produção
de matérias-primas.
e) superprodução
agrícola e industrial, diminuição nos níveis de exportação e queda nos preços
no mercado interno.
02)(UFMS) Considerando a crise do
capitalismo liberal nos EUA, nas décadas de 1920 e 30, é possível afirmar:
a) A quebra da
Bolsa de Valores de Nova York, em outubro de 1929, foi o fato gerador da crise
de superprodução da economia norte-americana.
b) A produção
industrial mantida num patamar elevado, sem que houvesse mercado consumidor,
foi o elemento desencadeador da crise.
c) O crescimento
econômico dos anos 20 aparelhou a agricultura e a indústria dos EUA, para
enfrentar as crises decorrentes da retração do mercado.
d) A Bolsa de
Valores de Nova York, ao longo da década de 1920, pautou seus negócios com
objetividade, sem permitir especulações com o valor das ações.
e) A aspiração
por enriquecimento rápido e fácil, comum na sociedade dos EUA, não colaborou
para a quebra da Bolsa de Valores de Nova York.
03)(UERJ)
Moser, soyer historia moderna e contemporanea
Em vários
momentos da História, arte e poder se encontram. O quadro de Moser Soyer
retrata diversos artistas pintando imagens esperançosas e otimistas, associadas
ao "New Deal", implementado pelo governo Roosevelt.
Nesse clima de
euforia e com o objetivo de reerguer a economia norte-americana, esse governo
adotou como medidas:
a) redução da
produção agrícola e realização de grandes obras públicas
b) repressão aos
movimentos dos trabalhadores urbanos e elevação do poder aquisitivo
c) valorização da
moeda e incentivo ao aumento da produção industrial de bens duráveis
d) concessão de
empréstimos aos pequenos agricultores e estabelecimento de um modelo econômico
de livre-mercado
04)(UFMS)Observe a figura:
Super-Homem.
"Super Interessante", jun. 2002. p. 40.
Quanto ao
Super-Homem, criado em 1938, pode-se afirmar que cumpriu o papel de
a) estimular a
conciliação entre americanos e nazistas.
b) restabelecer
os valores que orientaram a formação dos EUA.
c) difundir o
ideário da participação coletiva própria do capitalismo liberal.
d) produzir
reflexão crítica a respeito do individualismo burguês.
e) fortalecer a
auto-estima da sociedade abalada pela depressão econômica.
05)(UFG) A crise de 1929 abalou os
Estados Unidos. Em 1933, Franklin Delano Roosevelt foi eleito com o objetivo de
recuperar o país por meio do programa conhecido como New Deal, que propunha
a) a defesa do
isolacionismo e do planejamento econômico, por meio dos quais os Estados Unidos
abdicavam do engajamento em questões internacionais.
b) a mudança do
centro das decisões econômicas de Nova York, símbolo do poder dos grandes
banqueiros, para Washington, sede do poder federal.
c) a redução das
importações estadunidenses que afetaram os países dependentes de seu mercado,
repatriando capitais norte-americanos.
d) a intervenção
e o planejamento do Estado na economia, em quatro setores: agricultura,
trabalho, segurança social e administração.
e) o
conservadorismo em questões econômicas e na política externa, ampliando a
"missão civilizadora" dos Estados Unidos.
06)(UFV) O 'crash' da Bolsa de Nova
York em 1929 afetou a economia mundial. Os Estados Unidos, sob o comando do
Presidente Franklin Delano Roosevelt, adotaram o 'New Deal', como saída para a
crise que o país atravessava. São características do 'New Deal':
I. a intervenção deliberada do Estado
na economia, contrapondo-se à tradição liberal americana.
II. a criação de um amplo plano de
obras públicas, como barragens e auto-estradas, para gerar novos empregos.
III. o incentivo ao aumento da produção
para alimentar a população desempregada.
IV. a criação de um fundo monetário
destinado a financiar os países europeus em crise.
V. a adoção de medidas visando ao
equilíbrio entre o custo da produção e o valor final das mercadorias.
Das alternativas
abaixo, assinale aquela que apresenta apenas as características CORRETAS:
a) I, II e V.
b) I, III e IV.
c) I, IV e V.
d) II, III e IV.
e) II, III e V.
07)(PUC-RJ) Entre o fim da Primeira
Guerra Mundial (1918) e o início da Segunda (1939), as sociedades européias
passaram por inúmeras transformações. Entre essas transformações, estão as
citadas abaixo, À EXCEÇÃO DE:
a) A
instabilidade econômica no decorrer dos anos 1930, em decorrência da
internacionalização dos efeitos da quebra da bolsa de Nova York.
b) A inoperância
da Liga das Nações, frente às pretensões expansionistas do Estado nazista.
c) O
reconhecimento, por parte dos governos metropolitanos europeus, das
reivindicações autonomistas de áreas coloniais na Ásia e na África.
d) A proliferação
de críticas ao liberalismo político, materializadas na difusão de projetos
autoritários.
e) O acirramento
das disputas nacionalistas e de manifestações anti-semitas, estimulando, entre
outros aspectos, a migração de grupos judeus.
08)(MACKENZIE) Os Estados Unidos viviam
seus dias de glória. A dança agitava os salões, principalmente aquelas que
tivessem características menos convencionais como a valsa, que predominou no
século XIX. Houve uma verdadeira busca de ritmos e sons diferentes,
emocionantes, como os africanos e latino-americanos.
(....) o jazz e o
blues conseguiram espaços e se espalharam por todo o mundo, com muita rapidez,
auxiliados pelo gramofone e pela prosperidade dos "Anos Felizes" do
capitalismo norte-americano.
(Eric J.
Hobsbawm - "História social do jazz")
Assinale a
alternativa que NÃO corresponde ao
período caracterizado no fragmento de texto acima.
a) O clima de
otimismo econômico do período do pós-guerra dissimulou os conflitos envolvendo
negros e imigrantes, assim como a intolerância social, o crime organizado e a
corrupção política.
b) Possuindo
aproximadamente a metade de todo o ouro que circulava nos mercados financeiros
do mundo, os EUA saíram da Primeira Guerra como grandes credores da Europa.
c) O pós-guerra,
período conhecido como os "anos felizes", foi uma fase de enorme
euforia e prosperidade para os EUA, que durou até a crise econômica de 1929.
d) A prosperidade
econômica dos EUA, na década de 1920, não era partilhada por todos os
norte-americanos; havia grande concentração de renda e cerca de 50% da
população vivia abaixo da linha de pobreza.
e) Nessa época,
as leis de segregação racial, que proibiam os negros de freqüentar as mesmas
escolas e bares que os brancos e até de entrar em ônibus e banheiros públicos
exclusivos dos brancos, foram abolidas na região sul dos EUA.
09)(UFC) Ante a grande depressão de
1929, o economista John M. Keynes defendia o déficit público como uma forma de
enfrentar a recessão. Nos Estados Unidos, o Presidente Franklin Roosevelt, a
partir de 1930, financiou obras públicas a fim de diminuir o desemprego. A partir
desse período, as mudanças na política econômica propiciaram:
a) a oposição do
governo norte-americano ao desenvolvimento do intervencionismo na economia.
b) a intervenção
do Estado na economia, como estratégia de ampliação do mercado de trabalho.
c) a consolidação
dos grupos econômicos que impediam a intervenção estatal.
d) o fechamento
do comércio europeu ao capital norte-americano.
e) a livre
aplicação do capital pela iniciativa privada.
10)(MACKENZIE) Tomei consciência pela
primeira vez do problema do desemprego em 1929. Lembro-me do choque, do espanto
que senti, quando pela primeira vez me misturei com vagabundos e mendigos, ao
descobrir que uma boa parte, talvez uma quarta parte dessa gente, eram jovens e
honestos contemplando seu destino: era como se nunca mais fossem ter a
oportunidade de voltar a trabalhar. Nessas circunstâncias era inevitável, no
início, que fossem perseguidos por um sentimento de degradação pessoal.
(George
Orwell)
A solução dessa
crise econômica foi implementada por F.D. Roosevelt, que formulou um conjunto
de medidas denominada de:
a) Plano
Marshall.
b) Corolário
Roosevelt.
c) Macartismo.
d) New Deal.
e) Estado Mínimo.
11) São características da ideologia
Nazista:
a) racismo,
totalitarismo e marxismo;
b) racismo, defesa
do capitalismo e humanismo;
c)
unipartidarismo; marxismo e totalitarismo;
d) sociedade
militarista; anti-semitismo e racismo;
e) nacionalismo;
bolchevismo e totalitarismo.
12)(UFPE) Durante todo o século XX, o
mundo ocidental conviveu com muitas turbulências políticas, que ameaçaram seus
ideais democráticos e a prevalência da justiça social. Entre essas crises
políticas, os sistemas totalitários se destacaram, pois:
a) destruíram os
governos socialistas, criando regimes militaristas que radicalizaram as
práticas capitalistas e colonialistas.
b) reconstruíram
os ideais monárquicos do antigo regime europeu, defendendo a centralização
política e a rigidez da hierarquia social.
c) foram
expressivos politicamente, nas nações onde havia forte tradição democrática e
tinham um passado político nacionalista.
d) combateram as
liberdades democráticas, usando da violência e do corporativismo para silenciar
os adversários.
e) mostraram a
fragilidade da democracia ocidental, praticamente desaparecida da vida
política, na primeira metade do século XX.
13) O período entre as duas guerras
mundiais (1919-1939) foi marcado pela
a) manifestação
da Guerra Fria que dividiu o mundo em dois blocos de alianças políticas
antagônicas e irreconciliáveis.
b) tentativa de
revolução operária nos países mais industrializados da Europa provocando um
clima de instabilidade política generalizado.
c) violência dos
movimentos de libertação nas regiões africanas e asiáticas criando um clima de
rivalidade entre os países europeus.
d) falência do
capitalismo liberal seguida da crise da democracia e pela polarização
ideológica entre fascismo e socialismo.
14) Em 1923, o Partido
Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães realizou uma fracassada tentativa
de tomar o poder na Alemanha, sendo que Adolf Hitler, seu líder, foi condenado
a cinco anos de prisão, cumprindo, porém, apenas oito meses. Durante esse
tempo, escreveu a primeira parte do "Mein Kampf" (Minha Luta), obra
que contém o ideário nazista. Dentre as principais idéias contidas na obra, é
correto afirmar que:
a) a raça ariana,
sendo uma raça superior, deveria, além de manter sua pureza, comandar o mundo.
b) o movimento
trabalhista alemão deveria ser deixado completamente livre da influência do
Estado.
c) a nação alemã
deveria respeitar as condições do Tratado de Versalhes, que impunha condições
justas ao país.
d) o ideal
marxista deveria ser o grande inspirador da sociedade controlada pelos
nazistas.
e) o Estado,
sendo um instrumento de defesa dos interesses da sociedade, deveria zelar pelo
bem-estar social e pelos princípios democráticos do país.
15)(UFJF) Sobre o contexto de
emergência do nazi-fascismo na Europa, marque a alternativa CORRETA:
a) Período
marcado pela descrença na democracia, em diversas nações européias.
b) Período de declínio
do Nacionalismo, principalmente nos países que foram derrotados na I Grande
Guerra.
c) Período de
grande prosperidade das economias nacionais, especialmente nos países que
compunham a aliança vitoriosa na I Guerra Mundial.
d) Período
marcado pelo chamado "fim das ideologias" e pela expansão do
Liberalismo.
e) Período de paz
entre as nações e tolerância racial e étnica nos países ocidentais.
16)(UEL) "A guerra européia que se
iniciou no 1Ž de setembro de 1939 foi a guerra de Hitler. Historiadores continuarão
a discutir as forças sociais, econômicas e políticas que o levaram a assumir
uma série de riscos calculados que culminaram em uma guerra em grande
escala".
(KITCHEN, Martin. "Um mundo em chamas". Rio
de janeiro: Zahar, 1993. p. 11.)
Com base no texto
e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I. Hitler, apesar do poder absoluto que
detinha no Estado Maior Alemão, foi forçado a agir em um contexto
socioeconômico, no qual era dependente do apoio ativo de seus subordinados.
II. Hitler se encontrava em pleno
comando da política externa alemã, e suas ações levaram em conta as
circunstâncias sociais históricas e culturais de sua época.
III. A guerra implementada por Hitler
resultou de sua insanidade e de seus interesses pessoais, o que isenta, assim,
a sociedade alemã de qualquer responsabilidade sobre os resultados da
empreitada.
IV. As decisões de Hitler bem como a
política interna e externa por ele encetada foram respaldadas pelas elites
diplomáticas e militares e pelas classes hegemônicas alemãs.
Estão corretas
apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
17)(PUC-MG) "Hitler considerava
que a propaganda deveria ser popular, dirigida às massas, desenvolvida de modo
a levar em conta o nível de compreensão dos mais baixos. [...] O essencial da
propaganda era atingir o coração das grandes massas, compreender seu mundo
maniqueísta, representar seus sentimentos."
(LENHARO, Alcir. "Nazismo,
o triunfo da vontade". São Paulo: Ática. 1990. p. 47-48.)
Considerando o trecho apresentado, assinale a
afirmativa INCORRETA.
a) A liberdade de
imprensa foi suprimida, e a comunicação passou a ser controlada pelo partido
nazista, que incorporou a vontade do povo alemão.
b) O esporte e os
grandes espetáculos públicos foram explorados pelo nazismo como forma de
reafirmar a superioridade racial ariana.
c) O projeto
cultural do nazismo estimulava valores tipicamente cosmopolitas, em detrimento
das expressões tradicionais locais e dos costumes rurais.
d) O nazismo
recorreu à construção de grandes obras arquitetônicas como forma de promover a
coesão das massas e a consciência nacional.
18)(FATEC) O "Anschluss", ou
seja, a anexação da Áustria aos domínios alemães em 1938, ocorreu por meio:
a) de uma ofensiva
militar denominada blitzkrieg, que arrasou as forças armadas austríacas.
b) do pacto
Ribentrop-Molotov, que dividiu a bacia do Danúbio entre a Alemanha e a União
Soviética.
c) da troca da
região pelos Sudetos da Tchecoslováquia, numa negociação com a Itália de
Mussolini.
d) de uma série
de pressões diplomáticas, envio de tropas e de um plebiscito realizado entre a
população austríaca mas controlado pelas autoridades nazistas.
e) da compra da
região junto ao império austro-húngaro e do compromisso da incorporação do
oficialato austríaco ao exército alemão.
19)(UFRRJ)
I) "A frase 'os judeus devem ser
eliminados', com suas poucas palavras, meus senhores, é muito fácil de ser
dita. Para aqueles que têm que levá-la a efeito, é a mais difícil, a mais dura
das tarefas que existem. (...) Nos perguntaram: e o que acontecerá com as
mulheres e as crianças? (...) Eu não acho justo, eliminar os homens - falando
claro, matá-los ou fazer que os matem - e deixar vivas as crianças deles que um
dia se vingarão sobre nossos filhos e netos. A difícil decisão de eliminar este
povo da face da terra teve que ser tomada."
II) "O principal inimigo do povo
alemão se encontra exatamente na Alemanha: o imperialismo alemão(...). Ao povo
alemão está colocada a tarefa de enfrentar este inimigo em seu próprio país; de
enfrentá-lo na luta política, em conjunto com o proletariado de outros países,
cuja luta se trava em seu próprio país contra seus próprios
imperialistas."
Fontes: (Himmler, H.
Geheimreden 1933-1945. Frankfurt/M, Berlin, Viena: Propylaen, 1974: e K.
Liebknecht In: Bartel, H. et al. "Geschichte der Deutschen
Arbeiterbewegung". Berlin: Dietz, 1966: 452-453.)
Os textos
traduzem, respectivamente, princípios dos seguintes movimentos políticos
contemporâneos:
a) I) Anarquismo;
II) Socialismo
b) I) Nazismo;
II) Socialismo
c) I)
Salazarismo; II) Anarquismo
d) I) Fascismo;
II) Franquismo
e) I) Franquismo;
II) Fascismo
20)(PUC-SP) O filme "A queda - Os
últimos dias de Hitler", recentemente exibido nos cinemas, causou polêmica
pois, segundo alguns críticos, "humaniza a figura de Hitler". A
principal preocupação desses críticos era que o público do filme, ao ver Hitler
em cenas do quotidiano doméstico, simpatizasse com sua figura e passasse a ver
o nazismo de forma mais tolerante. Em resposta às críticas, o diretor do filme
afirmou que sua intenção era a oposta: aumentar a discussão sobre o período
nazista, para evitar que as idéias propagadas por Hitler pudessem reaparecer na
política atual. Dessa forma, em meio à polêmica, os dois lados manifestaram
intenção semelhante:
a) alertar para
os riscos do totalitarismo e das idéias racistas, como as defendidas pelo
nazismo e aplicadas na Alemanha nas décadas de 1930 e 1940.
b) proibir a
liberdade de expressão, para que tanto o nazismo quanto outras ideologias
autoritárias, como o socialismo soviético, sejam eliminados.
c) restabelecer a
liberdade de organização político-partidária no ocidente, oferecendo
alternativas institucionais para a difusão dos ideais nazistas.
d) impor os
princípios enunciados no Tratado de Versalhes que impediu, em 1919, a Alemanha
de produzir armas e que foi ignorado pelos nazistas.
e) reconhecer
que, independentemente de suas idéias, os líderes políticos são seres humanos e
que, portanto, têm direitos e merecem respeito.
21)(UFRJ) "Tomei consciência pela
primeira vez do problema do desemprego em 1928 [...] Lembro-me do choque, do
espanto que senti quando pela primeira vez me misturei com vagabundos e
mendigos, ao descobrir que uma boa parte, talvez uma quarta parte dessa gente
[...] eram mineiros e colhedores de algodão, jovens e honestos, contemplando
seu destino com aquele assombro estúpido de uma animal que caiu numa armadilha.
Simplesmente não conseguiam entender que acontecia com eles.Tinham sido criados
para trabalhar, e - vejam! - era como se nunca mais fossem ter a oportunidade
de voltar ao trabalho. Nessas circunstâncias, era inevitável, no início, que
fossem perseguidos por um sentimento de degradação pessoal. Tal era a atitude
para com o desemprego naquele tempo: era um desastre que acontecia a você como
indivíduo e a culpa era sempre sua."
Fonte: Orwell, George. "O Caminho para Wigan
Pier", in: "História do século XX". São Paulo, Abril Cultural,
1974, vol. 6, p. 1351.
O relato do
escritor George Orwell nos dá conta do ambiente de crise em que viveu a
sociedade norte-americana no final da década de 20, especialmente a partir de
1929.
a) Comente um problema que a economia
norte-americana enfrentou ao longo da década de 1920 e que colaborou para a
crise de 1929.
b) Identifique duas medidas do New
Deal, programa adotado pelo governo Roosevelt, que procuravam atenuar os
efeitos da crise para os trabalhadores.
22)(VUNESP) Encontrando-se o Estado em
situação de poder calcular a eficiência (...) dos bens de capital a longo prazo
e com base nos interesses gerais da comunidade, espero vê-lo assumir uma
responsabilidade cada vez maior na organização direta dos investimentos.
(J. M.
Keynes. A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. 1936.)
O ponto de vista
de Keynes opõe-se a uma teoria econômica que predominou na política
governamental dos Estados Unidos da América nos anos imediatamente anteriores à
crise de 1929. Baseando-se nestas informações, responda.
a) A que teoria econômica Keynes se
opunha?
b) Exemplifique, com duas medidas
implementadas pelo New Deal, o esforço do governo Roosevelt para superar os
efeitos sociais da crise econômica de 1929.
23) (UNICAMP)Em 1933, o movimento
nazista assume o poder na Alemanha, transformando Hitler no chefe da nação e
fundador do III Reich. O Estado alemão deixa de ser nazista somente ao fim da
Segunda Guerra Mundial.
a) Quais os
princípios nazistas que levaram à união do povo alemão num único Reich?
b) Qual o papel
da guerra na política do III Reich?
24) Em 1923, os nazistas promoveram,
sem sucesso, um golpe de Estado, para derrubar o governo alemão. Hitler foi
condenado à prisão e, enquanto estava detido, escreveu a primeira parte do
livro "Mein Kampf" que se tornou a obra-prima do nazismo.
Com base no
exposto, cite e explique três dos ideais contidos em tal obra que se tornaram
fundamentais para o fortalecimento daquele regime.
25)(UNICAMP) Leia os trechos a seguir e
responda à questão:
Após a Primeira
Guerra Mundial, a República de Weimar teve controle muito limitado sobre as
forças militares e policiais necessárias à manutenção da paz interna. No final,
a República caiu em conseqüência dessa limitação, fragilidade explorada por
organizações da classe média, as quais achavam que o regime
parlamentar-republicano as discriminava e, assim, procuraram destruí-Io. (Adaptado de
Norbert Elias, "Os alemães". Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p.
199 e 204).
A exigência da
anulação da 'paz imposta' pelo Tratado de Versalhes foi, ao lado do
anti-semitismo, o ponto mais importante na propaganda nazista durante a
República de Weimar. (Adaptado de Peter Gay, "A cultura
de
Weimar". Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, p. 31 e 168).
a) O que foi a República de Weimar?
Relacione-a à ascensão do nazismo.
b) O que foi o Tratado de Versalhes e
qual o significado da expressão 'paz imposta'?
REVOLUÇÃO RUSSA
01) Um dos acontecimentos mais
significativos do século XX foi a Revolução Socialista na Rússia, em 1917, por
colocar em xeque a ordem socioeconômica capitalista. Com respeito ao
desencadeamento do processo revolucionário, é CORRETO afirmar que:
a) a participação
da Rússia, na Primeira Guerra Mundial, desencadeou uma série de greves e de
revoltas populares em razão da crise de abastecimento de alimentos, provocando
o início do movimento
b) os mencheviques
tiveram um papel fundamental no processo revolucionário, por defenderem a
implantação das Teses de Abril que consistiam, dentre outras exigências, na
reforma agrária, na retirada do país da guerra e na entrega do poder aos
sovietes
c) os bolcheviques
representavam a ala mais conservadora dos socialistas, chegando a ocupar o
poder com a Revolução de Fevereiro de 1917, através de Alexander Kerenski
d) Stalin, a
partir de outubro de 1917, estabeleceu a tese de que era necessária a revolução
em um só país, em oposição a Trotsky, líder do exército vermelho
e) o governo
revolucionário de Stálin conseguiu superar os conflitos que existiam no seu
interior, quando estabeleceu a Nova Política Econômica que representava os
interesses dos setores mais conservadores
02) Na Rússia, a Nova Política
Econômica (NEP), de 1922,
a) implantou o
"comunismo de guerra" para promover a eliminação dos menchevistas.
b) restabeleceu o
princípio da liberdade de comércio interno para recuperação da economia.
c) fortaleceu o
caráter internacional da Revolução Socialista para coletivizar o capital
financeiro.
d) consolidou o
poder do Soviet Supremo sustentado pelo Conselho dos Comissários do Povo.
03)(UFRRJ) Leia o texto a seguir.
Em 1921, o
problema nacional central era o da recuperação econômica - o índice de
desespero do país é eloqüente: naquele ano, 36 milhões de pessoas não tinham o
que comer. Nas novas e ruinosas condições da paz, o "comunismo de
guerra" revelava-se insuficiente: era preciso estimular mais efetivamente
os mecanismos econômicos da sociedade. Assim, ainda em 1921, no X Congresso do
Partido, Lenin propõe um plano econômico de emergência: a Nova Política
Econômica.
(NETO, J. P. "O que é
Stalinismo". São Paulo: Brasiliense, 1981.)
Sobre a chamada
Nova Política Econômica é correto afirmar que:
a) ela
reintroduziu práticas de exploração econômica anteriores à Revolução Russa de
1917 que se traduziram num abandono temporário de todas as transformações
socialistas já feitas e um retorno ao capitalismo.
b) ela consistiu na
manutenção de elementos econômicos socialistas, na organização da economia
(como o planejamento) e na permissão para o estabelecimento de elementos
capitalistas por meio da livre iniciativa em certos setores.
c) ela significou
fundamentalmente uma reforma agrária radical que promoveu a coletivização
forçada das propriedades agrárias e a construção de fazendas coletiva, os
Kolkhozes.
d) seu resultado
foi catastrófico, mesmo permitindo a volta controlada de relações capitalistas
na economia, já que ela ampliou ainda mais o nível de desemprego e produziu
fome em grande escala.
e) ela
significou, com a abertura para o capitalismo, um aumento substancial da
produção industrial, mas, ao mesmo tempo, por ter retirado todos os incentivos
anteriormente concedidos à produção agrícola, foi a razão da ruína do campo.
04)(UERJ)
http://www.apaginavermelha.hpg.ig.com.br
Camaradas, a vida
de nosso bem-amado Stalin pertence ao povo inteiro. Stalin é nosso guia, nosso
sol. Morte a todos os restos do bando fascista.
Sokorine,
militante do Partido Comunista da URSS, 1936.
(Apud
FERREIRA, Jorge. O socialismo soviético. In: REIS, Daniel Aarão Filho (org.) O
século XX: o tempo das crises . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.)
O terror e a
propaganda foram dois lados complementares do regime stalinista. Contudo,
muitos historiadores afirmam que eles não são suficientes para explicar o grau
de aprovação conseguido por este regime tanto dentro como fora da União
Soviética.
O apoio político
dado a Stalin dentro da URSS também é explicado pela:
a) eclosão da
segunda revolução russa, que modificou as bases ideológicas do bolchevismo e
excluiu lideranças como a de Trotski
b) manipulação
estatal do nacionalismo, que possibilitou a mobilização popular e revitalizou o
caráter messiânico da cultura russa
c) entrada de
capitais estrangeiros após a Segunda Guerra Mundial, que facilitou a retomada
da industrialização e permitiu a diminuição do desemprego
d) introdução da
Nova Política Econômica, que permitiu a manutenção da pequena propriedade
privada e assegurou a permanência da aliança operário-camponesa
05)(VUNESP) O retorno a uma
semi-economia de mercado provocou o reaparecimento da moeda e, durante o ano de
1921, renasceu o mercado propriamente dito. A desnacionalização de empresas
começou respectivamente pelo pequeno e grande comércio, atingindo, mais tarde,
a indústria leve. As cooperativas foram devolvidas aos seus antigos acionistas
e, no final do ano, permaneciam nas mãos do Estado apenas os setores
economicamente estratégicos, o crédito e a indústria pesada.
(Martin
Malia. Entender a Revolução Russa.)
O trecho
apresentado refere-se a um momento da Revolução Russa, no qual
a) o Estado
soviético implementa a Nova Política Econômica, procurando superar as
dificuldades econômicas e sociais advindas do Comunismo de Guerra.
b) o partido
bolchevista promove um processo de abertura política, instaurando um regime
político democrático e pluripartidário.
c) o governo
leninista, enfraquecido pela guerra civil, é obrigado a fazer concessões à
tradicional nobreza czarista.
d) o Estado
soviético aplica uma política de planificação econômica e de coletivização de
terras denominada de Planos Qüinqüenais.
e) o conflito
entre facções dentro do Estado resulta na oposição do partido bolchevista ao
ideário socialista.
06)(UFF) O período que antecedeu a
Primeira Guerra Mundial (1914-1918) mostrou um panorama de crise, evidenciado
pela força dos movimentos sociais liberais, socialistas e anarquistas, em
decorrência dos primeiros sinais de fracasso da expansão imperialista.
Tais sinais foram
expressivos na Rússia dos czares, onde provocaram o avanço das desigualdades e
a eclosão de movimentos grevistas, como o de 1905, que prenunciavam a
revolução. Esse clima na Rússia decorreu, de vários fatores, dentre os quais se
destacam:
a) os
investimentos financeiros realizados por ingleses e franceses, que aumentaram
as diferenças sociais e as desigualdades entre cidade e campo, estimulando os
movimentos sociais e a corrida expansionista dos czares;
b) os processos
de financiamento da economia agrária, que melhoraram as condições de vida do
campesinato, dificultando o desenvolvimento industrial, promovendo o desemprego
nas grandes cidades e aumentando a tensão social;
c) os problemas
de relacionamento entre as grandes áreas geladas improdutivas, que dificultaram
o deslocamento da população e limitaram a remessa de alimentos para as grandes
cidades, dando origem aos movimentos sociais urbanos liderados, desde o final
do século XIX, pelos bolcheviques;
d) os conflitos
entre os países imperialistas em função das limitações do mercado russo, que
motivaram o apoio da França aos movimentos sociais rurais e o apoio da
Inglaterra, aos urbanos;
e) os projetos de
desenvolvimento criados pelos czares, que levaram ao aumento desregrado dos
impostos e ao beneficiamento das regiões européias em detrimento das áreas
rurais dominadas pelo Japão, originando os movimentos contrários à monarquia.
07)(UFJF) Sobre o contexto social da
Rússia, anterior à Revolução Bolchevique de 1917, é incorreto dizer que:
a) a grande massa
da população era camponesa, reflexo das condições econômicas e sociais
anteriores, havendo grande concentração fundiária nas mãos de poucos.
b) a
industrialização estava restrita a poucas cidades, como Moscou e São Petersburgo,
e fora financiada, em grande parte, pelo capital europeu ocidental.
c) apresentava
uma burguesia forte e organizada, com um projeto revolucionário amadurecido,
que defendia, entre outros aspectos, a criação de uma República no lugar do
governo czarista.
d) o proletariado
enfrentava péssimas condições de vida nas cidades, fruto dos baixos salários,
mas dispunha de um certo grau de organização política, que possibilitava sua
mobilização.
e) após o fim da
servidão, houve uma intensa migração do campo em direção à cidade, contribuindo
para o aumento da mão-de-obra disponível, que seria direcionada, em grande
parte, para a indústria.
08)(PUC-PR) A respeito da Revolução
Socialista na Rússia e da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) é
correto afirmar:
a) A Revolução
socialista que derrubou o Governo de Kerensky, o qual estabelecera uma
república liberal-burguesa, exilou a Família Imperial Romanov em Paris.
b) A Revolução
Socialista chegou ao poder com a liderança de Lênin e Leon Trotsky e se
empenhou em manter a Rússia na Primeira Guerra Mundial, fiel ao tratado da
Tríplice Entente.
c) Exceto a
Comuna de Paris (1871), a Revolução Socialista na Rússia significou a
instauração do primeiro governo inspirado na ideologia de Karl Marx - Frederico
Engels.
d) Após a morte
de Lênin, Stálin triunfou na luta pelo poder com Trotsky e defendeu sempre a
idéia da "Revolução Permanente", de que deveria o modelo ser levado
ao restante da Europa e ao mundo.
e) A URSS
terminou, como organização política, em 1945, quando terminou também a Segunda
Guerra Mundial.
09)(FGV) "Come ananás, mastiga
perdiz. Teu dia está prestes, burguês"
(Vladimir Maiakóvski, trad. de Augusto de Campos.
Schnaiderman, B. et al. Maiakóvski - "Poemas", São Paulo,
Perspectiva, 1992, p. 82.)
"Come Ananás... é um exemplo de poesia de
luta. Jornais dos dias da Revolução de Outubro noticiaram que os marinheiros
revoltados investiam contra o palácio de inverno cantando esses versos. É fácil
compreender sua popularidade: o dístico incisivo, de ritmo tão martelado, à
feição de provérbios russos, fixava-se naturalmente na memória e convidava ao
grito, ao canto."
(Schnaiderman, B. et al. Maiakóvski -
"Poemas", São Paulo, Perspectiva, 1992, p. 19.)
A poesia citada
foi elaborada no contexto:
a) da resistência
russa ao avanço das tropas de Napoleão no início do século XIX.
b) dos ataques
russos à cidade de Stalingrado, tomada pelos nazistas em 1942.
c) dos grupos
contrários a Mikhail Gorbatchov em 1991.
d) da revolução
socialista na Rússia, em 1917.
e) da invasão
russa ao Afeganistão, em 1979.
10)(PUC-PR) Responder à questão com
base nas afirmativas abaixo, sobre a Revolução Russa de 1917.
I. A Revolução teve origem no fracasso
das negociações diplomáticas entre Rússia e Alemanha em torno da cidade de
Dantzig e do desejado Corredor Polonês.
II. A Revolução caracterizou-se como um
movimento liberal, organizado pelos intelectuais orgânicos dos Sovietes dos
Camponeses, Burgueses e Operários.
III. As questões sociais relacionadas à
terra, à carência de abastecimento (e fome crônica) e à permanência da Rússia
na Primeira Guerra foram fundamentais para a eclosão dessa Revolução.
IV. Trotsky e Stalin divergiram quanto
aos rumos da revolução, já que o primeiro defendeu o "socialismo em um só
país", ao passo que o segundo propôs a "revolução permanente".
V. A revolução resultou na saída da
Rússia da Primeira Guerra Mundial em 1917, por Lênin considerar esta uma guerra
imperialista.
A análise das
afirmativas permite concluir que é correta a alternativa.
a) I, II e III
b) I, III e IV.
c) I, III e V.
d) II, III e V.
e) III, IV e V.
11)(UFRRJ) "DECRETO SOBRE TERRAS DA REUNIÃO DOS SOVIETES DE DEPUTADOS
OPERÁRIOS E SOLDADOS.
26 de outubro (8 de novembro) de 1917
1) Fica abolida,
pelo presente decreto, sem nenhuma indenização, a propriedade latifundiária.
2) Todas as
propriedades dos latifundiários, bem como as dos conventos e da igreja,
acompanhadas de seus inventários, construções e demais acessórios ficarão a
disposição dos comitês de terras e dos Sovietes de Deputados Camponeses, até a
convocação da Assembléia Constituinte.
3) Quaisquer
danos causados aos bens confiscados, que pertencem, daqui por diante, ao povo,
é crime punido pelo tribunal revolucionário.
Presidente do Soviete de Comissários
do Povo - Vladimir Ulianov - Lênin".
(ln: NENAROKOV, A. P. 1917: "a Revolução mês a
mês". Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1967. p.169.)
A edição deste
decreto pelo novo governo revolucionário russo imediatamente após a tomada do
poder exprime a necessidade de:
a) explicitar o
caráter camponês da Revolução Russa.
b) dar a
burguesia russa uma garantia de que seus bens e propriedades permaneceriam
intocados.
c) enfraquecer o
poder dos antigos latifundiários e ganhar a imensa massa camponesa russa para a
causa da Revolução, garantindo seu acesso à terra a partir de uma reforma
agrária.
d) permitir aos
antigos proprietários das terras, a nobreza expropriada pela Revolução de
fevereiro de 1917, a retomada de seus direitos.
e) garantir a
propriedade privada da terra para os novos detentores do poder, os Sovietes de
Deputados e Camponeses.
12)(FGV) Em abril de 1917, o líder
bolchevique Lenin, exilado em Zurique (Suíça), voltou à Rússia lançando as
Teses de Abril. Nesse programa político é incorreto afirmar que Lenin propunha
a/o:
a) formação de
uma República de sovietes;
b) concessão à
defesa nacional, dando total apoio ao governo provisório;
c) nacionalização
dos bancos e das propriedades privadas;
d) reconstituição
da Internacional;
e) controle da
produção pelos operários.
13)(PUC-RS) Em 1917, liderados por
Lênin e Trótski, os bolcheviques ganharam popularidade com as "Teses de
Abril", enunciadas na plataforma "paz, terra e pão", que
propunha
a) a manutenção
da Rússia na Primeira Guerra Mundial, a conquista da Manchúria e a formação dos
soviets.
b) a saída da
Rússia da Primeira Guerra Mundial, a instauração de uma monarquia parlamentar e
a formação da Guarda Vermelha.
c) a entrada da
Rússia na Primeira Guerra Mundial, a instalação da ditadura do proletariado e a
adoção de uma nova política econômica (a NEP).
d) a manutenção
da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o domínio dos estreitos de Bósforo e
Dardanelos e a formação de um parlamento (DUMA).
e) a saída da
Rússia da Primeira Guerra Mundial, a divisão das grandes propriedades entre os
camponeses e a regularização do abastecimento interno.
14)(FGV) Entre os dez melhores
trabalhos jornalísticos deste século escolhidos nos EUA está o de John Reed, Os
dez dias que abalaram o mundo. Tal reportagem enfocou os acontecimentos da:
a) Queda do Muro
de Berlim em 1989;
b) Revolução
Russa de 1917;
c) formação do
III Reich na Alemanha em 1933;
d) intervenção
alemã na Polônia em 1939;
e) crise
provocada pelo escândalo Watergate iniciada em 1972.
15)(UFES) A Revolução Russa de 1917 derrubou
o regime czarista e estabeleceu o socialismo no país.
Assinale a
alternativa correta em relação às medidas adotadas pelo novo governo.
a) Com a
abdicação do Czar, estabeleceu-se uma aliança política entre os líderes do
regime czarista e os dirigentes do governo provisório.
b) Lênin,
prisioneiro político exilado na Sibéria, ficou excluído do processo
revolucionário.
c) O governo
socialista colocou em prática, imediatamente, o projeto de reconstrução da
economia, a Nova Política Econômica (NEP).
d) A fase inicial
do processo caracterizou-se pela alteração nas leis dos direitos civis, pela
anulação dos títulos de nobreza, pela separação entre Igreja e Estado, pela
reforma agrária e pelo fim da propriedade privada.
e) No nível
político, o governo revolucionário promulgou, no mesmo ano, uma nova
constituição, que legitimou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
(URSS).
16)(UFF) A Revolução Russa, que iniciou
o processo de construção do socialismo na antiga URSS, teve o seu desfecho, em
1917, marcado por dois momentos. O primeiro, em fevereiro, quando os
mencheviques organizaram o governo provisório e o segundo, em outubro, quando
os bolcheviques assumiram a condução da revolução e a tornaram vitoriosa.
A respeito dos
mencheviques e bolcheviques, afirma-se:
I) Os mencheviques defendiam a
construção do socialismo por meio de alianças com os burgueses ligados ao
grande capital.
II) Os bolcheviques consideravam o
capitalismo consolidado na Rússia e pretendiam a mobilização das massas em
direção ao socialismo, sem quaisquer alianças com os setores burgueses.
III) Mencheviques e bolcheviques eram
denominações decorrentes da origem geográfica dos revolucionários: os
mencheviques tinham sua origem social nos núcleos urbanos e os bolcheviques
estavam ligados a bases rurais.
Com relação a
estas afirmativas, conclui-se que:
a) Apenas a I e a
II são corretas.
b) Apenas a I e a
III são corretas.
c) Apenas a II e
a III são corretas.
d) Apenas a II é
correta.
e) Apenas a III é
correta.
17)(PUCCAMP) A Revolução Socialista na
Rússia, em 1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX,
uma vez que colocou em xeque a ordem socioeconômica capitalista. Sobre o
desencadeamento do processo revolucionário, é correto afirmar que:
a) os
mencheviques tiveram um papel fundamental no processo revolucionário por
defenderem a implantação ditadura do proletariado.
b) os
bolcheviques representavam a ala mais conservadora dos socialistas, sendo
derrotados, pelos mencheviques, nas jornadas de outubro.
c) foi
realimentado pela participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que
desencadeou uma série de greves e revoltas populares em razão da crise de
abastecimento de alimentos.
d) foi liderada
por Stalin, a partir de outubro, que estabeleceu a tese da necessidade da revolução
em um só país, em oposição a Trotsky, líder do exército vermelho.
e) o Partido
Comunista conseguiu superar os conflitos que existiam no seu interior quando
estabeleceu a Nova Política Econômica que representava os interesses dos
setores mais conservadores.
18)(UFPE) A Revolução russa de 1917
estabeleceu uma nova ordem política, econômica e social. Para o triunfo da
revolução contribuíra:
a) a existência
na Rússia de uma única classe social formada pelos camponeses.
b) a
incompetência do governo czarista, associada ao despotismo da aristocracia e à
extrema miséria dos camponeses e das classes operárias.
c) a distribuição
de terras aos camponeses.
d) a
nacionalização dos meios de produção, promovida no governo de Nicolau II.
e) a indiferença
da Igreja Ortodoxa Russa.
19)(PUC-SP) Leia o trecho a seguir:
"O povo
estava farto da guerra e havia perdido toda a confiança no czar. (...) O
próprio czar fora para o Quartel General para proteger-se; e quando tentou
voltar para Petrogrado os trabalhadores ferroviários detiveram seu trem. Todo o
mecanismo da monarquia havia parado; o czar (...) havia tentado dissolver a
Quarta Duma, tal como fizera com as anteriores, mas desta vez os parlamentares
se recusaram a se dispersar, e formaram um Comitê Provisório, que nomeou o
Governo Provisório."
(Wilson, Edmund. Rumo à Estação Finlândia. SP:
Companhia das Letras, 1987).
Sobre as
circunstâncias em que se desenvolveram os fatos descritos acima, é correto
afirmar que:
a) a derrubada da
monarquia, em março de 1917, na Rússia, foi conduzida pelos bolcheviques -
parlamentares que controlaram o poder na Duma, durante todo o Governo
Provisório.
b) a precipitação
do processo revolucionário russo foi produzida pela manutenção desse país na
Primeira Guerra Mundial, o que resultou em 4 milhões de baixas,
aproximadamente.
c) os sovietes -
comitês locais de trabalhadores - funcionaram, desde sua criação em 1906, sob
liderança dos bolcheviques, que buscavam espaço de atuação no governo czarista.
d) as
movimentações sociais que resultaram na queda da monarquia russa, em 1905,
tornaram-se conhecidas como "Ensaio Geral", já que funcionaram como
antecâmara da revolução socialista.
e) o deputado
Kerensky representou, no governo provisório, em 1917, as posições mencheviques
que, com a palavra de ordem "Todo Poder aos Sovietes", reivindicavam
maior participação popular.
20)(FUVEST) Há controvérsias entre
historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo
contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso
sobre o fato de que ambas
a) fracassaram,
uma vez que, depois de Napoleão, a França voltou ao feudalismo com os Bourbons
e a União Soviética, depois de Gorbatchev, ao capitalismo.
b) geraram
resultados diferentes as intenções revolucionárias, pois tanto a burguesia
francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário.
c) puseram em
prática os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolição das
classes e do Estado.
d) efetivaram
mudanças profundas que resultaram na superação do capitalismo na França e do
feudalismo na Rússia.
e) foram marcos
políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917, e a
segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.
21)(UFC) Em 2004, a União Européia incorporou
vários países do Leste Europeu que no passado fizeram parte da União Soviética
ou estiveram sob a sua esfera de influência. Levando em conta essa afirmação,
bem como seus conhecimentos, responda às questões propostas.
a) Qual o nome do
modelo de sociedade implantado na União Soviética?
b) Qual era a
referência teórico-ideológica desse modelo?
c) A partir de
que momento histórico o modelo de estado soviético foi implantado na Europa?
Como se deu essa implantação?
d) Apresente três
das principais características desse modelo e cite dois países da Europa que o
adotaram.
22)(UFV) A Revolução Russa de 1917
significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma
ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários
no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Capitalismo, com os
conseqüentes conflitos de interesses.
a) Cite duas condições existentes na
Rússia czarista que contribuíram para a eclosão da Revolução de 1917.
b) O que eram os 'soviets' e qual o seu
papel no processo revolucionário?
23)(UFV) A guerra Russo-Japonesa
(1904-1905), decorrente das ambições imperialistas tanto russas quanto
japonesas sobre a Coréia e a Manchúria, terminou com uma vitória arrasadora dos
japoneses, a ponto de um cronista da época haver registrado que: "Os
soldados russos morriam como gafanhotos atravessando um rio".
Considerando-se
os acontecimentos históricos posteriores, essa guerra teve duas conseqüências
importantes, uma para o Japão e outra para a Rússia. Descreva-as.
24)(UFSCAR) Os revolucionários russos
de 1917 viam-se como herdeiros da tradição de luta dos movimentos operários do
século XIX europeu.
a) Em que
revoluções do século XIX houve participação efetiva da classe operária?
b) Relacione,
tendo em vista o entendimento da revolução bolchevista, o tipo de
industrialização ocorrido na Rússia, o poder político czarista e a Primeira
Guerra Mundial.
25)(FUVEST) Qual a relação entre a
Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia
entre fevereiro e outubro de 1917?
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